Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > QUADRO DE DISCIPLINAS 2019.2 - MATRÍCULAS ALUNOS REGULARES E ESPECIAIS

QUADRO DE DISCIPLINAS 2019.2 - MATRÍCULAS ALUNOS REGULARES E ESPECIAIS

publicado: 18/07/2019 09h16, última modificação: 14/11/2022 08h06

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

PROGRAMA ASSOCIADO DE PÓS GRADUAÇÃO EM ARTES VISUAIS UFPB/UFPE

ALUNOS REGULARES

PERÍODO 2019.2 –  de agosto a dezembro de 2019

OBS: MATRÍCULAS EXCLUSIVAMENTE ONLINE PELO SIGAA.

Período de matrícula dos alunos(as) regulares - 01 a 09 de agosto de 2019)

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

ALUNOS ESPECIAIS

Período de matrícula alunos(as) especiais - de 01 a 07 de agosto de 2019 - das 8h às 12h.

Obs.: As matrículas dos alunos especiais serão exclusivamente presenciais e escolher apenas uma disciplina optativa.

Documentação necessária aos alunos especiais:

Alunos(as) Especiais:

1 - Cópia do RG, CPF ou passaporte (estrangeiros);

2 - Cópia do comprovante de residência;

3 - Currículo Lattes atualizado na versão impressa;

4 - Carta de intenções explicando o interesse em cursar a(s) disciplina(s);

5. Ficha de matrícula para aluno(a) especial preenchida e assinada (em anexo);

6. Cópia do Diploma de Graduação

Início das aulas semestre 2019.2 - dia 12 de AGOSTO de 2019 (PREVISÃO).

DISCIPLINA OBRIGATÓRIA

DISCIPLINA

CÓDIGO

CRÉDITOS

Seminário de Orientação

1412003

Sextas feiras das 8h às 12h

Sala 105, bloco A, CCTA

Todos os docentes com orientação no Programa

Composto pelos momentos de encontro e discussão entre orientadores e orientandos, visando ao acompanhamento e orientação da pesquisa e a elaboração da dissertação.

DISCIPLINAS ELETIVAS

DISCIPLINA

CÓDIGO

CRÉDITOS

Estudos em História das Artes Visuais

SAVIS0018

Quintas feiras das 8h às 12h

Dr. Alberto Pessoa e Drª. Fabíola Alves

Aprofunda o estudo de teorias que discutiram e discutem a função das artes visuais e do artista, os conceitos e valores do objeto estético, a forma e o conteúdo da produção artística a partir de sua contextualização histórico-cultural, assim como as reflexões teóricas e críticas que acompanharam as transformações das artes visuais no último século. Aborda também o desenvolvimento de reflexões teóricas a partir do estudo das diferentes abordagens das artes visuais, refletindo acerca de sua adequação ao momento contemporâneo.

Processos de Criação em Artes Visuais na Contemporaneidade

SAVIS0019

Quartas feiras das 8h às 12h

Dr. Marcelo Coutinho

Análise dos partidos estéticos e inquietações da produção contemporânea, partindo de uma introdução sobre o sistema da arte (instituições, galerias, curadoria, bienais e feiras) e o papel dos artistas diante desse espectro. Processos criativos de um elenco de artistas estrangeiros e brasileiros com trajetórias expressivas e peculiares em diversas áreas (pintura, desenho, escultura, instalação, fotografia, performance).

Tópicos Especiais em Ensino das Artes Visuais: estudos das imagens

SAVIS0029

Segundas feiras das 8h às 12h

Drª. Luciene Lehmkuhl; Dr. Robson Xavier e Drª. Sabrina Melo

Discussões e análises de questões relacionadas à Área de Concentração em História e Crítica das Artes Visuais, de modo a complementar os conhecimentos necessários à concretização dos projetos de pesquisas.