Notícias
Pró-Reitoria de Pesquisa da UFPB divulga tutoriais para inscrições de projetos em seleções de iniciação científica
A Pró-Reitoria de Pesquisa (PROPESQ), da UFPB, divulgou tutoriais para auxiliar docentes e pesquisadores que desejam inscrever projetos nos processos seletivos de iniciação científica.
Estão disponíveis dois tutoriais: um destinado a professores do quadro da UFPB e outro voltado a pesquisadores em estágio Pós-Doutoral na respectiva universidade paraibana.
A inscrição para participar da seleção deve ser feita através do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA), até 31 deste mês.
Para concorrer ao edital, o proponente deve ser docente com titulação de Doutor e estar em exercício de suas funções na UFPB, com cadastro ativo no SIGAA e SIGRH; ou ser docente com titulação de Doutor, integrante do Programa de Professor Voluntário (Res. 22/1998-CONSEPE/UFPB); ou ser Professor Visitante com Título de Doutor (Res. 24/2014- CONSEPE/UFPB), com vigência compatível com o período de duração do projeto e com cadastro ativo no SIGAA e SIGRH; ou ainda estar desenvolvendo seu Pós-doutorado na UFPB, dentro do PNPD, financiado por agência de fomento, desde que a vigência do seu projeto seja compatível com o período vigência de bolsa para o aluno.
O proponente poderá submeter até dois projetos, totalizando cinco planos de trabalho. Cada projeto deverá ter pelo menos um plano de trabalho vinculado. O mesmo plano de trabalho não pode estar vinculado a mais de um projeto.
A participação, no certame, compreende duas etapas: inscrição de Projetos de Pesquisa e Planos de Trabalho, e cadastro de dados para cálculo do Índice de Produtividade Intelectual.
A PROPESQ terá uma reserva de 10 cotas de bolsas fomentadas com recursos da UFPB, para atender aos projetos/planos de trabalhos aprovados, que contribuam para o desenvolvimento de estudos prioritários da respectiva Pró-Reitoria.
A quantidade de cotas e o valor da bolsa são determinados pelo CNPq (cota institucional) e pela UFPB (orçamento próprio). A bolsa tem periodicidade mensal, sendo o pagamento condicionado à disponibilidade orçamentária do CNPq e da UFPB.
O resultado final com lista dos docentes e quantidade de cotas será divulgada dia 31 de agosto, no site da PROPESQ.
Os bolsistas deverão ser indicados no período de 01/09/2021 a 08/09/2021. Já a indicação de voluntários deverá acontecer de 01/09/2021 a 15/09/2021.
Os Programas Institucionais de Bolsas de Iniciação Científica, com vigência de setembro de 2021 a agosto de 2022.
Para mais informações, entre outras sobre a forma de avaliação dos projetos e planos de trabalho, basta acessar os editais.
SELEÇÃO DE PROJETOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PARA O ENSINO MÉDIO
SELEÇÃO DE PROJETOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA
SELEÇÃO DE PROJETOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PARA ESCOLA TÉCNICA DE SAÚDE
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica
Os Programas Institucionais de Bolsas de Iniciação Científica do CNPq e da UFPB (PIBIC/CNPq/UFPB) são regidos pela RN-017/2006 – CNPq alterada pela RN - 042/2013 e pela Resolução CONSEPE 17/2007. São eles:
PIBIC/CNPq/UFPB: modalidade geral visando à Iniciação Científica nas diversas áreas do conhecimento.
PIBIC/AF/CNPq: modalidade destinada aos discentes que necessitam de políticas de ações afirmativas, visando à Iniciação Científica nas diversas áreas do conhecimento.
PIBITI/CNPq/UFPB: tem por objetivo estimular os estudantes de graduação nas atividades, metodologias, conhecimentos e práticas próprias ao desenvolvimento tecnológico e processos de inovação.
Estes programas objetivam o desenvolvimento do pensamento científico e iniciação à pesquisa de estudantes de graduação do ensino superior e se destinam à concessão de cotas, com percepção de bolsa.
Dentro do PIBIC, ainda há o Programa Institucional de Voluntários de Iniciação Científica da UFPB (PIVIC/PIVITI/UFPB), que é regido pela Resolução CONSEPE 17/2007, destina-se à concessão de cotas, sem percepção de bolsa para o estudante.
Os discentes participantes deste programa são voluntários e têm os mesmos deveres e direitos dos discentes bolsistas, exceto a recepção do valor pecuniário referente à bolsa e a vedação a vínculo empregatício concomitante.
Dentre os compromissos dos discentes bolsistas e voluntários, ressaltam-se a obrigação de submissão do relatório parcial/final e a apresentação de trabalho por ocasião do Encontro de Iniciação Científica da UFPB (ENIC).
Reportagem: Débora Freire