Fernando de Szyszlo
Fernando de Szyszlo, nascido em Lima-Peru(1925), veio a óbito em San Isidro-Peru (2017). Foi pintor, escultor e gravador. Estudou arquitetura na Escola Nacional de Engenharia e na Faculdade de Artes Plásticas da Universidade Católica de Lima. Na Universidade Católica teve aulas com o mestre expressionista austríaco Adolfo Winternitz. Em 1958 torna-se professor titular de pintura na Universidade Católica de Lima.
Artista culto, marcou sua obra tanto pelas influências pictóricas e literárias. Deu início a sua carreira em 1945, onde fez sua primeira exposição na sua cidade natal. Sua produção artística esteve sempre marcada pelo espírito vanguardista, ainda que no início se revolvesse em torno do figurativismo.
Nunca deixou de lado suas raízes latino-americana. Aos 24, viajou para a Europa onde teve contato e absorveu influências de obras de artista, como: Rembrandt e Tintoretto. Foi então ali onde começou a orientar seu caminho para a participação no movimento internacional da arte moderna. De volta ao Peru (1950-1955), tornou-se um defensor do movimento abstracionismo. Passou a expor em várias cidades da América Latina e dos Estados Unidos.
[Fonte: http://latinoamericana.wiki.br/verbetes/s/szyszlo-fernando-de]