|
COMPONENTES CURRICULARES OBRIGATÓRIOS
|
CÓDIGO
|
COMPONENTE CURRICULAR OBRIGATÓRIO
|
EMENTA
|
CARGA HORÁRIA
|
Nº DE CRÉDITOS
|
SAVIS0034
|
PROCESSOS TEÓRICOS E HISTÓRICOS EM ARTES VISUAIS
|
Estudo das teorias estéticas visando compreender as discussões sobre a arte, a beleza, criação e a função da arte. Investigando questões sobre a construção de poéticas visuais e o processo criativo na pesquisa em artes. Análise dos fundamentos teórico/práticos da pesquisa em/sobre artes visuais numa perspectiva contemporânea.
|
60
|
04
|
SAVIS0035
|
PROCESSOS DE INVESTIGAÇÃO EM/SOBRE/COM ARTES VISUAIS
|
Diferentes procedimentos e conhecimentos produzidos pela Arte e pela Ciência. A ética nos processos de investigação artística. Estudos de abordagens teórico-metodológicas da pesquisa em/sobre/com Arte. Estratégias de produção, coleta e análise de dados da pesquisa em/sobre/com Arte.
|
60
|
04
|
SAVIS0036
|
SEMINÁRIO ORIENTADO DE INVESTIGAÇÃO PARA DISSERTAÇÃO
|
Composto pelos momentos de encontro e discussão entre orientadores e orientandos, visando ao acompanhamento e orientação da pesquisa e a elaboração da dissertação.
|
60
|
04
|
|
|
COMPONENTES CURRICULARES ELETIVOS
|
|
|
CÓDIGO
|
COMPONENTE CURRICULAR ELETIVO
|
EMENTA
|
CARGA HORÁRIA
|
Nº DE CRÉDITOS
|
SAVIS0018
|
ESTUDOS EM HISTÓRIA DAS ARTES VISUAIS
|
Aprofunda o estudo de teorias que discutem a função das artes visuais e do artista, os conceitos e valores do objeto estético, a forma e o conteúdo da produção artística a partir de sua contextualização histórico-cultural, assim como as reflexões teóricas e críticas que acompanharam as transformações das artes visuais no último século. Aborda também o desenvolvimento de reflexões teóricas a partir do estudo das diferentes abordagens das artes visuais.
|
60
|
04
|
SAVIS0019
|
PROCESSOS DE CRIAÇÃO EM ARTES VISUAIS NA CONTEMPORANEIDADE
|
Análise dos partidos estéticos e inquietações da produção contemporânea, partindo de uma introdução sobre o sistema da arte (instituições, galerias, curadoria, bienais e feiras) e o papel dos artistas diante desse espectro. Processos criativos de um elenco de artistas estrangeiros e brasileiros com trajetórias expressivas e peculiares em diversas áreas (pintura, desenho, escultura, instalação, fotografia, performance).
|
60
|
04
|
SAVIS
|
ENSINO DAS ARTES VISUAIS NA CONTEMPORANEIDADE
|
Panorama cultural da contemporaneidade e seus reflexos no ensino de arte. Análise das propostas contemporâneas para o ensino de arte. Reflexões sobre o educador na atualidade e na sociedade do conhecimento.
|
60
|
04
|
SAVIS0037
|
TÓPICOS ESPECIAIS EM PROCESSOS TEÓRICOS E HISTÓRICOS EM ARTES VISUAIS
|
Ementa Variável de acordo com a proposta do/a pesquisador/a no semestre.
|
60
|
04
|
SAVIS0021
|
HISTÓRIA DAS ARTES VISUAIS NO BRASIL
|
Estudo da História das Artes Visuaisno Brasil englobando os momentos mais significativos do barroco à pós-modernidade, atentando para aspectos contextuais.
|
60
|
04
|
SAVIS0022
|
ASPECTOS DAS ARTES VISUAIS NO NORDESTE BRASILEIRO |
Estudo, análise e discussão de conteúdos sobre as artes visuais em eixos não hegemônicos - tendo como exemplo o Nordeste brasileiro abordando-os sob o ponto de vista panorâmico, mas particularizado, especificidades regionais em relação às nacionais e globais.
|
60
|
04
|
SAVIS0038
|
TÓPICOS ESPECIAIS EM PROCESSOS CRIATIVOS EM ARTES VISUAIS
|
Ementa Variável de acordo com a proposta do/a pesquisador/a no semestre.
|
60
|
04
|
SACVIS0024
|
ARTES VISUAIS EM ESPAÇOS PÚBLICOS
|
Aprofundamento das possibilidades de análise da relação da obra em artes visuais fora do contexto institucional e sua relação com o espaço público.
|
60
|
04
|
SAVIS0028
|
ENSINO DAS ARTES VISUAIS E SEU PERCURSO HISTÓRICO NO BRASIL
|
Análise e comparação das mudanças no Ensino das Artes Visuais em momentos históricos específicos, considerando aspectos contextuais no Brasil e seus desdobramentos na atualidade.
|
60
|
04
|
SAVIS0039
|
TÓPICOS ESPECIAIS EM PROCESSOS EDUCATIVOS EM ARTES VISUAIS
|
Ementa Variável de acordo com a proposta do/a pesquisador/a no semestre.
|
60
|
04
|
SAVIS0040
|
ENSINO DAS ARTES VISUAIS EM ESPAÇOS NÃO-FORMAIS E/OU INFORMAIS |
Estudo e análise crítica dos pressupostos do ensino de artes visuais aplicáveis a educação não formal e informal. Desenvolvimento de estratégias para construção de conhecimentos que habilitem o educador a realizar um trabalho apropriado aos espaços educativos não-formais e informais.
