Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Concerto da OSUFPB homenageia dia nacional do choro

Concerto da OSUFPB homenageia dia nacional do choro

O evento conta com participação especial de grupo de choro paraibano
publicado: 25/04/2023 16h08, última modificação: 25/04/2023 16h08

Baixe o programa do concerto clicando AQUI.

Mais uma vez a OSUFPB abraça a música popular para a realização de um concerto, agora homenageando um dos gêneros mais genuínos da música brasileira, que é o choro. O evento faz alusão do Dia Nacional do Choro, comemorado no dia 23 de abril. Junto com um grupo regional paraibano, formado exclusivamente para este momento de afirmação da cultura nacional, a Orquestra apresenta clássicos do gênero e também composições de artistas convidados. O concerto acontece nesta sexta, 28 de abril, às 20h00, na Sala Radegundis Feitosa. A entrada é gratuita e a ocupação da sala obedece ao critério de ordem de chegada.

Garanta sua vaga

A coordenação do Lamusi, que administra a Sala Radegundis Feitosa, recomenda que o público chegue com pelo menos meia hora de antecedência, pois os concertos da OSUFPB sempre são precedidos de comentários sobre as obras apresentadas. Ademais, “é bom garantir seu lugar na Sala, pois os eventos da nossa Orquestra Sinfônica sempre lotam o espaço e não é permitido que ninguém na plateia fique em pé”, afirma Eduardo Lima, coordenador do Laboratório de Música Aplicada.

Sobre o concerto

Em abril celebra-se o dia nacional do choro, uma homenagem ao aniversariante do mês, Pixinguinha, e a todos e todas que vem desde o fim do século XIX tocando, dançando e apreciando os maxixes, sambas, polcas, valsas, baiões, entre outros ritmos brasileiras que integram o gênero do choro.

Através da sua Orquestra Sinfônica, a UFPB participa dessa celebração apresentando um concerto com um regional de choro paraibano, no qual serão tocadas composições e arranjos de artistas de João Pessoa, bem como músicas conhecidas do repertório do choro de Jacob do Bandolim, Paulinho da Viola e Sivuca, com destaque para algumas obras de Waldir Azevedo que estaria completando 100 anos de idade em 2023.

O público será brindado com a apresentação dos solistas Lucas Andrade e Dany Dantas nos clarinetes, Emanoel Barros ao trompete, Marcos Andrade e Potyzinho Lucena no cavaquinho, Uaná Barreto no piano, contando também com uma participação especial da cantora Anabela, de Campinas-SP. A direção musical fica por conta de Potyzinho Lucena e Eduardo Fiorussi.

Assinam composições e arranjos Emanoel Barros, Marcos Andrade, Edu de Maria (SP),  Renato Martins (RJ), Potyzinho Lucena, Eduardo Fiorussi. Esses dois últimos fazem também a direção musical do concerto.

O Grupo de Choro

O Grupo Regional de Choro foi montado exclusivamente para este concerto, fazendo alusão ao dia em que se homenageia este gênero de música brasileira, comemorado no dia 23 de abril, data de nascimento de Pixinguinha, um dos mais importantes compositores que representam um marco no desenvolvimento do choro no Brasil.

Integram o grupo, professores do bacharelado e da educação musical da UFPB junto com músicos populares da cidade de João Pessoa.

A OSUFPB

A OSUFPB é um equipamento cultural da UFPB pertencente ao Centro de Comunicação, Turismo e Artes e ligado aos Departamentos de Música e Educação Musical da instituição. A Orquestra tem finalidades pedagógicas que envolvem professores e alunos da UFPB, além de contribuir para a formação de plateia para o público pessoense. Atualmente conta vinte e um músicos fixos – todos de cordas - e com a participação eventual de professores e alunos dos cursos de música da UFPB, além de colaboradores voluntários da cena sinfônica paraibana.