Hermano José, 1922-2015.
Hermano José Guedes, natural de Serraria-PB (1922), veio a óbito em João Pessoa-PB, no dia 21/05/2015. Em meados de 1936, começou seus estudos de desenho e pintura no Curso Primário de Tércia Benevides e no Lyceu Paraibano, com Olívio Pinto e Eduard Stuckert. Já em 1940 conheceu José Lyra que o orientou nas técnicas de pintura, juntos participaram da criação do Centro de Artes Plásticas da Paraíba-CAP, onde começou a lecionar pintura e desenho (1946).
Em 1956 mudou-se para o Rio de Janeiro onde frequentou os cursos de pintura do MAM com Ivan Serpa, e de gravura no Liceu de Artes e Ofício. Foi contemplado com uma bolsa de estudo integral para o cursar a Oficina de Gravura do MAM-RJ. Durante sua carreira, expôs em várias edições do Salão de Arte Moderna e foi selecionada para a V Bienal Internacional de São Paulo, em 1961.
Voltou para a Paraíba em 1976 para assumir e criar o Museu de Arte do Estado, sendo nomeado Assessor cultural. Também fez parte da Fundação Espaço Cultural da Paraíba, sendo coordenador de artes plásticas (1978). Começou a lecionar aulas de gravura na UFPB no Departamento de Artes da UFPB, que foi responsável posteriormente pela implementação da Pinacoteca da Universidade, hoje conhecida como Pinacoteca da UFPB.
[Fonte: Dicionário das Artes Visuais na Paraíba, 2004, Dyógenes Chaves Gomes]