Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Mestrado Profissional em Artes do CCTA realiza Seminário que discutirá arte, educação básica e pesquisa acadêmica

publicado: 22/03/2021 12h51, última modificação: 22/03/2021 12h51

Começa hoje (22), às 16h, o I Seminário Prof-Artes UFPB que discutirá arte, educação básica e pesquisa acadêmica em diálogos.

O evento, que acontece até amanhã, será realizado no Canal do YouTube ProfArtes: https://youtube.com/channel/UCdh2VYVjtBJPS1YGidn_HAw .

O objetivo do Seminário é dar boas-vindas aos ingressantes no Mestrado Profissional em Artes (Prof-Artes), da UFPB, e divulgar as pesquisas realizadas no programa pelas/os egressas/os por meio de mesas-redondas compostas pelos pesquisadores que concluíram o Mestrado desde o início do programa, em 2014, até os que se formaram em 2020.

A Conferência de Abertura tem como convidado o professor Arão Paranaguá, da Universidade Federal do Maranhão. Em seguida, às 18h, haverá a mesa-redonda ‘Ensino de Arte na Educação Básica: reflexões sobre a gestão’.

A programação segue na terça (23) com as mesas-redondas ‘‘Ensino de Arte e Processos Metodológicos na Escola’, às 16h; e ‘Ensino de Arte e Processos Criativos na Escola’, às 17h45.

O encerramento do evento contará com o lançamento do livro Fazer, Pensar e Ensinar Artes Cênicas: Epistemologias do Extremo Leste do Brasil, que tem como autores egressas e professores do Prof-Artes e/ou professores do Departamento de Artes Cênicas do Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA).

A obra é organizada pela professora visitante Sênior da UFPB, Profª. Drª. Marcia Strazzacappa e visa evidenciar alguns pensamentos, ações e pesquisas que vêm sendo realizadas no extremo Leste do Brasil por artistas, docentes, professoras da rede, pesquisadores/as e mestres/as populares junto ao Departamento de Artes Cênicas nos cursos de Licenciatura em Dança e em Teatro e no Mestrado Profissional em Artes em Rede Nacional/Prof-Artes da UFPB.

O Prof-Artes é um programa de Mestrado Profissional em Artes em Rede Nacional e tem por objetivo proporcionar formação continuada a docentes de Artes da Educação Básica Pública, nas linguagens de Artes Cênicas, Música e Artes Visuais, propondo discussões sobre o papel do ensino da arte na escola e na comunidade. O programa se estrutura em uma rede composta por 15 Instituições de Ensino Superior de todo o Brasil e atualmente tem a coordenação geral na Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).

Para mais informações sobre o Seminário basta acessar o perfil do evento no Instagram @prof_artes_ufpb.