Ayrton Benck
Doutor em Trompete pela UFBA. Iniciou seus estudos de trompete na Escola de Música de Brasília em 1982. Em 1987, obteve o 1º lugar no concurso para a série “Concertos para a Juventude”, promovido pela Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo. Ex- Integrante da Fundação da Orquestra Sinfônica de Brasília, Banda Sinfônica de Brasília, Orquestra Filarmônica Norte-Nordeste e Orquestra Sinfônica da Paraíba. Desde 1994, é trompetista do Quinteto Brassil e professor de trompete do Departamento de Música da Universidade Federal da Paraíba.
Tem participado ativamente como professor e músico convidado em eventos musicais por todo o Brasil em cidades como Belém, Curitiba, Londrina, Brasília, Recife, São Paulo, São Luís, Natal, Belo Horizonte e Rio de Janeiro. Já foi solista junto a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP), Orquestra Sinfônica do Recife (OSR), Orquestra Sinfônica da UFBA (Salvador), Orquestra Sinfônica da UNICAMP (Campinas), Orquestra Sinfônica do Teatro da Paz (Belém), Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro (Brasília). Foi convidado como docente para os principais festivais de música do país destacando-se: CIVEBRA – Brasília/DF, Festival de Londrina/PR, Festival Eleazar de Carvalho – Fortaleza/CE, Festival Internacional de Música de Câmara – Belém/PA, Festival Internacional de Música de Câmara - Curitiba/PR, Festival Internacional de Música- Natal/RN. No exterior excursionou para a Inglaterra e EUA, sendo artista convidado para ministrar master-classes e recitais no Jordan Hall do New England Conservatory – Boston, Mannes School of Music, Manhatan School of Music - Nova York., Rudy E. Scheidt School of Music – Memphis. Realizou gravações pelas emissoras de rádio WGBH-Boston e BBC-Londres.
Tem participado da gravação de álbuns diversos (LP, CD e DVD) em nível orquestral e camerístico, em esferas da música de concerto e popular. Como camerista, pode ser ouvido em seus 4 CDs gravados com o Quinteto Brassil - dois destes lançados na Europa, Ásia e América do Norte pelo selo inglês Nimbus Records. Seus últimos trabalhos em DVD incluem: “UM SOPRO DE BRASIL”, do projeto “MEMÓRIA BRASILEIRA”, que reuniu as principais expressões da música para sopro nacional e “SIVUCA: O POETA DO SOM” – FUNESC/PB.
Sua área mais específica de atuação na performance e pesquisa na área das práticas interpretativas e da pedagogia instrumental, com ênfase na música brasileira, dando continuidade ao trabalho iniciado no mestrado com a interpretação das Sonatas de compositores brasileiros e ao trabalho de doutorado com as questões interpretativas e pedagógicas do frevo de rua.
Atualmente, dedica-se ao trabalho solo, à estreia e gravação novas obras de compositores brasileiros para trompete e também para quinteto de metais.
E-mail: benckfilho@gmail.com