Notícias
Universidade sueca renova intercâmbio acadêmico com estudantes de Música do CCTA para 2023
A Universidade de Örebro (Suécia) dará continuidade ao financiamento do Programa Linnaeus-Palme de intercâmbio acadêmico com a área de Música do CCTA para o ano de 2023.
O projeto que teve início no ano de 2019, mas foi suspenso nos últimos dois anos em decorrência da pandemia, será retomado em agosto de 2022 com o intercâmbio de quatro discentes de cada universidade (UFPB-ÖrU). Os alunos contemplados pelo programa cursam um semestre inteiro na instituição parceira.
Além das ações voltadas para o público discente, o programa também oferece intercâmbios de 3 a 6 semanas para docentes. No segundo semestre de 2022, a UFPB enviará três docentes da instituição e receberá três docentes suecos, simultaneamente.
O intercâmbio tem a coordenação geral dos professores Lena Johnson e Jan Sparby, ambos da Universidade de Örebro e na UFPB, é coordenado pelo professor Felipe Avellar de Aquino, que é docente do PPGM e do Departamento de Música no CCTA.
Conduzido pelo PPGM, o projeto beneficia não apenas alunos da pós-graduação, como também das graduações em Música e Educação Musical, contando com o apoio da direção do CCTA, da Agência UFPB de Cooperação Internacional e da Reitoria da UFPB.
“A Embaixada do Brasil em Estocolmo também tem se mostrado uma parceira deste projeto. Com o suporte dado aos alunos suecos (na questão dos vistos), além dos brasileiros que ali estarão”, ressalta o coordenador Felipe Avellar.
Os alunos da UFPB viajarão para a Suécia no dia 18 de agosto e os alunos suecos chegarão no dia 12, para o início do semestre que começa a partir do dia 16.
O programa de intercâmbio com a Universidade de Örebro é parte das ações de internacionalização da área de música da UFPB, que inclui também iniciativas como o Festival Internacional de Música de Câmara PPGM-UFPB e parcerias com outras universidades.
Redação: Afra de Medeiros