Ulisses Silva
Recém-empossado como professor de viola da Universidade Federal da Paraíba, Dr. Ulisses Silva, natural de São Paulo, graduou-se pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) e deu sequência aos seus estudos nos EUA concluindo o mestrado com distinção pela The University of New Mexico e o doutorado pela The University of Georgia. Em ambas instituições recebeu bolsa de estudos integral e lá desenvolveu trabalhos de performance e ministrou aulas de viola e historia da musica.
Iniciou seus estudos na Escola Municipal de Música de São Paulo com o professor Alejandro de Leon. Durante seus anos na UNESP, onde estudou com o professor Emerson De Biaggi, foi membro da Camerata da Unesp por quatro anos, alguns dos quais como chefe de naipe e solista da orquestra, tocando obras de compositores brasileiros e europeus como solista da orquestra em várias ocasiões. Em 2001 foi o vencedor do Concurso Jovens Instrumentistas de Piracicaba em São Paulo. Durante seu mestrado atuou como violista na The New Mexico Symphony por dois anos onde tocou com renomados maestros e solistas tais como YoYo Ma, Midori e Van Cliburn. Com a mesma orquestra foi finalista da audição para co-chefe de naipe. Durante o mestrado também foi chefe de naipe da The University of New Mexico Symphony Orchestra. Venceu o Concerto Competition da instituição e como prêmio se apresentou como solista à frente da orquestra da universidade. Foi vencedor da audição de viola da Santa Fe Symphony e tocou diversas vezes com a Camerata Santa Fe PRO MUSICA. Recebeu bolsa de estudos da Fundação VITAE e em 2006 recebeu bolsa integral para participar do Festival de Música de Aspen com o violista John Graham.
Em 2006 iniciou seu doutorado em viola na Georgia. Como parte da bolsa de estudos lecionou historia da música na instituição e foi professor assistente da classe de viola por um ano. Foi membro fundador do Hugh Hodgson String Quartet, o quarteto oficial da universidade. Ulisses Silva vem desenvolvendo uma carreira extensiva no âmbito acadêmico e prático. Participou como professor de diversos festivais tanto nos EUA como na América do Sul, foi chefe de naipe de diversas orquestras nos EUA como a The Macon Symphony, a The Ocmulgee Symphony, e a The University of Georgia Symphony Orchestra atuando como solista a frente dessas orquestras. Tocou por muitos anos com as orchestras: The Savannah Philharmonic, The Columbus Symphony e Valdosta Symphony. Foi viola substituta da The Atlanta Symphony de 2012-2014.
Após concluir seu doutorado tornou-se professor de viola e música de câmera da Reinhardt University na Georgia. Durante os quatro anos com a instituição desenvolveu e foi diretor do projeto National String Project Concortium, uma fundação federal para o ensino de cordas a crianças de 8 a 13 anos. Também foi membro-fundador do quarteto de cordas de professores da universidade.
De volta ao Brasil desde o segundo semestre de 2014 foi professor convidado da Primeira Mostra de Viola e da Semana da Música 2014, ambas na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e é co-autor do projeto Série de Concertos Domingos de Câmara que acontece todo mês na Sala de Concertos Radegundis Feitosa na Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Em setembro de 2014 co-fundou a Associação Brasileira de Violistas (ABRAV) e em dezembro do mesmo ano apresentou o recital palestra “Música brasileira para viola” no Falany Performing Arts Center no estado da Geórgia, nos EUA. Em outubro de 2015 organizou e coordenou o I Encontro Nacional de Violistas (ENVIO) realizado pela ABRAV. Atualmente é coordenador da Orquestra Sinfônica da Universidade Federal da Paraíba (OSUFPB). Casado, tem um casal de filhos e tem a filatelia como hobby.
E-mail: ulisilva@gmail.com