Notícias
Concerto da OSUFPB faz estreia mundial de obra e traz como convidado jovem pianista premiado
Baixe o programa do concerto clicando AQUI
No seu segundo concerto da temporada 2025, a OSUFPB - Orquestra Sinfônica da UFPB realiza concerto fazendo estreia mundial de obra do compositor goiano Fernando Cupertino, tendo ainda como convidado o jovem pianista Estevão Gomes, considerado uma das maiores revelações da música clássica da atualidade. O concerto também faz alusão ao mês dedicado às mulheres através de obra da compositora norte-americana Florence Price e da regência da jovem, mas já muito experiente, maestra convidada Giovanna Elias. O concerto acontece nesta sexta-feira, 14 de março, às 20h00, na Sala de Concertos Radegundis Feitosa, que fica no Campus I da UFPB. A entrada é gratuita e o acesso é por ordem de chegada.
Garanta sua vaga, chegue cedo!
A coordenação do Lamusi, que administra a Sala Radegundis Feitosa, recomenda que o público chegue com pelo menos meia hora de antecedência, pois assim garantirá um bom assento e ainda assistirá a um comentário sobre as obras apresentadas, quinze minutos antes do concerto. Esclarece ainda que, ao chegar em sua lotação máxima, a sala será fechada, garantindo ao público conforto e segurança para assistir ao concerto.
Concerto com estreia mundial
Para este concerto, a OSUFPB trouxe obras exuberantes de compositores diversos, entre nacionais e outros que fazem parte da história da música universal. Serão executadas obras do russo Ígor Stravinsky (1882 - 1971), do italiano Giacomo Puccini (1858 - 1924), além dos brasileiros Ronaldo Miranda (1948) e Fernando Cupertino (1959), compositor goiano que terá sua obra “Suíte para cordas sobre motivos brasileiros” executada em estreia mundial.
Homenagem às mulheres
Mantendo sua tradição de marcar datas simbólicas, a OSUFPB homenageará as mulheres neste concerto, fazendo alusão ao Dia Internacional das Mulheres, comemorado em 08 de março, mas cuja celebração se estende ao mês inteiro. Neste intento, foi colocado no repertório a obra “Adoration”, da compositora norte-americana Florence Price, que foi a primeira mulher negra reconhecida como compositora sinfônica e a primeira a ter uma composição tocada por uma orquestra sinfônica.
Mas na referência ao feminino, a OSUFPB convidou ainda a maestra Giovanna Elias, uma jovem regente que, apesar da tenra idade, já tem larga experiência na condução e formação de grupos orquestrais dentro e fora do país, sendo a fundadora e diretora artística da SP Chamber Orchestra.
O solista convidado
Nascido em Vitória/ES, em 2008, Estevão Medeiros Gomes é um jovem pianista que, aos 16 anos, já se destaca como uma das maiores revelações da música clássica brasileira. Neste concerto, Estevão interpretará “Concertino para piano e orquestra de cordas”, do compositor carioca Ronaldo Miranda.
Em 2024, o jovem pianista venceu o renomado Concurso Prelúdio, da TV Cultura, consolidando sua posição como um dos grandes nomes da nova geração de pianistas brasileiros.
Com um currículo impressionante para sua idade, já foi laureado em mais de 40 competições nacionais e internacionais, destacando-se prêmios em países como Estados Unidos, Grécia, Portugal, Indonésia, Colômbia, Espanha, Rússia, Argentina, Inglaterra e Emirados Árabes. Em 2023, obteve o 1º lugar no prestigiado Concurso Gilberto Tinetti, além do 2º lugar no Concurso Santa Cecília, em Portugal, e no Cézar Franck International Piano Competition, na Bélgica. No mesmo ano, sagrou-se vencedor do Concurso Carles & Sofia, na Espanha.
Estevão Gomes segue dedicando-se ao aprimoramento constante, conquistando públicos e jurados com sua sensibilidade musical e performances marcantes. Com muito a aprender e crescer, ele representa uma promessa brilhante para o futuro do piano brasileiro.
A regente
Pianista e regente, Giovanna Elias é a fundadora e diretora artística da SP Chamber Orchestra. Formou-se bacharel em regência pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente estuda piano com Olga Kopylova.
Já realizou performances com a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, Prague Philharmonia (República Tcheca), Wiener Festspiele (Áustria), Orquestra da Ópera de Baugé (França), Utrecht String Orchestra (Holanda), SP Chamber Orchestra, Orquestra de Câmara da ECA USP, Orquestra de Sopros da USP, Orquestra Sinfônica Carlos Gomes, Camerata Sinos Azuis, Orquestra Sinfônica Edmundo Villani Côrtes e mais.
Foi regente assistente no Musikverein de Viena (2023) e na Ópera de Baugè (2024), Orquestra de Câmara da ECA USP (OCAM) e Coral da ECA USP. E foi regente da Orquestra de Sopros da USP.
A OSUFPB
A OSUFPB é um equipamento cultural da UFPB pertencente ao Centro de Comunicação, Turismo e Artes e ligado aos Departamentos de Música e Educação Musical da instituição. A Orquestra tem finalidades pedagógicas que envolvem professores e alunos da UFPB, além de contribuir para a formação de plateia para o público pessoense. Atualmente conta vinte e um músicos fixos – todos de cordas - e com a participação eventual de professores e alunos dos cursos de música da UFPB, além de colaboradores voluntários da cena sinfônica paraibana.