Gledson Meira
Gledson Meira, baterista, percussionista, pesquisador e etnomusicólogo, natural da cidade de Patos, no sertão da Paraíba, é músico que atua de forma efetiva no cenário musical brasileiro desde meados dos anos 1990. É Mestre em Música pela Universidade Federal da Paraíba (2011) e Bacharel em Música, também por esta mesma universidade. É professor Assistente (Bateria e Percussão) do Departamento de Música da UFPB e Coordenador do Curso Sequencial em Música Popular. Gledson viaja por todo o país ministrando clínicas e workshops. Foi professor de Bateria no Curso Internacional de Verão de Brasília – CIVEBRA, nos anos de 2010 e 2011.
Foi vencedor do BATUKA! Concurso Nacional de Bateristas no ano de 2001. É pesquisador e estudioso da bateria e instrumentos de percussão utilizados nas manifestações da cultura nordestina; desenvolve pesquisas acerca dos rítmos brasileiros e suas adaptações para a bateria.
Gledson já tocou e gravou com vários artista da música brasileira como Renata Arruda, Antônio Barros e Cecéu, Manoel Serafim, Orquestra Metalúrgica Filipéia, Léo gandelman, Marcinho Eiras, Toninho Ferragutti, Pinto do Acordeon, Chico César, Quinteto da Paraíba, JPSax, Flávio José, dentre outros. Atuou ao lado de instrumentistas como Toninho Ferragutti, Leandro Braga, Sérgio Galvão, Ney Conceição, Lula Galvão, Léo Meira, Sérgio Groove, Sérgio Gallo, Costinha, Zé Filho, Jorge Helder, André Rodrigues, Sivuca, Radegundis Feitosa, dentre outros em shows e festivais. Acompanhou os cantores Chico César, Flávio José, Pinto do Acordeon e Aleijadinho de Pombal no 42o Montreux Jazz Festival. Nos anos de 2012 e 2013 participou da Tour Suécia do cantor e compositor Geovan Morais tocando e ministrando oficinas nas cidades de Uppsala, Motolla, Oshtama, Gotemburgo, Gimo e Estocolmo. Gledson Meira é endorser das marcas: MURAT DIRIL CYMBALS, Gretsch Drums.
E-mail: meiradantas@gmail.com