Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Concerto da OSUFPB toca Piazzola e lança obra vencedora de concurso para compositores
conteúdo

Notícias

Concerto da OSUFPB toca Piazzola e lança obra vencedora de concurso para compositores

publicado: 04/12/2024 14h27, última modificação: 05/12/2024 14h48

Baixe o programa do concerto clicando AQUI

A OSUFPB – Orquestra Sinfôncia da Universidade Federal da Paraíba faz seu penúltimo concerto da temporada 2024 com obras de Astor Piazzolla, além de fazer lançamento da obra vencedora do II Concurso José Siqueira para Compositores. Destaque para os solistas Eduardo Lima (clarineta) e Jônatas Silveira (saxofone) e regência do maestro Gustavo Paco de Gea. O evento acontece nesta sexta-feira, 06/12, às 20h00, na Sala Radegundis Feitosa, no Campus I da UFPB. A entrada é franca e obedece rigorosamente critério da ordem de chegada.

Estreia mundial

Este concerto faz soar pela primeira vez no mundo a obra vencedora do II Concurso José Siqueira para Compositores, que foi editada em 2023 e que teve o compositor paraibano Uaná Barreto como ganhador. A obra, que se chama ‘Divertimento para Clarineta e Cordas’, abre o repertório e terá como solista o clarinetista Eduardo Lima, que integra a OSUFPB como um de seus músicos efetivos.

O Concurso José Siqueira

O Concurso José Siqueira para Compositores é promovido pelo Lamusi – Laboratório de Música Aplicada, que é pertencente ao Centro de Comunicação, Turismo e Artes da UFPB e que tem a OSUFPB como seu patrimônio imaterial. Este certame ganha o nome de um dos mais importantes compositores da história da música brasileira no século vinte. Paraibano da cidade de Conceição do Piancó, José Siqueira marcou sua história não só pelas suas célebres composições, mas também pela luta em prol da organização dos músicos brasileiros, criando, em 1960, a Ordem dos Músicos do Brasil. Também fundou a Orquestra Sinfônica Nacional, em 1961, e a Orquestra de Câmara Brasileira, em 1967. Ainda pouco divulgado na cena sinfônica brasileira, o paraibano José de Lima Siqueira é motivo de orgulho para UFPB, que se digna a promover um concurso com o seu nome.

O Repertório

No repertório deste concerto prevalecem obras do compositor argentino Astor Piazzolla, com a execução das músicas ‘Fuga y Misterio’, ‘Adiós Nonino’ e ‘Inverno Porteño’. Para completar, o saxofonista Jônatas Silveira fará solo no ‘Concerto para Saxofone e Orquestra’, do sueco Lars-Erik Larsson. A regência do concerto fica sob a batuta do maestro Gustavo Paco de Gea.

O vencedor do II Concurso José Siqueira para Compositores

Uaná Barreto é bacharel e mestre em piano pela UFPB. Tem passagem pela música de concerto, realizando diversos recitais e participando de masterclasses com pianistas brasileiros e internacionais, tais como Maria José Carrasqueira e David Korevaar.

No campo da música popular, tem desenvolvido intenso trabalho de pesquisa, composições e arranjos para piano, estabelecendo uma parceria com o Instituto Piano Brasileiro, em cujo acervo foram publicados arranjos originais seus para obras de Guinga, Chico Buarque e Baden Powel. Suas composições têm sido interpretadas em importantes salas de concerto, como a Sala Guiomar Novaes (RJ) e Universidade de Orebro (Suécia).

Tocou, em João Pessoa, ao lado de Leila Pinheiro, Cátia de França, Márcio Bahia, Nailor Proveta, Marcelo Martins, Letieres Leite, Luca Raele, Ilessi e Carol Panesi. Realizou, em 2014, turnê no Senegal com a cantora paraibana Glaucia Lima. Excursionou em 2019 na França, com o grupo Berimbaobab. Com o grupo instrumental Alamiré, lançou o disco ‘A Pesar Com Tudo’ (2019) e o EP ‘Alamiré’ (2024), com composições e arranjos autorais. Em setembro de 2024, lançou seu primeiro álbum de piano solo, intitulado ‘Vagalume’, inteiramente com composições suas.

Atualmente, leciona piano na Escola Estadual de Música Anthenor Navarro e foi professor substituto no Instituto Federal da Paraíba, em João Pessoa.

A OSUFPB

A OSUFPB é um equipamento cultural da UFPB pertencente ao Centro de Comunicação, Turismo e Artes e ligado aos Departamentos de Música e Educação Musical da instituição. A Orquestra tem finalidades pedagógicas que envolvem professores e alunos da UFPB, além de contribuir para a formação de plateia para o público pessoense. Atualmente conta vinte e um músicos fixos – todos de cordas - e com a participação eventual de professores e alunos dos cursos de música da UFPB, além de colaboradores voluntários da cena sinfônica paraibana.