Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB divulga orientações para avaliação de relatórios finais de pesquisas com vigência 2020-2021
conteúdo

Notícias

UFPB divulga orientações para avaliação de relatórios finais de pesquisas com vigência 2020-2021

publicado: 11/11/2021 10h32, última modificação: 11/11/2021 10h32

A Pró-Reitoria de Pesquisa (PROPESQ), da UFPB, divulgou as orientações gerais sobre as avaliações de trabalhos e relatórios finais de pesquisas com vigência 2020-2021. 

As avaliações devem ser feita pelo SIGAA até dia 18 deste mês. 

Para avaliar os relatórios, o professor deve acessar: PORTAL DOCENTE >> PESQUISA >> ACESSAR PORTAL DO CONSULTOR >> AVALIAÇÃO DE RELATÓRIOS. No espaço de avaliação, os avaliadores têm acesso ao conteúdo completo do relatório, inclusive, quando houver, ao PDF e link do vídeo de apresentação. 

Os docentes deverão pontuar cada relatório conforme os seguintes itens: 

Introdução: Fazer o elo entre o projeto, o porquê da escolha do tema a ser explorado e sua importância para a Ciência. (Peso: 0,5 / Nota Máxima 10)

Objetivos: Esclarecer o que se pretende desenvolver, como desenvolver e como chegar aos resultados almejados. (Peso: 0,5 / Nota Máxima 10) 

Metodologia: Adequação e coerência da metodologia com os objetivos propostos. (Peso: 1,5 / Nota Máxima 10) 

Resultados: Resultados obtidos e coerência com a metodologia proposta. (Peso: 1,5 / Nota Máxima 10) 

Discussão: Avaliar o conhecimento do discente frente a análise do seu trabalho . (Peso: 2,0 / Nota Máxima 10) 

Conclusão: Deve ser avaliado se os objetivos propostos foram atingidos e sua contribuição para a formação  do discente. (Peso: 1,0 / Nota Máxima 10)

Referências: Coerência e uso de referências com o assunto do projeto. (Peso: 1,0 / Nota Máxima 10) 

Avaliação do Vídeo (na ausência de vídeo os itens abaixo devem receber nota 0). (Peso: 1,0 / Nota Máxima 10) 

- Exposição de forma clara (Introdução; Adequação e coerência entre objetivos propostos e metodologia; Avaliar o conhecimento do(a) discente frente a análise do seu trabalho; Conclusão. (Peso: 1,0 / Nota Máxima 10)

- Qualidade dos slides; Imagens, figuras, gráficos e tabelas com boa resolução. (Peso: 0,5 / Nota Máxima 10)

- Uso coerente do tempo e síntese correta do conteúdo. (Peso: 0,5 / Nota Máxima 10) 

Caso haja incompatibilidade da área do avaliador com a área do trabalho a ser avaliado e/ou seja colaborador do referido projeto, o avaliador deve encaminhar e-mail ao portal@propesq.ufpb.br, justificando a recusa à avaliação. 

Importante lembrar ainda que a distribuição é feita com base na área cadastrada no momento de demonstrar interesse para avaliar (etapa obrigatória que antecede o cadastro de projetos). Portanto, quanto mais detalhado tiver sido esse cadastro, mais coerente será a distribuição.

 

Reportagem: Débora Freire / site da PROPESQ/UFPB