Você está aqui: Página Inicial > Contents > Menu do Site > Pesquisa e Extensão
conteúdo

Pesquisa e Extensão

por mateus publicado 14/06/2022 15h14, última modificação 18/08/2022 10h06

GRUPOS DE PESQUISA:

CARLOS ALBERTO FARIAS DE AZEVEDO FILHO: Laboratório de Estudos dos Media- LEME (UFPB-Pesquisador); Grupo de Pesquisa e Projetos Especiais em Jornalismo (UFPB-Pesquisador)

DINARTE VARELA BEZERRA: Núcleo de Pesquisas em Teorias da Comunicação (UFPB-Pesquisador); Laboratório de Estudos dos Media- LEME (UFPB-Coordenador)

EDÔNIO ALVES DO NASCIMENTO: Sport: Laboratório de História do Esporte e do Lazer - UFRJ (UFPB-pesquisador)

GLÓRIA DE LOURDES FREIRA RABAY: Núcleo de Pesquisas em Teorias da Comunicação (UFPB-Pesquisadora); Antropologia da Política; Cultura Midiática e Práticas Políticas (UFCG-Pesquisadora)

MARGARETE ALMEIDA NEPOMUCENO: COTIDIANO - GRUPO INDISCIPLINAR DE PESQUISA SOBRE VIDA COTIDIANA (UFPB-pesquisadora); Educação, comunicação, Cultura e Cibercultura (UFCG-Pesquisadora); GEM- Grupo de Estudo e Pesquisa em Gênero e Mídia (UFPB-Pesquisadora)

PEDRO BENEVIDES: Teorias e Metodologias da Produção Jornalística na Mídia Regional (UFPB-Pesquisador)

SANDRA RAQUEW DOS SANTOS AZEVEDO: Núcleo de Estudos de Comunicação Comunitária e Local (UMESP-Pesquisadora); Antropologia da Política, Cultura Midiática e Práticas Políticas (UFCG-Pesquisadora); Grupo de Pesquisa e Projetos Especiais em Jornalismo (UFPB-Pesquisadora)

SANDRA REGINA MOURA: Grupo de pesquisa em processos de criação (PUC/SP-Pesquisadora); Laboratório de Tecnologias e Linguagens Jornalísticas (UFPB-Pesquisadora); Teorias e Metodologias da Produção Jornalística na Mídia Regional (UFPB-Pesquisadora)

SUELLY MARIA MAUX DIAS: Teorias da Comunicação, Cotidiano; Representações e Sociabilidade Núcleo de Pesquisas em Teorias da Comunicação; Discursos e gêneros folkmidiáticos nos cenários de produções culturais; Folkcomunicação e discursos organizacionais; Texto, discurso e processos de Narrativação - Laboratório de Estudos dos Media- LEME (UFPB-Pesquisadora); Relações Públicas folkcomunicacionais; Folkcomunicação e discursos organizacionais, Identidades de Gênero e Cultura Midiática - GEM- Grupo de Estudo e Pesquisa em Gênero e Mídia; Jornalismo e Cidadania: uma questão de gênero GEM- Grupo de Estudo e Pesquisa em Gênero e Mídia

ZULMIRA SILVA NÓBREGA: Cultura, turismo e desenvolvimento (UFPB-Coordenadora)

 

PROJETOS DE EXTENSÃO:

Projeto: CRÍTICA DE ESPORTES NO JORNALISMO ESPORTIVO

Apresentação: O projeto em questão tem por objetivo promover conteúdos de teor crítico e referencial no que se refere às grandes questões do Esporte, no geral, e do futebol, em particular, contribuindo para a formação de um extenso público-alvo, compreendido entre os leitores do jornal A União e os internautas dos blogs Meufublog.blogspot.com, Historiadoesporte.wordpress.com e do Portal de notícia, Diariopb.com.br. Neste sentido, o projeto realiza uma oferta de saberes da universidade para a comunidade, divulgando resultados de pesquisa acadêmica sobre os esportes e contribuindo para a educação da população quanto à formação de um entendimento mais crítico quanto às questões pertinentes a este campo do saber e das práticas corporais institucionalizadas.

