Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Concerto em comemoração aos 24 anos da Orquestra de Violões da Paraíba (OVPB)

Concerto em comemoração aos 24 anos da Orquestra de Violões da Paraíba (OVPB)

Concerto comemorativo aos 24 anos da Orquestra de Violões da Paraíba (OVPB) acontece no dia 15/05/2016, às 19:00 horas, na sala de Concertos Radegundis Feitosa.
por CCTA publicado: 12/05/2016 13h25, última modificação: 04/07/2016 13h57

Concerto comemorativo aos 24 anos da Orquestra de Violões da Paraíba (OVPB) no dia 15/05/2016, às 19:00 horas, na sala de Concertos Radegundis Feitosa.

O concerto terá a regência do maestro Tom K, professsor do Departamento de Música do CCTA, convidado para reger especialmente esta apresentação, que contará com vários convidados, entre eles ex-integrantes, músicos e o Coral Universitário Gazzi de Sá.

Com um repertório eclético, com obras de sua autoria: chorinho "Babando no Cangote" e da música "É por aí", passando por obras de diversos compositores como Dilermando Reis, João Pernambuco e Nelson Ferreira, finalizando com o samba "O que será" de Chico Buarque e Milton Nascimento, que contará com a participação do Coral Universitário Gazzi de Sá.

A produção e direção artística do concerto estão a cargo da maestrina Carla Santos e do Maestro Cyran Costa, com apoio da Reitoria da UFPB, magnífica Reitora Margareth Formiga, do Diretor do CCTA, prof. David Fernandes, do coordenador do LAMUSI, prof. Leo Meira, e dos músicos e cantores convidados.

A Orquestra de Violões da Paraíba é um projeto de extensão da Universidade Federal da Paraíba, que tem como objetivo contribuir para a formação inicial dos estudantes de música, servindo de laboratório para a prática de orquestra e de ensino, para alunos dos cursos de Bacharelado e Licenciatura em música. O projeto é desenvolvido pelo Laboratório de Educação Musical e Grupo de Pesquisa PENSAMus, sob a coordenação da professora Carla Santos do Departamento de Educação Musical (DEMUS) do CCTA da UFPB.

Além de estudantes dos cursos de bacharelado e licenciatura em música da UFPB, a OVPB é formada também por estudantes de outras instituições e por pessoas da sociedade. Paralelamente às atividades artísticas da Orquestra acontecem as oficinas de violão coletivo oferecidas gratuitamente à sociedade. Os resultados do projeto têm sido significativos tanto no âmbito artístico no ensino, com as oficinas de violão coletivo destinadas à população em geral.

A orquestra é considerada ícone na cultura paraibana, por sua relevante contribuição musical e formativa, foi criada em maio 1992 pelo Maestro Gladson Carvalho, com o qual realizou concertos por diversas regiões do nordeste, incluindo inúmeras cidades do interior da Paraíba, deixando seu trabalho registrado em dois CD`s, entre os quais um deles foi relançado pelas Paulinas e tem sido vendido por todo Brasil e Europa, divulgando assim o nome e o potencial artístico-cultural do Estado da Paraíba.

A partir de 2015, a OVPB passou a fazer parte das atividades de extensão da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), inaugurando um novo momento em sua história.

Mais Informações:
Carla Santos