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V Jornada de Pesquisa traz três convidadas especiais
A rotina cotidiana na produção da notícia acostuma o jornalista a uma linguagem própria desse modo de levar a informação aos ouvintes, telespectadores, leitores, internautas (usuários, como também são chamados os indivíduos que interagem nos ambientes virtuais).
Muitos desses profissionais que trabalham em veículos de comunicação sentem o desejo de parar um pouco para analisar aquilo que produzem em sua rotina cotidiana. É o momento de voltar a estudar. Outros jornalistas, recém-saídos da graduação, por sua vez, manifestam a vontade de dar continuidade aos estudos.
Assim, jornalistas profissionais ou recém-formados passam a frequentar a sala de aula para refletir sobre os diversos modos do fazer jornalístico e a responsabilidade social do jornalista. Na Universidade Federal da Paraíba, jornalistas jovens ou mais experientes têm a oportunidade de fazer um mestrado profissional (o Programa de Pós-Graduação em Jornalismo – PPJ), com duração de dois anos, tempo suficiente para refletir sobre os processos produtivos ou realizar novos e desafiadores trabalhos que tragam à tona o seu potencial criativo e analítico.
O desafio, agora, é familiarizar-se com uma linguagem diferente, mais analítica e interpretativa do que informativa. Uma provocação que chega já no primeiro semestre no curso, quando os mestrandos se matriculam na disciplina Seminários de Trabalho Final.
É no âmbito dessa disciplina que os mestrandos são instigados a fazer a primeira defesa de seus projetos de pesquisa. Para isso, eles participam de uma jornada na qual apresentam as suas ideias e métodos sobre as questões da realidade que provocam inquietações.
Este ano, a V Jornada de Pesquisa do PPJ, do Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) da UFPB acontece de um modo diferente: em meio a uma pandemia. Mas as atividades remotas da Jornada não impedem a articulação interinstitucional. Participam da V Jornada as professoras Fabiana Moraes e Cecília Almeida, ambas da Universidade Federal de Pernambuco, além da professora Cremilda Medina, da Universidade de São Paulo.
O tema central da jornada são os desafios do jornalismo em um contexto de desinformação. Além das lives com as professoras convidadas, serão apresentados os trabalhos de treze mestrandos, que receberão as contribuições de arguidores externos especialistas nas temáticas específicas dos projetos de pesquisa apresentados pelos alunos.
O evento começa na próxima terça-feira, dia 9, e prossegue até o dia 30 de junho. Sempre às terças-feiras, das 18h15, às 21h40. Veja mais detalhes e inscreva-se.