|
60
|
04
|
SAVIS0031
|
CULTURA VISUAL: AS VISUALIDADES NO ENSINO DAS ARTES VISUAIS
|
Análise das perspectivas teóricas da cultura visual. Considerações sobre a visualidade e suas potencialidades no ensino das Artes Visuais. Relatos de experiência e possibilidades investigativas em cultura visual.
|
60
|
04
|
SAVIS0044
|
ESTUDOS SOBRE PATRIMÔNIO CULTURAL E MUSEUS
|
Estudos dos conceitos de Patrimônio Cultural; a temática do patrimônio cultural relacionada aos Museus; debates contemporâneos acerca do Patrimônio Cultural. Patrimônio Material e Imaterial.
|
60
|
04
|
SAVIS0045
|
EXPOGRAFIAS
|
Elementos constituintes das exposições. Metodologias e técnicas. Teoria e prática de design expográfico.
|
60
|
04
|
SAVIS0046
|
MUSEOLOGIA CONTEMPORÂNEA
|
Transformações políticas, sociais e econômicas como geradoras da produção cultural do mundo contemporâneo nas artes, na indústria cultural, na ciência, na tecnologia e na educação. Tipos de museus.
|
60
|
04
|
SAVIS0048
|
ARQUITETURA E ESPAÇOS DE MUSEUS E INSTITUIÇÕES CULTURAIS
|
Tipologias arquitetônicas e programa de necessidades para museus. (Re)arquiteturas. Acessibilidade. Segurança física e segurança passiva. Elaboração do Programa Arquitetônico no âmbito do Plano Museológico.
|
60
|
04
|
SAVIS0041
|
ARTE, PRÁTICAS CURATORIAIS E ACERVOS
|
Estudos em torno de concepções das práticas curatoriais (artísticas e historiográficas) e arquivísticas. Acervos entre lógicas de organização e difusão. Arte, memória, discurso, desaparecimento, permanência. Desafios, estratégias e redefinições de conservação e catalogação. Arte, acervo e tecnologias. Diversidade midiática e corpo como arquivo.
|
60
|
04
|
SAVIS0042
|
ARTE E POLÍTICA
|
Abordagem de questões pertinentes, na contemporaneidade, às implicações mútuas entre Artes Visuais e políticas ou micropolíticas. Corpo, contemporaneidade, biopolítica e seus efeitos nas artes visuais.
|
60
|
04
|
SAVIS0043
|
CORPO E VISUALIDADES
|
Abordagem do corpo numa perspectiva interdisciplinar entre a área de Artes Visuais e outras áreas. Corpo, Artes Visuais e História, Filosofia, Ciências Sociais, Arquitetura, Moda, Educação, Comunicação, etc.
|
60
|
04
|
SAVIS0047
|
ESTUDOS DE PÚBLICOS EM MUSEUS
|
Discussão sobre a temática dos estudos de público em instituições museológicas. Análise de exemplos de estudos de público em Museus. Abordagens metodológicas para realização de pesquisas de público e as novas organizações de pesquisa de público em Museus: o Observatório de Museus e Centros Culturais (OMCC) e Observatório Ibero americano de Museus (OIMCC). Experiência prática em estudos de público em museus.
|
60
|
04
|
SAVIS0049
|
QUESTÕES DE GÊNERO E SEXUALIDADES NAS ARTES VISUAIS
|
A disciplina propõe estudo no campo das artes visuais, gênero e sexualidades através de desdobramentos antropológicos, históricos e da cultura visual. Busca-se compreender: (a) as formas de poder e movimentos sociais minoritários (produções artísticas de mulheres, feministas e LGBTT); (b) os marcadores sociais da diferença: sexualidades, corpo, raça, etnia e classe social; (c) os estudos queere poéticas do corpo e; (d) as representações de gênero e sexualidades na contemporaneidade.
|
60
|
04
|
SAVIS0050
|
ARTE E DESIGN
CONTEMPORÂNEOS
|
Investigação e análise crítica sobre a produção da Arte e do Design no século XX (a partir da segunda metade do século) e XXI e suas influências recíprocas, abordando suas diferentes dimensões: socioculturais, formais, técnicas, conceituais, estéticas, políticas.
|
60
|
04
|
SAVIS0051
|
ENSINO DAS ARTES VISUAIS E DIVERSIDADE
|
Teoria e prática na educação inclusiva. Pesquisa e formação de professores para o ensino inclusivo de artes visuais. Produção social da diferença. Matrizes curriculares e ação inclusiva. A inclusão no contexto da escolarização. Materiais pedagógicos inclusivos no ensino de Artes.
|
60
|
04
|
SAVIS0052
|
ENSINO DAS ARTES VISUAIS, NEUROCIÊNCIA E MULTISENSORIALIDADES
|
O funcionamento cerebral. Modalidades sensoriais. Padrões neurais, mapas e imagens mentais. Cérebro e mente. As generalidades biológicas e o sujeito particular. O cérebro e as imagens. A mente e as imagens. Semântica e imagem visual: a criança e o artista. O ensino de Artes Visuais frente à compreensão do funcionamento do cérebro e da mente.
|
60
|
04
|
SAVIS0053
|
ARTES VISUAIS E INTERFACES TECNOLÓGICAS
|
Investigação de uma arte que incorpora a ubiquidade da tecnologia com novos desafios para a percepção, e que redimensiona a estética trazendo novos debates políticos quanto ao controle, acesso a dados pessoais, mesclando as esferas do público e do privado.
|
60
|
04
|
|
|
ATIVIDADES
|
|
|
59EDPO260
|
ESTÁGIO DE DOCÊNCIA
|
Desenvolvido em sob supervisão em uma disciplina do curso de Graduação em Artes Visuais da universidade em que o estudante está matriculado.
|
60
|
04
|