Extensão
Projeto: CRÍTICA DE ESPORTES NO JORNALISMO ESPORTIVO
Apresentação: O projeto em questão tem por objetivo promover conteúdos de teor crítico e referencial no que se refere às grandes questões do Esporte, no geral, e do futebol, em particular, contribuindo para a formação de um extenso público-alvo, compreendido entre os leitores do jornal A União e os internautas dos blogs Meufublog.blogspot.com, Historiadoesporte.wordpress.com e do Portal de notícia, Diariopb.com.br. Neste sentido, o projeto realiza uma oferta de saberes da universidade para a comunidade, divulgando resultados de pesquisa acadêmica sobre os esportes e contribuindo para a educação da população quanto à formação de um entendimento mais crítico quanto às questões pertinentes a este campo do saber e das práticas corporais institucionalizadas.
Período de realização: 2012 – Atual
Coordenador: Edônio Alves do Nascimento
Alunos envolvidos: Jose Diego da Silva Fonte, Gabriela Alves Garcia, Jose Gercivaldo da Silva Júnior, Joabe Boaz Ferreira silva, Luis Eduardo Meira de Andrade, Thiago Marques de Figueiredo, Iago Sarinho de Oliveira e Edgley de Lemos Santos
Projeto: MÍDIAS AUDIOVISUAIS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA EQUIDADE DE GÊNERO E DIVERSIDADE SEXUAL
Apresentação: Este projeto vincula-se à Resolução CD/FNDE n. 16, de 8 de abril de 2009, que estabelece orientações e diretrizes para realização de curso de formação continuada de profissionais da educação básica e produção de materiais didático pedagógicos e paradidáticos voltados para a promoção do reconhecimento da diversidade sexual e o enfrentamento ao sexismo e à homofobia e para promoção da equidade de gênero no contexto escolar e à Resolução CD/FNDE n. 15, de 8 de abril de 2009, que estabelece orientações e diretrizes para a produção de materiais didáticos e paradidáticos voltados para a promoção, no contexto escolar, da educação em direitos humanos. A utilização de programas de rádio e filmes de cinema , como recurso didático pode inovar o debate trazendo não só novas reflexões sobreo tema, mas, sobretudo novos formatos para a dinâmica da sala de aula. Com este projeto espera-se atrair e sensibilizar mais educadores/as para as temáticas da diversidade sexual e enfrentamento ao sexismo e à homofobia e promoção da equidade de gênero, ao mesmo tempo, capacitar esses educadores e educadoras para usarem a linguagem radiofônica e fílmica em suas aulas e em suas reuniões de planejamento pedagógico, na formação continuada no dia a dia da escola.
Período de realização: 2012 – Atual
Coordenadora: Gloria de Lourdes Freire Rabay
Integrantes: Maria Eulina Pessoa de Carvalho, Norma Maria Macedo Mafaldo e Pedro Nunes Filho
Alunos envolvidos: Graduação: (23)
Período de realização: 2013 - Atual
Coordenadora: Joana Belarmino de Sousa
Integrantes: Madrilena Feitosa e Laena Antunes
Alunos envolvidos: Graduação: (8) Mestrado acadêmico: (2) Mestrado profissional: (1)
Projeto: DE PORTAS ABERTAS: SÉRIE DE PROGRAMAS JORNALÍSTICOS PARA TV
Apresentação: Serie de programas jornalísticos para TV sobre a extensão na UFPB
Período de realização: 2010 - Atual
Coordenadora: Sandra Regina Moura
Alunos envolvidos:
Projeto: JORNALISMO COLABORATIVO VOLTADO À ACESSIBILIDADE DE PESSOAS SURDAS
Apresentação: Este projeto tem por objetivo primordial capacitar estudantes de comunicação, especialmente de jornalismo, e estudantes de Libras para trabalhar com vistas à produção de conteúdo informativo por meio de práticas de Jornalismo Colaborativo nas Redes Sociais (Facebook; Twitter, Youtube; etc) tendo por perspectiva a inclusão de pessoas surdas através da contribuição à acessibilidade destes às práticas de produção de notícias. Para tanto promoverá oficinas e cursos voltados à sensibilização nas seguintes áreas: linguagem jornalística; linguagem fotográfica e cobertura jornalística nas redes sociais.
