Notícias
OSUFPB realiza o terceiro concerto da temporada 2022
Clique AQUI para acessar o programa do concerto
A Orquestra Sinfônica da Universidade Federal da Paraíba - OSUFPB realiza, neste 1º de abril, o seu terceiro concerto da temporada de 2022. O evento acontecerá de forma híbrida, com presença parcialmente garantida para o público e também com transmissão ao vivo pelo perfil da OSUFPB no Instagram. O concerto ocorrerá a partir das 20h, na Sala de Concertos Radegundis Feitosa, no campus I da UFPB, em João Pessoa.
Presencial e on line
Clique aqui e veja o passo a passo para sua inscrição
O concerto poderá ser assistido on line pelo instagram da OSUFPB @osufpb_oficial, mas também será aberto ao público no local do evento. A presença de público, entretanto, respeitará todos os protocolos de biossegurança instituídos pelos órgãos de saúde, em especial do próprio Comitê de Biossegurança da UFPB. Serão, portanto, ofertadas 80% das cadeiras disponíveis na Sala Radegundis Feitosa. Para participar, os interessados devem se inscrever por meio do Sistema Integrado de Gestão de Eventos (SIGEventos), no site https://sigeventos.ufpb.br/eventos. Esse Sistema é aberto para pessoas com ou sem vínculo com a UFPB. Quem não tiver vínculo, entra depois de fazer um cadastro.
O concerto
Este terceiro concerto de 2022 será regido pelo violoncelista Nilson Galvão e executa um repertório escolhido especialmente para o momento, pensado conjuntamente pelo maestro e representantes da Orquestra.
O público da OSUFPB poderá se deleitar com o “Adágio para Cordas”, de Samuel Barber (1910 - 1981), “Serenata para Cordas”, de Josef Suk (1929 - 2011), e a “Suíte São Paulo”, de Gustav Holst (1874 - 1934).
“Neste concerto, vamos encontrar elementos de tristeza, reflexão, saudosismo, luta, conflito, alegria, dança, diversão”, é o que afirma Nilson Galvão, que rege pela primeira vez a OSUFPB neste momento em que os músicos saem de um longo período de distanciamento dos palcos.
Sobre o fato de estar à frente dessa Orquestra, diz Nilson: “Para mim é uma grande honra, esse convite pra reger a OSUFPB, pelo histórico que a orquestra tem de qualidade e pelos excelentes maestros que regeram o grupo”. Por causa da pandemia, Nilson não segura uma batuta desde dezembro de 2019.
O regente
Atualmente sem regente oficial, a OSUFPB tem convidado importantes nomes para a regência de seus concertos. Este será realizado sob a batuta do violoncelista pernambucano Nilson Galvão.
Natural de Recife/PE, Nilson Galvão iniciou, em 1988, seus estudos formais no violoncelo. Recebeu premiações nos concursos II Concurso Nacional de Cordas, bem como o prêmio revelação – 1993 e Prêmio Paraíba de Música de 1997. Desde 2013 é membro do renomado grupo instrumental Paraibano – Quinteto da Paraíba – onde desenvolve uma linguagem musical que vai além da tradicional sonoridade camerística, buscando novas linguagens e possibilidades.
Em 2007 iniciou trabalho na área da regência, recebendo orientação de importantes maestros como: Robert Gaddis, Kim Lloyd, Jorge Mester, Isaac Karabtchevsky, Sarah Ioanidis, Cláudio Cruz e Lanfranco Marcelletti.
Nilson é bacharel e mestre em música pela Universidade de Campbellsville – EUA, e tem também titulação em direção de orquestra pelas Universidade de Louisville. No ano de 2014 assumiu a direção artística/musical do projeto social Orquestra Criança Cidadã sediado na cidade do Recife.
A OSUFPB
A OSUFPB é um equipamento cultural da UFPB pertencente ao Centro de Comunicação, turismo e Artes e ligado aos Departamentos de Música e Educação Musical da instituição. A Orquestra tem finalidades pedagógicas que envolvem professores e alunos da UFPB, além de contribuir para a formação de plateia para o público pessoense. Atualmente conta vinte músicos fixos e com a participação eventual de professores e alunos dos cursos de música da UFPB, além de colaboradores voluntários da cena sinfônica paraibana.
Com concertos preponderantemente realizados na Sala Radegundis Feitosa, que fica no Campus I da UFPB, a OSUFPB se propõe a apresentar obras de grandes compositores da história da música universal e regional, contemplando ainda artistas da cena local e realizando concertos didáticos para crianças e adolescentes.