Notícias
Professora do Departamento de Turismo e Hotelaria do CCTA participa de projeto multinacional
Nesses tempos difíceis para a atividade turística, um grupo de pesquisa tem se dedicado a estudar e compreender como o setor vem sendo impactado em seus mais diversos âmbitos: emprego e renda, fluxos nacionais e internacionais, mercado de eventos, hotelaria, setor privado e, ainda, setor público. Este é o Turismo em tempos de Pandemia: uma abordagem geográfica multi e trans-escalar, grupo criado e coordenado pela Dr.ª Rita Ariza da Cruz, reconhecida pesquisadora do turismo no Brasil e professora da Universidade de São Paulo (USP).
O grupo é composto por professores, pesquisadores e estudantes de graduação e de pós-graduação de 30 instituições nacionais e estrangeiras, de diversas áreas do conhecimento. Na UFPB, Ilana Kiyotani, Doutora em Turismo e docente do Departamento de Turismo e Hotelaria (DTH) do Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA), é responsável por estudar os impactos da pandemia no turismo em João Pessoa, um dos municípios recorte da pesquisa.
Ilana Kiyotani enfatiza a importância do engajamento do DTH no cenário das pesquisas brasileiras e internacionais, para a visibilidade não só do Departamento, mas da UFPB como um todo, no campo do Turismo: “Nosso Departamento tem conhecido um novo e especial momento, de maior engajamento local e nacional, mediante a participação de docentes em Projetos e Pesquisas reconhecidas no território brasileiro, como exemplo, além do “Turismo em tempos de Pandemia”, temos o estudo da UnB em parceria com o Ministério do Turismo, do qual participam as professoras Rosalma Diniz e Fabiane Nagabe; e a parceria com a Secretaria de Turismo (SETUR) de João Pessoa, onde atuo junto ao Grupo de Trabalho de Turismo Náutico e de Mergulho, que contam ainda com os professores Denise Gadelha e Bráulio Santos”.
A pesquisa Turismo em tempos de Pandemia: uma abordagem geográfica multi e trans-escalar reuniu dados e entrevistas durante o ano de 2020 e agora está em fase de aprofundar-se no comportamento do viajante por meio de formulário disponível no link https://forms.gle/8hihHj3nREHcgvAh9 , com o objetivo de entender os novos rumos das viagens no Brasil. Por isso, os pesquisadores pedem a colaboração para o levantamento de tais informações. É possível responder tanto pelo computador quanto por dispositivos móveis.
Além de já ter realizado um Seminário onde foram apresentados os primeiros resultados do projeto, o grupo começa também a divulgar suas múltiplas pesquisas por meio de artigos científicos.
Para ficar por dentro dos trabalho do Grupo Turismo em tempos de Pandemia: uma abordagem geográfica multi e trans-escalar basta acessar https://sites.google.com/view/turismo-em-tempos-de-pandemia/i-semin%C3%A1rio .
Mais informações sobre o Curso de Turismo da UFPB podem ser conferidas também no perfil do Instagram @turismo.ufpb.
Reportagem: Débora Freire