Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Paraibano José Siqueira é homenageado com mostra na UFPB

Paraibano José Siqueira é homenageado com mostra na UFPB

Evento conta com vasta programação artística e acadêmica com a obra do célebre compositor.
por CCTA publicado: 13/06/2018 10h38, última modificação: 13/06/2018 10h38

A Orquestra Sinfônica da Universidade Federal da Paraíba – OSUFPB realiza, nos dias 14 e 15 de junho, a MOSTRA JOSÉ SIQUEIRA. O evento acontecerá na Sala de Concertos Radegundis Feitosa, no Campus I da UFPB, com início às 16 horas na quinta-feira e às 17 horas na sexta-feira. Com vasta programação, que envolve mesas redondas, conferência, recitais e concerto da OSUFPB, este evento inédito tem o objetivo exaltar a vida e da obra deste que é um dos mais importantes compositores brasileiros, nascido na Paraíba, mas pouco divulgado no cenário musical de nosso país. A Mostra é aberta ao público e a entrada é gratuita em todas as atividades artísticas e acadêmicas.

A “Mostra José Siqueira" tem apoio financeiro da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e é um evento artístico-acadêmico, totalmente gratuito, idealizado pela Orquestra Sinfônica da UFPB (OSUFPB) – principal organismo musical estável da universidade – em parceria com o Programa de Pós-graduação em Música da UFPB.

Criada em 2013, a OSUFPB tem crescido na cena musical do Nordeste como importante vetor de difusão da música brasileira através de concertos e turnês regionais. Assim, este evento se insere em uma série de ações da OSUFPB na temporada 2018 em torno da divulgação da obra do compositor e regente paraibano José Siqueira (1907-1985). Nascido em Conceição do Piancó, José Siqueira atuou na juventude em bandas de várias cidades do interior da Paraíba até que, em 1927, mudou-se para o Rio de Janeiro. Em 1933, graduou-se em composição e regência no Instituto Nacional de Música (atual Escola de Música da UFRJ), onde, mais tarde, tornou-se professor catedrático. Um dos principais representantes do nacionalismo musical brasileiro, seu catálogo é vasto abrangendo ópera, oratório, sinfonias, música de câmara e solo para instrumentos e para voz.

Grande líder musical, Siqueira atuou na fundação de vários grupos dentre eles a Orquestra Sinfônica Brasileira e a Orquestra Sinfônica Nacional. Hoje, décadas após sua morte, boa parte de suas partituras continua manuscrita e muitas delas nunca mais foram ouvidas. Em que pese sua relevância para a cultura brasileira, seu legado não é proporcionalmente conhecido e seu nome pouco aparece nos programas de concerto no Brasil. Assim, a proposta do evento surge de tal disparidade. Além de professores pesquisadores com relevantes trabalhos sobre a obra de José Siqueira, o evento contará ainda com as participações de importantes personalidades do meio musical brasileiro atual: o musicólogo e professor Dr. André Cardoso, vice-presidente da Academia Brasileira de Música; o compositor Ricardo Tacuchian, ex-aluno de Siqueira; o violoncelista Marcio Malard, amigo de Siqueira e músico aposentado da Orquestra Sinfônica Brasileira.

Além de docentes da UFPB, o evento reunirá professores pesquisadores atuantes em outros três estados brasileiros (RN, PE, RJ), artistas contemporâneos de José Siqueira, músicos e alunos da UFPB em torno da discussão acerca da produção do compositor e da performance de várias de suas obras. Através de conferências e mesas-redondas, os palestrantes terão oportunidade de apresentar e debater temas relacionados às multifacetas de Siqueira bem como às especificidades de cada categoria de suas obras (música orquestral, música vocal, obras para instrumentos solo, etc), compreendendo tanto aspectos históricos e pedagógicos quanto interpretativos.

O evento, que é aberto ao público geral, pretende resgatar a memória e despertar atenção e interesse para a obra de José Siqueira em suas diversas modalidades, promovendo o intercâmbio de conhecimentos além do estudo e execução de sua música. O recital e concerto buscarão apresentar parte das obras do compositor em consonância com os temas abordados nas mesas-redondas que os precedem, como meios de exemplificação das questões discutidas.

Segundo o maestro Thiago Santos, regente titular da OSUFPB, “nossa "Mostra José Siqueira" não é um simples evento artístico-acadêmico. É muito mais. Curiosamente, estamos trazendo José Siqueira para a Paraíba e, através dos nomes que estão vindo pra cá, estamos levando José Siqueira para o Brasil. Não se trata de superestimar um compositor ou forçar a barra para que sua música seja mais do que já é. Trata-se de cumprir nosso dever de músicos em permitir que um nome, uma arte, uma obra, um legado sejam mais conhecidos”.

16:00 – Mesa redonda

- Memória viva: José Siqueira na perspectiva de quem o conheceu

Márcio Malard e Ricardo Tacuchian

17:15 – Masterclass aberto de violoncelo com Marcio Malard.

18:30 – Comunicações:

- José Siqueira: a música para piano

Profª. Dra. Miriam Grosman (UFRJ)

- José Siqueira e a música de câmara para sopros

Profª. Aynara Silva Montenegro (UFPB)

20:00 – Recital

Aynara Silva Montenegro, clarineta

Felícia Coelho, flauta

José Henrique Martins, piano

Josélia Vieira, piano

Luiz Kleber Queiroz, barítono

Rachel Casado, piano