Período de realização: 2012 – Atual
Coordenador: Edônio Alves do Nascimento

Projeto: MÍDIAS AUDIOVISUAIS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA EQUIDADE DE GÊNERO E DIVERSIDADE SEXUAL

Apresentação: Este projeto vincula-se à Resolução CD/FNDE n. 16, de 8 de abril de 2009, que estabelece orientações e diretrizes para realização de curso de formação continuada de profissionais da educação básica e produção de materiais didático pedagógicos e paradidáticos voltados para a promoção do reconhecimento da diversidade sexual e o enfrentamento ao sexismo e à homofobia e para promoção da equidade de gênero no contexto escolar e à Resolução CD/FNDE n. 15, de 8 de abril de 2009, que estabelece orientações e diretrizes para a produção de materiais didáticos e paradidáticos voltados para a promoção, no contexto escolar, da educação em direitos humanos. A utilização de programas de rádio e filmes de cinema , como recurso didático pode inovar o debate trazendo não só novas reflexões sobreo tema, mas, sobretudo novos formatos para a dinâmica da sala de aula. Com este projeto espera-se atrair e sensibilizar mais educadores/as para as temáticas da diversidade sexual e enfrentamento ao sexismo e à homofobia e promoção da equidade de gênero, ao mesmo tempo, capacitar esses educadores e educadoras para usarem a linguagem radiofônica e fílmica em suas aulas e em suas reuniões de planejamento pedagógico, na formação continuada no dia a dia da escola.

Período de realização: 2012 – Atual
Coordenadora: Gloria de Lourdes Freire Rabay
Integrantes: Maria Eulina Pessoa de Carvalho, Norma Maria Macedo Mafaldo e Pedro Nunes Filho
 

Projeto: DE PORTAS ABERTAS: SÉRIE DE PROGRAMAS JORNALÍSTICOS PARA TV

Apresentação: Serie de programas jornalísticos para TV sobre a extensão na UFPB
Período de realização: 2010 - Atual
Coordenadora: Sandra Regina Moura

 

Projeto: JORNALISMO COLABORATIVO VOLTADO À ACESSIBILIDADE DE PESSOAS SURDAS

Apresentação: Este projeto tem por objetivo primordial capacitar estudantes de comunicação, especialmente de jornalismo, e estudantes de Libras para trabalhar com vistas à produção de conteúdo informativo por meio de práticas de Jornalismo Colaborativo nas Redes Sociais (Facebook; Twitter, Youtube; etc) tendo por perspectiva a inclusão de pessoas surdas através da contribuição à acessibilidade destes às práticas de produção de notícias. Para tanto promoverá oficinas e cursos voltados à sensibilização nas seguintes áreas: linguagem jornalística; linguagem fotográfica e cobertura jornalística nas redes sociais.

Período de realização: 2013 - 2014
Coordenadora: Sandra Raquew dos Santos Azevêdo

Projeto: AÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO E INOVAÇÃO DAS ARTES, FAZERES E SABERES DA PARAÍBA NO UNIVERSO DA ECONOMIA DA CULTURA

Apresentação: O programa propõe, identificar, mapear, inventariar, diagnosticar, catalogar, classificar e interpretar as principais peças e expressões artístico-culturais existentes nos espaços sócio-geográficos da Paraíba nos diferentes segmentos da arte e cultura. Trata-se, portanto, de uma dinâmica e substancial pesquisa-ação inerente à catalogação, inventário e diagnóstico para se decidir quais as manifestações artísticas, fazeres e saberes com notória representatividade para o cabedal econômico da cultura paraibana, e reais chances de aplicabilidade na geração de emprego e renda, particularmente no campo do turismo. Com tais dados, muito deles já catalogados, mediante as pesquisas acadêmicas do curso de turismo da UFPB, pela equipe de trabalho proponente do presente programa, será implantada uma incubadora cultural universitária para orientar e elaborar projetos artístico-culturais, inclusive com objetivos de captação de recursos, agir no sentido de fortalecer as diferentes cadeias produtivas artístico-culturais do Estado, muitas delas de reconhecido talento e capacidade de mobilização, porém incipientes nos trâmites da economia da cultura; grupos de trabalhos e, ou, oficinas, direcionadas a estimular e desenvolver competências entre os agentes culturais interessados, que primem pela inovação e aperfeiçoamento técnico no campo da gestão. A proposta do programa, no caso, propõe uma série de ações que se desenvolverão segundo os parâmetros da economia da cultura, aliada às concepções das indústrias criativas, com capacitação dos agentes do setor, na realização de cursos, oficinas, encontros acadêmico-científicos como o objetivo de interação entre a teoria e o conhecimento empírico das artes e culturas regionais, suas experiências, desafios e aspirações.

Período de realização: 2013 - 2013
Coordenador: André Luiz Piva de Carvalho
Integrantes: Zulmira Silva Nobrega, Jamile Miria Fernandes Paiva e Josilene Ribeiro de Oliveira

 

Projeto: I SEMANA DE JORNALISMO UFPB: O PAPEL DO JORNALISMO NO MOVIMENTO ACORDA BRASIL

Apresentação: A I Semana de Jornalismo reuniu discentes, docentes e técnicos- administrativos em torno de atividades científicas, artísticas e culturais, se caracterizando pela oferta de um conjunto amplo de atividades, como palestras, mesas redondas e grupos de trabalhos. Pretende ser um evento institucional caracterizado como espaço de integração, interlocução e interdisciplinaridade. O papel do jornalismo no movimento #ACORDABRASIL foi o tema do evento. Procura contemplar transversalidades, dinamismos e complexidades dessas temáticas instigantes e relevantes para a sociedade brasileira, principalmente na consideração de seu desafio de ser mais justa e igualitária. Durante essas manifestações o papel do jornalismo na sociedade foi questionado já que os integrantes da ação assumiram o papel de jornalistas compartilhando informações, fotos, vídeos e opiniões nas redes sociais, em contraponto às coberturas estritamente equivocadas e parciais que víamos nos meios de comunicação tradicionais (TVs, jornais e revistas).

