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Mestrado em Jornalismo do CCTA conquista Conceito 4 na Avaliação Quadrienal da CAPES

Programa completará 10 anos em 2023
publicado: 15/09/2022 09h24, última modificação: 15/09/2022 09h24

O Programa de Pós-Graduação em Jornalismo (PPJ) do CCTA/UFPB, em sua segunda Avaliação Quadrienal (2017-2020), realizada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), obteve Conceito 4.

Essa classificação evidencia o grau de excelência referente ao desempenho acadêmico nos seguintes itens: AVALIAÇÃO DO PROGRAMA (áreas de concentração, linhas de pesquisa, projetos em andamento e estrutura curricular, infraestrutura, perfil do corpo docente, planejamento estratégico do Programa, vinculado ao planejamento estratégico da UFPB, formação de discentes, vinculada à produção intelectual – bibliográfica e técnica dos professores pesquisadores – e criação de mecanismos de autoavaliação); Formação dos discentes e egressos (qualidade e adequação das dissertações e produtos jornalísticos, produção intelectual, atividades de pesquisa e produção intelectual do corpo docente do programa); e IMPACTO NA SOCIEDADE (caráter inovador da produção intelectual em função da natureza do Programa, internacionalização, inserção [local, regional, nacional] e visibilidade do Programa). 

A conquistado do Conceito 4 significa o reconhecimento do trabalho acadêmico e esforço realizado por docentes, discentes, técnicos e gestores ao longo de seus quase 10 anos de existência (2013 a 2022).

 

A trajetória do PPJ/CCTA/UFPB 

O Conceiro 4 começou a ser delineado em 2013, quando, por inciativa do professor José David Campos Fernandes, então Diretor do Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA), da UFPB, e após aprovação e cumprimento dos trâmites legais. 

O Programa foi responsável por implantar no Brasil o primeiro Mestrado Profissional em Jornalismo, na área de Comunicação. 

O Programa pioneiro contou com o apoio acadêmico e consultivo dos professores Antônio Fausto Neto (Unisinos), Eliseo Verón (Universidad de Buenos Aires), Pedro Nunes Filho , Annelsina Trigueiro do Vale, Joana Belarmino de Souza, Olga Maria Tavares Setúbal, Sandra Regina Moura, Virginia Sá Barreto e Cláudio Cardoso de Paiva, ambos da UFPB, que compuseram o corpo docente estruturante do referido Programa de Pós-Graduação em Jornalismo. 

A partir de 2017, os docentes do PPJ, sob a liderança dos professores Zulmira Nóbrega e Pedro Nunes, elaboraram e implementaram um meticuloso planejamento estratégico, intitulado “Avaliação e Diretrizes (Biênios 2017-2018/ 2019-2020) e Prospecção Quadrienal (2021-2024)”. Através dessas iniciativas, foi possível organizar Comissões de Trabalho com o propósito de subsidiar, produzir dados e informações para o preenchimento dos relatórios da plataforma Sucupira. Entre outras ações, também foram implantadas políticas sistemáticas de autoavaliação e acompanhamento de discentes/egressos, além de serem desenvolvidas iniciativas acadêmicas nacionais e internacionais. Ainda, foram elaboradas diretrizes para efetivação do Descredenciamento e Recredenciamento de docentes permanentes e colaboradores do Programa. 

Ao longo dos anos o PPJ foi estreitando laços com instituições de fora do país, objetivando realizar intercâmbios e projetos de cooperação entre docentes e discentes para a realização de pesquisas de cunho internacional e publicações em regime de coedição e colaboração entre professores visitantes. Essas ações diversificadas e planejadas efetivamente possibilitaram a elevação conceitual do Programa.

Nesse mesmo contexto, outro aspecto importante que serviu como elemento norteador da atual Avaliação Quadrienal está relacionado à Revista Latino-americana de Jornalismo – Âncora (ISSN 2359-375X), criada em 2014, com periodicidade semestral e que já conta com a produção de 16 edições/dossiês. 

O PPJ tem contribuído através de processos de ensino e de pesquisa para a atualização de conhecimentos, a melhoria de capacitação técnica e a reflexão crítico-analítica da atividade jornalística em nossa sociedade. 

Vale ressaltar que a prática profissional de parte significativa dos professores consolida a proposta de um Programa na modalidade profissional que envolve produtos de inovação jornalística com pesquisa aplicada desenvolvida nos seguintes Grupos de Pesquisa: Observatório Paraibano do Jornalismo; Narrativas Jornalísticas e Processos Produtivos - Narrar; Jornalismo Audiovisual e Expandido; Teorias e Metodologias da Produção Jornalística na Mídia Regional; Jornalismo e Mobilidade; Jornalismo, Mídia, Acessibilidade e Cidadania. 

Esse entrelaçamento da prática profissional, pesquisa aplicada e pesquisa teórica foi decisivo para culminar na conquista do Conceito 4, o que possibilita o planejamento para a implementação da categoria doutorado. 

No decorrer destes 10 anos de existência, 27 docentes, em diferentes momentos, atuaram e contribuíram no processo de formação acadêmica, através de orientações, ensino, pesquisa e interações com segmentos da sociedade, incluindo estreito diálogo com o campo profissional do jornalismo. Ainda nesse período (2013-2020), foram defendidas 121 dissertações e produtos jornalísticos, evidenciando o papel do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo como instância de reflexão acerca da práxis jornalística, com ênfase em contextos regionais, e o impacto nas redações e práticas jornalísticas. 

Segundo a coordenadora do PPJ< professora Zulmira Nóbrega, é importante dividir e parabenizar o coletivo de Profissionais Egressos do Programa, os Discentes matriculados, os Docentes (2013-2022) e os Técnicos Administrativos em Educação (2013-2022) que fizeram e fazem parte da construção do nosso Programa: 

DOCENTES (2013-2022)

ALFREDO EURICO VIZEU PEREIRA JUNIOR, ANA LUCIA DE MEDEIROS BATISTA, ANTONIO FAUSTO NETO, CARLOS ALBERTO FARIAS DE AZEVEDO FILHO, CARMEN VIRGINIA MONTENEGRO SA BARRETO, CLAUDIO CARDOSO DE PAIVA, DINARTE VARELA BEZERRA, FABIANA CARDOSO DE SIQUEIRA, FERNANDO FIRMINO DA SILVA, GLORIA DE LOURDES FREIRE RABAY, GUIDO LEMOS DE SOUZA FILHO, HILDEBERTO BARBOSA DE ARAUJO FILHO, JOANA BELARMINO DE SOUSA, JOSE DAVID CAMPOS FERNANDES, LAERTE JOSE CERQUEIRA DA SILVA, LUIS AUGUSTO DE CARVALHO MENDES, LUIZ CUSTODIO DA SILVA, MARLUCE PEREIRA DA SILVA, OLGA MARIA TAVARES SETUBAL, PATRICIA MONTEIRO CRUZ MENDES, PAULA DE SOUZA PAES, PEDRO BENEVIDES, PEDRO NUNES FILHO, SANDRA REGINA MOURA, THIAGO SOARES, VALDECIR BECKER e ZULMIRA NOBREGA PIVA DE CARVALHO. 

TÉCNICOS ADMINISTRATIVOS EM EDUCAÇÃO (2013-2022)

JOSÉ JOÉRCIO DO NASCIMENTO, MARY RODRIGUES ECHEVESTE, LEONARDO LUCENA PARISE, KLEWTON MEDEIROS FAGUNDES, DARLAN ALVES DO NASCIMENTO.

 

Fonte: PPJ/CCTA/UFPB