Você está aqui: Página Inicial > Contents > Títulos > Direito > Mulheres, guerra às drogas e necropolítica

Mulheres, guerra às drogas e necropolítica

publicado: 15/05/2024 11h29, última modificação: 15/05/2024 15h11

Download aqui

Autores: Nelson Gomes de Sant’Ana e Silva Junior; Renata Monteiro Garcia; Rebecka Wanderley Tannuss; Luísa Câmara Rocha (ORGs)

Mês e ano de publicação: 05/2024

Área: Ciências Sociais/Direito

Palavras-chave: Criminologia Crítica. Tráfico de Drogas. Mulheres. Encarceramento. Mortes.

Sinopse:

Esta obra é derivada da Pesquisa “Tráfico de Drogas e Homicídios de Mulheres na Paraíba: Análises Criminológicas Sobre Partcipação e Vitimização Feminina”, desenvolvida pelo Laboratório de Pesquisa e Extensão em Subjetividade e Segurança Pública (LAPSUS) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Trata-se do diálogo com pesquisadores(as) de diferentes universidades brasileiras, os(as) quais têm se debruçado sistematicamente sobre os impactos da chamada “Guerra às Drogas” sobre a vida de meninas e mulheres. Sabe-se que a Política de Drogas consta entre os principais motivadores para encarceramento de mulheres no Brasil, país que registra atualmente a 3ª população prisional feminina no mundo. Sabe-se que além dos processos de criminalização, a “guerra às drogas” tem contribuído deliberadamente para a morte de muitas mulheres no país, sobretudo jovens, negras e periféricas. Diante desse cenário necropolítico, este livro configura-se como uma coletânea de textos voltados à problematização das relações entre políticas de drogas, de gênero e de mortes no Brasil.  Vale salientar que a publicação foi financiado com recursos da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (FAPESQ-PB).

ISBN: 978-65-5621-419-1