Período de realização: 2013 - 2014
Coordenadora: Sandra Raquew dos Santos Azevêdo
Alunos envolvidos: Graduação: (1) Mestrado profissional: (1)
Projeto: AÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO E INOVAÇÃO DAS ARTES, FAZERES E SABERES DA PARAÍBA NO UNIVERSO DA ECONOMIA DA CULTURA
Apresentação: O programa propõe, identificar, mapear, inventariar, diagnosticar, catalogar, classificar e interpretar as principais peças e expressões artístico-culturais existentes nos espaços sócio-geográficos da Paraíba nos diferentes segmentos da arte e cultura. Trata-se, portanto, de uma dinâmica e substancial pesquisa-ação inerente à catalogação, inventário e diagnóstico para se decidir quais as manifestações artísticas, fazeres e saberes com notória representatividade para o cabedal econômico da cultura paraibana, e reais chances de aplicabilidade na geração de emprego e renda, particularmente no campo do turismo. Com tais dados, muito deles já catalogados, mediante as pesquisas acadêmicas do curso de turismo da UFPB, pela equipe de trabalho proponente do presente programa, será implantada uma incubadora cultural universitária para orientar e elaborar projetos artístico-culturais, inclusive com objetivos de captação de recursos, agir no sentido de fortalecer as diferentes cadeias produtivas artístico-culturais do Estado, muitas delas de reconhecido talento e capacidade de mobilização, porém incipientes nos trâmites da economia da cultura; grupos de trabalhos e, ou, oficinas, direcionadas a estimular e desenvolver competências entre os agentes culturais interessados, que primem pela inovação e aperfeiçoamento técnico no campo da gestão. A proposta do programa, no caso, propõe uma série de ações que se desenvolverão segundo os parâmetros da economia da cultura, aliada às concepções das indústrias criativas, com capacitação dos agentes do setor, na realização de cursos, oficinas, encontros acadêmico-científicos como o objetivo de interação entre a teoria e o conhecimento empírico das artes e culturas regionais, suas experiências, desafios e aspirações.
Período de realização: 2013 - 2013
Coordenador: André Luiz Piva de Carvalho
Integrantes: Zulmira Silva Nobrega, Jamile Miria Fernandes Paiva e Josilene Ribeiro de Oliveira
Alunos envolvidos: Graduação: (9) / Mestrado acadêmico: (1)
Projeto: I SEMANA DE JORNALISMO UFPB: O PAPEL DO JORNALISMO NO MOVIMENTO ACORDA BRASIL
Apresentação: A I Semana de Jornalismo reuniu discentes, docentes e técnicos- administrativos em torno de atividades científicas, artísticas e culturais, se caracterizando pela oferta de um conjunto amplo de atividades, como palestras, mesas redondas e grupos de trabalhos. Pretende ser um evento institucional caracterizado como espaço de integração, interlocução e interdisciplinaridade. O papel do jornalismo no movimento #ACORDABRASIL foi o tema do evento. Procura contemplar transversalidades, dinamismos e complexidades dessas temáticas instigantes e relevantes para a sociedade brasileira, principalmente na consideração de seu desafio de ser mais justa e igualitária. Durante essas manifestações o papel do jornalismo na sociedade foi questionado já que os integrantes da ação assumiram o papel de jornalistas compartilhando informações, fotos, vídeos e opiniões nas redes sociais, em contraponto às coberturas estritamente equivocadas e parciais que víamos nos meios de comunicação tradicionais (TVs, jornais e revistas).
