Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Projeto de Extensão do CCTA que mostra Capoeira pelo YouTube incentiva internautas a deixarem dicas e dúvidas
conteúdo

Notícias

Projeto de Extensão do CCTA que mostra Capoeira pelo YouTube incentiva internautas a deixarem dicas e dúvidas

publicado: 11/10/2022 11h55, última modificação: 14/10/2022 07h38

Projeto do CCTA ‘Técnica de Capoeira para Nativos Digitais’, aprovado no Fluxo Contínuo de Extensão (FLUEX-2022), tem como objetivo disseminar a história e as habilidades motoras básicas da Capoeira por meio de um flipbook digital, favorecendo a assimilação do conteúdo por nativos digitais. O flipbook é um e-book em 3D, apresentando mais possibilidades de interação por meio de arquivos digitais. 

O Projeto, coordenado pela professora provisioriamente relotada do Departamento de Artes Cênicas (DAC), do CCTA/UFPB, Caroline de Oliveira Martins, é desenvolvido por meio de vídeos no canal Técnica de Capoeira, no YouTube. 

Para otimizar a produção dos vídeos, com o propósito de facilitar o entendimento, o desempenho de habilidades motoras da capoeira e viabilizar o produto final – o flipbook digital – é de extrema importância que os internautas deixem comentários em cada vídeo expondo quais movimentos gostariam que recebessem dicas para o favorecimento da compreensão, além de registrarem a posição no vídeo (ex.: 24 segundos) dos movimentos em questão. Segundo a professora Caroline Martins, “é necessário que as pessoas que assistirem aos vídeos indiquem os movimentos que não conseguiram compreender. Sem essas indicações não poderei elaborar dicas explícitas para facilitar a assimilação dos movimentos."

Ainda de acordo com a coordenadora, além da finalidade de favorecer o contato da Capoeira para nativos digitais aprendizes como estudantes do DAC e da comunidade em geral, esse Projeto de Extensão contribui para a disseminação da história e de habilidades motoras básicas da capoeira que integram a educação, a cultura e a identidade brasileira.

 

Redação: Débora Freire