Notícias
Ex-aluna do CCTA apresenta em Festival de Cinema e Cultura Indígena documentário produzido no curso de Jornalismo
O documentário ‘Afluências’, dirigido por Iasmin Soares, ex-aluna do CCTA, foi selecionado para ser exibido 1º Festival de Cinema e Cultura Indígena (FeCCI), que acontece em Brasília até o próximo dia 11.
‘Afluências’ será exibido gratuitamente no Cine Brasília, um dos mais importantes cinemas do país.
O audiovisual é fruto do Trabalho de Conclusão do Curso de Jornalismo de Iasmin. Ela, que é indígena, traz no documentário, entre outras coisas, reflexões sobre a afetividade de mulheres indígenas.
Em agosto deste ano, Iasmin foi selecionada para participar de um laboratório de finalização de curtas do 1º Festival de Cinema e Cultura Indígena (FeCCI). Durante o laboratório, foram escolhidos três curtas-metragens de todo o Brasil para serem produzidos e ‘Afluências’ ficou entre os selecionados.
Segundo Iasmin, a temática escolhida se deu primeiramente porque não havia pesquisa sobre afetividade e sexualidade indígena, especificamente, e pela vivência com outras mulheres indígenas. Ainda de acordo com a jornalista, o documentário foi gravado com o celular por ela.
Iasmin se diz muito feliz com o resultado do trabalho depois da dedicação colocada para produzi-lo: “é uma honra participar desse festival, primeiro Festival de Cinema e Cultura Indígena do Brasil que é idealizado também por uma pessoa indígena. Ter participado desse processo do laboratório foi incrível e eu pude melhorar o meu filme, editar e deixar ele com a melhor versão possível".
Essa é a primeira edição do Festival de Cinema e Cultura Indígena (FeCCI). O objetivo do evento é levar para a capital do país, Brasília, produções cinematográficas acerca das questões indígenas e sua resistência, promovendo o pensamento e o fortalecimento da cultura originária que os mais de 305 povos existentes no Brasil lutam para preservar. O FeCCI é um dos primeiros festivais nacionais de cinema indígena idealizado por indígenas.
Redação: Débora Freire c/ informações do FeCCI