Período de realização: 2013 - 2013
Coordenadora: Zulmira Silva Nobrega
Integrantes: Carmélio Reynaldo Ferreira, Dinarte Varela Bezerra, Gloria de Lourdes Freire Rabay, Joana Belarmino de Sousa, Margarete Almeida Nepomuceno e Sandra Regina Moura
Alunos envolvidos: Graduação (4) Ícaro da Costa Diniz, Flora Constance Moura Fernandes, Luan Barbosa da Silva e Nathalia Correia Rodrigues; Mestrado profissional (1) Jonara Medeiros Siqueira
Projeto: I COLÓQUIO INTERNACIONAL: JORNALISMO, CONHECIMENTO E DESENVOLVIMENTO
Apresentação: O evento reúne os conjuntos de reflexões na área do jornalismo, tomando como campo central a ideia do jornalismo como conhecimento, oportunizador do desenvolvimento. Acolhe aportes da graduação em Jornalismo da UFPB, assim como do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo, primeiro do país de natureza profissional. Fortalece atividades complementares no âmbito da graduação, ao mesmo tempo em que convoca especialistas de renome internacional para dialogar com o ensino e a pesquisa brasileira nos campos do jornalismo e da comunicação. Organiza-se na forma de conferências e mesas redondas tematizando questões como: Jornalismo e novas forma de sociabilidade, impactos da convergência midiática nas rotinas produtivas do jornalista, além do tema sobre jornalismo científico e desenvolvimento regional.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Período de realização: 2013 - 2013
Coordenador: Zulmira Silva Nobrega
Integrantes: Claudio Cardoso de Paiva, Dinarte Varela Bezerra, Joana Belarmino de Sousa, Pedro Nunes Filho, Sandra Regina Moura, Wilfredo Jose de Jesus Maldonado Diaz, Thiago Soares (UFPE) e Luiz Custódio da Silva (UEPB)
Alunos envolvidos: (Graduação 5) Amanda Galdino da Silva, Dennison Lucas Vasconcelos, Lucas Emmanuel da Silva Lourenço, Samara Regina Gomes de Melo e Sandra Kalyne de Barros; Mestrado profissional (1) Jonara Medeiros Siqueira
Apresentação: Projeto de extensão a ser desenvolvido no período 2013-2, na UFPB, com o tema Gênero e mercado de trabalho (mulher x jornalismo impresso, radiojornalismo, telejornalismo e webjornalismo)
Período de realização: 2013 - 2013
Coordenação: Suelly Maria Maux Dias
Integrante: Dinarte Varela Bezerra
Projeto: COLUNAS JORNALÍSTICAS: CRÍTICA LITERÁRIA E LETRA LÚDICA
Apresentação: Produção de Colunas Jornalísticas Semanais vinculadas a jornais da capital paraibana..
Período de realização: 2012 - Atual
Coordenador: Hildeberto Barbosa
Alunos envolvidos:
Projeto: AÇÃO DA COMUNICAÇÃO PÚBLICA NA COORDENADORIA DO PATRIMÔNIO CULTURAL DE JOÃO PESSOA
Período de realização: 2011 - 2011
Coordenação: Jamile M. Fernandes Paiva
Integrante: Suelly Maria Maux Dias
Projeto: APRENDER EM PAZ EDUCAÇÃO PARA A PREVENÇÃO A VIOLÊNCIAS NA ESCOLA
Apresentação: Este projeto vincula-se à Resolução CD/FNDE n. 16, de 8 de abril de 2009, que estabelece orientações e diretrizes para realização de curso de formação continuada de profissionais da educação básica e produção de materiais didático pedagógicos e paradidáticos voltados para a promoção do reconhecimento da diversidade sexual e o enfrentamento ao sexismo e à homofobia e para promoção da equidade de gênero no contexto escolar e à Resolução CD/FNDE n. 15, de 8 de abril de 2009, que estabelece orientações e diretrizes para a produção de materiais didáticos e paradidáticos voltados para a promoção, no contexto escolar, da educação em direitos humanos. A utilização de filmes de cinema , como recurso didático tem se ampliado na educação formal. Com este projeto espera-se atrair e sensibilizar mais educadores/as para as temáticas da diversidade sexual, enfrentamento ao sexismo e da homofobia e promoção da equidade de gênero, ao mesmo tempo, capacitando esses educadores e educadoras para usarem a linguagem fílmica em suas aulas e em suas reuniões de planejamento pedagógico, na formação continuada no dia a dia da escola.
Período de realização: 2009 - 2011
Coordenadora: Gloria de Lourdes Freire Rabay
Integrantes: Maria Eulina Pessoa de Carvalho, Fernado Andrade, Norma Meireles, Lucimeiry Batista da Silva, Pedro Nunes e Flávia Maia
Alunos envolvidos: Graduação: (26)