Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > PPGAV UFPB - Defesa de Mestrado em Artes Visuais - Carlos Eduardo Salustiano

PPGAV UFPB - Defesa de Mestrado em Artes Visuais - Carlos Eduardo Salustiano

publicado: 13/03/2017 18h17, última modificação: 14/11/2022 08h05

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA - UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO

PROGRAMA ASSOCIADO DE PÓS GRADUAÇÃO EM ARTES VISUAIS

MESTRADO EM ARTES VISUAIS

BANCA DE DEFESA DE DISSERTAÇÃO EM ARTES VISUAIS

Local: Sala 214, CCTA - UFPB.

Data: 16/03/2017

Hora: 14:00

Discente: CARLOS EDUARDO SALUSTIANO

TÍTULO

A CULTURA PERIFERICA NO ENSINO DE ARTES VISUAIS: REFLEXOES A PARTIR DA ESCOLA MUNICIPAL FREI AFONSO NO BAIRRO DO ROGER, JOAO PESSOA, PB

RESUMO

A presente investigação aborda comparativamente imagens e artefatos produzidos pelos estudantes da Escola Municipal Frei Afonso, localizada no bairro do Roger, na cidade de João Pessoa – PB, com o referencial cultural estético da sua comunidade e com o seu próprio cotidiano. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa e exploratória. Os caminhos seguidos para se chegar ao objetivo principal desta pesquisa compreenderão a contextualização das referencias culturais de um Grupo Focal de estudantes da escola pesquisada, levantamento de dados documentais da escola, investigação das imagens e objetos produzidos pelos estudantes nas aulas de Artes da escola, e a realização de um mapeamento cultural da comunidade onde os estudantes residem. Também para o levantamento de dados contarei com os seguintes instrumentos de coleta: aplicação de questionários, entrevistas, depoimentos, documentação fotográfica e audiovisual. A pesquisa terá o foco de responder se a escola aborda a estética do cotidiano da comunidade e dos estudantes no currículo de Artes, fundamentada por pesquisas bibliográficas voltadas para o estudo da Estética do Cotidiano, da Cultura e Arte da periferia e a Educação Multicultural.

PALAVRAS CHAVE: Cultura e Arte periférica. Estética do Cotidiano. Currículo Multicultural.

BANCA EXAMINADORA

Drª. RENATA WILNER - UFPE - Orientadora.

Dr. ROBSON XAVIER DA COSTA - UFPB - Examinador Interno

Drª. ANDREA PENTEADO DE MENESES - Examinadora Externa à Instituição