Galeria Lavandeira Recebe a Exposição 'Gravuras' de José Costa Leite CCTA | UFPB
A Galeria de Arte Lavandeira do CCTA da UFPB abre a exposição ”Gravuras” de autoria de José Costa Leite com curadoria de Gabriel Bechara.
A exposição permanecerá em cartaz no período de 04 a 27 de novembro de 2016. O horário de visitação é de segunda a sexta-feira, das 8h00 às 21h00, com entrada aberta ao público.
José Costa Leite (Sapé, 27 de julho de 1927) é um cordelista, xilogravurista e autor de almanaque popular paraibano. Há décadas mora na cidade de Condado, Zona da Mata Norte de Pernambuco. Iniciou-se na arte da literatura de cordel e da gravura aos 20 anos, vendendo, declamando e escrevendo folheto de feira. O primeiro almanaque foi feito em 1959, exibido no ano de 1960, e chamava-se Calendário Brasileiro. As primeiras xilogravuras são de 1949, ilustravam os folhetos de sua autoria, O rapaz que virou bode e a Peleja de Costa Leite e a poetisa baiana.
Dono de uma técnica muito pessoal, Costa Leite já expôs sua obra nos Estados Unidos, França e Chile, além de vários estados brasileiros. Atualmente, conta com um acervo de mais de 500 títulos, além de manuscritos inéditos. É Patrimônio Vivo de Pernambuco desde 2006.