Notícias
Galeria Lavandeira do CCTA recebe exposição que homenageia o artista paraibano Antonio Dias
A partir de hoje (20), o público poderá conferir, na Galeria Lavandeira, localizada no bloco B do CCTA, campus I, em João Pessoa, uma exposição que homenageia o artista paraibano Antonio Dias.
A Mostra, que será aberta às 16h, é intitulada ‘Entre, Antonio: um experimento a partir de releituras do território poético de Antonio Dias’ e vem dar ainda mais visibilidade à multiplicidade, à singularidade e à diversidade do legado de Antonio Dias que ultrapassa a sua existência. A abertura contará com um bate-papo com Rebeca Souza.
Segundo a organização do evento, a exposição tenta desenhar uma espécie de território inventado, no qual é desencadeado através do encontro com a emblemática pintura “Anywhere Is My Land”, de 1968, executada pelo próprio artista. Isso possibilita ao visitante uma releitura da realidade a partir das ideias de Dias, como é o caso dos enigmas territoriais que se renovam e intensificam, abrindo possibilidades de criação de outros lugares, com o objetivo de efetuar uma tentativa de compreensão socioespacial, geo-histórica e geopolítica por intermédio da arte.
Ainda de acordo com a organizadores, a exposição, que apresenta um recorte específico da produção de um artista tão representativo como Antonio Dias, vem ao encontro das linhas de pesquisa estabelecidas pela Galeria do Departamento de Artes Visuais, no sentido de aprofundar e divulgar o conhecimento de uma significativa produção artística brasileira, tanto de caráter histórico quanto contemporâneo.
A mostra é coordenada pelo prof. José Rufino e realizada pelos alunos da disciplina de Seminário Sobre Curadoria e Montagem de Eventos em Artes Visuais.
A Mostra tem entrada gratuita, classificação livre e seguirá até o próximo dia 30.
Sobre Antonio Das
O artista Antonio Dias, nasceu em 1944 no município de Campina Grande, localizado na região da Borborema, no Estado da Paraíba. Mudou-se para o Rio de Janeiro e iniciou seu estudo em gravura com Oswaldo Goeldi, no Atelier Livre de Gravura da Escola Nacional de Belas Artes.
No ano de 1965, participou da exposição “Opinião 65”, no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. Nesse mesmo ano, realizou a primeira exposição individual na Europa, na Galleria Houston-Brown, em Paris. É também em 1965, em Paris, que ele ganha o prêmio de pintura, na IV Bienal e o prêmio Jovem Desenho Brasileiro, do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo.
Em 1968, foi morar em Milão e participou de “Dialogue Between The East and The West”, no Museu Nacional de Arte Moderna, em Tóquio, tendo os seus trabalhos adquiridos pelo MoMA, New York. Posteriormente acabou adotando Colônia, na Alemanha, como sua residência oficial, porém sem abandonar o seu ateliê na cidade italiana.
Por mais de 40 anos, Dias esteve presente em numerosas exposições individuais e coletivas na Europa, sendo um dos mais importantes artistas brasileiros.
Ainda no início de sua carreira, na década de 1960, imprimiu sua marca pessoal à figuração pop ao abordar temas referentes à situação político-social do regime militar, tais como violência e censura. Ao mesmo tempo, assuntos como sexualidade e morte se fazem presentes, reiterando sua revolta e sua postura ética diante dos acontecimentos do período.
A partir de 1968, tempo em que já morava na Europa, sua arte toma outro rumo, mas com igual complexidade: indagações acerca da natureza da arte são mescladas a noções de territorialidade, compondo um universo conceitual extremamente singular.
Equipe
Coordenador: Prof. José Rufino
Estudantes: Lohanna Oliveira, Renato Sancharro, Lucas Lobianco, Mayara Ismael, Renata Lima, Kerolainy Kimberlin, Luiz Carlos, Lucas Lobianco, Ruântoni Alencar, Niara Santos.
Serviço
Coordenação da Galeria Lavandeira: Prof. Robson Xavier
Mostra coletiva: ‘Entre, Antonio: um experimento a partir de releituras do território poético de Antonio Dias’
Coordenador: Prof. José Rufino
Abertura: 20 de junho, às 16h
Período expositivo: 20 de junho a 30 de junho de 2022
Local: Galeria da Lavandeira - Departamento de Artes Visuais - - Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
Entrada totalmente gratuita e classificação livre
Redação: Débora Freire c/ Assessoria da Galeria Lavandeira e da Mostra coletiva: ‘Entre, Antonio: um experimento a partir de releituras do território poético de Antonio Dias’