Período de realização: 2013 - 2013
Coordenadora: Zulmira Silva Nobrega
Integrantes: Carmélio Reynaldo Ferreira, Dinarte Varela Bezerra, Gloria de Lourdes Freire Rabay, Joana Belarmino de Sousa, Margarete Almeida Nepomuceno e Sandra Regina Moura

 

Projeto: I COLÓQUIO INTERNACIONAL: JORNALISMO, CONHECIMENTO E DESENVOLVIMENTO

Apresentação: O evento reúne os conjuntos de reflexões na área do jornalismo, tomando como campo central a ideia do jornalismo como conhecimento, oportunizador do desenvolvimento. Acolhe aportes da graduação em Jornalismo da UFPB, assim como do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo, primeiro do país de natureza profissional. Fortalece atividades complementares no âmbito da graduação, ao mesmo tempo em que convoca especialistas de renome internacional para dialogar com o ensino e a pesquisa brasileira nos campos do jornalismo e da comunicação. Organiza-se na forma de conferências e mesas redondas tematizando questões como: Jornalismo e novas forma de sociabilidade, impactos da convergência midiática nas rotinas produtivas do jornalista, além do tema sobre jornalismo científico e desenvolvimento regional.

Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Período de realização: 2013 - 2013
Coordenador: Zulmira Silva Nobrega
Integrantes: Claudio Cardoso de Paiva, Dinarte Varela Bezerra, Joana Belarmino de Sousa, Pedro Nunes Filho, Sandra Regina Moura, Wilfredo Jose de Jesus Maldonado Diaz, Thiago Soares (UFPE) e Luiz Custódio da Silva (UEPB)

 

Projeto: QUAL É A RESENHA?

Apresentação: Projeto de extensão a ser desenvolvido no período 2013-2, na UFPB, com o tema Gênero e mercado de trabalho (mulher x jornalismo impresso, radiojornalismo, telejornalismo e webjornalismo)
Período de realização: 2013 - 2013
Coordenação: Suelly Maria Maux Dias
Integrante: Dinarte Varela Bezerra

 

Projeto: COLUNAS JORNALÍSTICAS: CRÍTICA LITERÁRIA E LETRA LÚDICA

Apresentação: Produção de Colunas Jornalísticas Semanais vinculadas a jornais da capital paraibana.
Período de realização: 2012 - Atual
Coordenador: Hildeberto Barbosa

Projeto: AÇÃO DA COMUNICAÇÃO PÚBLICA NA COORDENADORIA DO PATRIMÔNIO CULTURAL DE JOÃO PESSOA

Período de realização: 2011 - 2011
Coordenação: Jamile M. Fernandes Paiva
Integrante: Suelly Maria Maux Dias

 

Projeto: APRENDER EM PAZ EDUCAÇÃO PARA A PREVENÇÃO A VIOLÊNCIAS NA ESCOLA

Apresentação: Este projeto vincula-se à Resolução CD/FNDE n. 16, de 8 de abril de 2009, que estabelece orientações e diretrizes para realização de curso de formação continuada de profissionais da educação básica e produção de materiais didático pedagógicos e paradidáticos voltados para a promoção do reconhecimento da diversidade sexual e o enfrentamento ao sexismo e à homofobia e para promoção da equidade de gênero no contexto escolar e à Resolução CD/FNDE n. 15, de 8 de abril de 2009, que estabelece orientações e diretrizes para a produção de materiais didáticos e paradidáticos voltados para a promoção, no contexto escolar, da educação em direitos humanos. A utilização de filmes de cinema , como recurso didático tem se ampliado na educação formal. Com este projeto espera-se atrair e sensibilizar mais educadores/as para as temáticas da diversidade sexual, enfrentamento ao sexismo e da homofobia e promoção da equidade de gênero, ao mesmo tempo, capacitando esses educadores e educadoras para usarem a linguagem fílmica em suas aulas e em suas reuniões de planejamento pedagógico, na formação continuada no dia a dia da escola.

Período de realização: 2009 - 2011
Coordenadora: Gloria de Lourdes Freire Rabay
Integrantes: Maria Eulina Pessoa de Carvalho, Fernado Andrade, Norma Meireles, Lucimeiry Batista da Silva, Pedro Nunes e Flávia Maia