Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Paraíba sedia Encontro Internacional de Trompetistas

Paraíba sedia Encontro Internacional de Trompetistas

por CCTA publicado: 18/04/2018 10h36, última modificação: 19/04/2018 10h35

A Associação Brasileira de Trompetistas - ABT, a UFPB e a Gerência de Bandas da Secretaria de Educação do Estado da Paraíba promovem o X Encontro Internacional de Trompetistas. Este evento faz parte da III Semana de Trompete da UFPB e da III Capacitação de Professores de Banda da Rede de Ensino do Estado da Paraíba e será realizado no período de 19 a 22 de abril, na Sala Radegundis Feitosa, Campus I da UFPB. O concerto de abertura será realizado na Sala de concertos Maestro José Siqueira.

O evento tem o apoio do Governo do Estado da PB (FUNESC, Secretaria de Desenvolvimento Social e Secretaria de Educação), UFPB (CCTA, LAMUSI, DEMUS), ADUFPB, The Charles Schlueter Foundation, Roriz, Buffet Crampon, Conn-Selmer. Congregando artistas de renome nacional e internacional, o evento é um destaque no calendário musical de João Pessoa. O Encontro homenageia o prof. Charles Schlueter, pelos seus 30 anos de atividades pedagógicas e artísticas no Brasil.

As atividades do evento envolvem a realização de concertos, recitais de música instrumental para metais, além da realização de masterclasses para a discussão, troca de experiências e renovação dos conhecimentos relativos à pedagogia, performance, interpretação e técnica dos instrumentos de metal. Está direcionado ao público especializado (trompetistas e músicos de metais de todas as tendências e níveis de escolaridade, regentes e educadores musicais).

A temática geral do Encontro será “o estado da arte da performance e do ensino dos instrumentos de metais no Brasil”, visando apresentar ao público um panorama mais amplo e profundo da arte de tocar trompete, buscando o aprimoramento musical-profissional, mas também revelar as diversas nuances desse instrumento tão cotidiano da cultura paraibana, especialmente em João Pessoa.

Participarão do evento professores universitários, solistas e músicos de orquestra de reconhecimento internacional. Alguns dos nomes confirmados são: Charles Schlueter: (EUA),  Russell DeVuyst: (Canadá), Erik Berlin (EUA), Matthew Sonneborn (EUA), Mireia Farres (Espanha). Também participarão músicos e grupos brasileiros de reconhecimento internacional, como Sexteto Brassil (PB), Big Band Jerimun Jazz (RN), Antônio de Pádua (PB), Paulo Ronqui (SP), Nailson Simões (RJ), entre outros.

Clique AQUI para acessar a programação geral do evento.

Grupos musicais envolvidos:

Albany Symphony Orchestra

Orquesta Sinfónica de Barcelona

Orquestra Sinfônica de Montreal

Boston Philharmonic Orchestra

Naples Symphony Orchestra

Orquestra Sinfônica da Paraíba

Orquestra Sinfônica do Recife

Orquestra Sinfônica da Bahia

Orquestra Sinfônica da UFPB - OSUFPB

Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro - Brasília DF

Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto