Você está aqui: Página Inicial > Contents > Docentes Páginas > Dilson Florêncio
conteúdo

Dilson Florêncio

por DEMUS publicado 25/05/2016 00h30, última modificação 04/07/2016 20h04
Saxofone

Dilson FlorêncioPrimeiro e único sul-americano a obter o 1° Prêmio de Saxofone do Conservatoire National Supérieur de Musique de Paris (CNSMP), Dilson Florêncio iniciou seus estudos de saxofone aos 11 anos na EMB (Escola de Música de Brasília) e aos 17  ingressou na Universidade de Brasília, onde estudou com o professor Luiz Gonzaga Carneiro e lutou pela criação de um curso de saxofone, tornando-se, aos 21 anos, o primeiro brasileiro diplomado em saxofone. Em seguida continua seus estudos no CNSMP com o grande mestre francês Daniel Deffayet.

Apresentou-se em todo o Brasil e na Argentina, Colômbia, França, Espanha e Canadá, como Recitalista, Quartetos de Saxofones ou como Solista em mais de cinquenta concertos com orquestra.

Vencedor do IV Concurso Jovens Concertistas Brasileiros em 1985 e Primeiro Prêmio nas duas competições regionais que participou na França, tem sido jurado convidado de muitos concursos, entre eles o Concours Léopold Bellan (Paris, 1987), o concurso final do CNSMP, em 2007 e o Concurso Internacional Adolphe Sax, em Dinant, Bélgica, em 2010.

Durante sua permanência em Paris (1983-1987), atuou como professor convidado em diversas instituições. De volta ao Brasil, foi inicialmente professor da EMB e em 1990 foi contratado pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) como o primeiro professor universitário no Brasil dedicado exclusivamente ao saxofone, sendo que a partir de 2012, após transferência, passa a lecionar na UFPB (Universidade Federal da Paraíba). Além disso, ensina nos principais festivais de música do Brasil, onde tem o grande prazer em motivar e ajudar novos talentos.