Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Orquestra de Violões da Paraíba e o cantor e compositor João Omar apresentam show em homenagem a Elomar
conteúdo

Notícias

Orquestra de Violões da Paraíba e o cantor e compositor João Omar apresentam show em homenagem a Elomar

Espetáculo acontece na Sala Radegundis Feitosa, na UFPB
publicado: 28/08/2023 16h35, última modificação: 30/08/2023 09h44

Baixe o programa do concerto clicando AQUI

O violonista João Omar encontra a Orquestra de Violões da Paraíba para juntos renderem homenagem ao menestrel Elomar Figueira Mello no concerto intitulado Sertão Encantado de Elomar, que será apresentado no dia 30 de agosto, às 20h, na Sala de Concertos Radegundis Feitosa no campus I da UFPB. A entrada é gratuita e por ordem de chegada.

Depois deste momento único em João Pessoa, o show segue no dia seguinte para apresentação no Teatro Santa Isabel, em Recife.

Neste concerto serão interpretadas algumas das canções mais representativas do cancioneiro baiano, como Campo Branco, Arrumação, Curvas do Rio, o “Pidido”, e algumas surpresas do repertório instrumental erudito para violão solo de Elomar.  Poucos instrumentistas se arriscam a gravar ou mesmo executar publicamente a obra de Elomar, o que faz deste concerto um espetáculo imperdível.

João Omar

João Omar é instrumentista, maestro, compositor, cantor e foi o primeiro violonista a registrar em disco a obra completa para violão solo composta por Elomar, seu pai. Já se apresentou em teatros de vários estados brasileiros e em alguns da Europa como Portugal, Inglaterra e Áustria. Tem dois CDs gravados e participações em discos de vários outros artistas como Dani Lasalvia e Xangai. Além do magnífico violão que toca, João Omar dividiu com Elomar o CD Árias Sertânicas, tocando e cantando fragmentos de óperas como Tão Tarde e Nem Sinal, cena final da ópera A Carta.

Orquestra de Violões da Paraiba

A Orquestra de Violões da Paraíba é considerada um ícone na cultura paraibana. Fundada em 1992 pelo maestro Gladson Carvalho, desde 2007 é coordenada pela maestrina Carla Santos, ex-integrante da formação original da orquestra. Tem 03 CDs gravados, dos quais o mais recente é totalmente dedicado à música paraibana: “Orquestra de Violões Interpretando a Paraíba”.