Notícias
Departamento de Música do CCTA promove palestra sobre inovações na construção de instrumentos de cordas
O departamento de Música do CCTA/UFPB promove, na próxima sexta-feira (23), a palestra ‘Antonio Stradivari (1645-1737): os Documentos Bisiach e o Sistema 72’.
Esta é a primeira vez que a palestra, fruto da recente pesquisa do luthier brasileiro Saulo Dantas-Barreto, será apresentada fora da Itália. O estudo envolve a descoberta do chamado Sistema 72, que abrange proporções matemáticas adotadas pelo famoso construtor de instrumentos de cordas italiano Antonio Stradivarius (1645-1737). A temática foi objeto de publicação no jornal 'Cremona Sera' e tem causado impacto entre os estudiosos do assunto.
A apresentação será realizada às 16h, no Auditório Gerardo Parente da UFPB (departamento de Música do CCTA, campus I da UFPB), com entrada franca.
Sobre o palestrante
Saulo Dantas-Barreto iniciou os estudos musicais ainda na década de 1980. Tem bacharelado em Música (UFPB) e mestrado em Música pela Unicamp.
Luthier diplomado pelo Instituto Internacional de Luteria de Cremona (Itália), onde estudou com Giorgio Cè (luteria) e Piero Ferraroni (escultura). Luthier significa profissional especializado na construção e no reparo de instrumentos de corda com caixa de ressonância (guitarra, volino etc.).
Saulo tem instrumentos vendidos no Brasil, nos EUA, em Israel e na Espanha, além de obras que integram as coleções da Casa Real espanhola, do Estado italiano e dos Marqueses Cavalcabò de Cremona.
É criador dos Instrumentos Temáticos, novo conceito que vem atraindo a atenção de investidores para o mundo da luteria em oposição à corrente atual de fabricantes de cópias envelhecidas artificialmente.
No campo acadêmico tem publicações no Brasil, na Itália e na França que abordam desde a história da luteria brasileira, passando pelo desenho de modelos personalizados de instrumentos da família do violino até descobertas sobre o método de Antonio Stradivari.
Redação: Débora Freire