Você está aqui: Página Inicial > Contents > Páginas > Paginas Projetos de Pesquisa > O País da Saudade Arte e política nas margens do Capibaribe - Narrativas orais e visuais entre a História e a Memória (1980)
conteúdo

O País da Saudade Arte e política nas margens do Capibaribe - Narrativas orais e visuais entre a História e a Memória (1980)

por PPGAV publicado 03/05/2017 13h34, última modificação 14/11/2022 08h06

Descrição: O presente projeto é uma proposta de trabalho para desenvolver atividades de pesquisa, ensino e extensão junto ao Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Pernambuco. O objeto de estudo deste projeto vincula-se a uma área de interesse compreendida entre os lugares da História, da Política, da Memória (fontes orais) e da Imagem (fontes visuais). Portanto, está relacionado com a Linha de Pesquisa Cultura e Memória do Norte e Nordeste. Outrossim, em seu escopo teórico metodológico abre sensíveis diálogos com as demais Linhas de Pesquisa Programa especificamente no trabalho de formação do historiador. Este projeto configura-se em continuidade ao estudo desenvolvido na tese de doutorado realizado no âmbito do Programa de Pós Graduação em História da Universidade Federal de Pernambuco, em que analisei a configuração e reconfiguração das artes plásticas na cidade do Recife na década de 1980. O objeto central dessa nova investida primeiramente é a análise histórica da relação entre as artes plásticas e a política, sobretudo, no recorte temporal da primeira metade da década de 1980, no contexto do período chamado de redemocratização, marcado pelas eleições de 1982 e 1986, e pela Campanha das Diretas Já. O estudo da produção imagética desse momento com maior profundidade do que foi possível fazer no contexto do doutorado realizado, permitirá compreender as condições e as forças - históricas, econômicas, sociais, culturais ? que delinearam os caminhos da produção das artes plásticas naqueles anos, seus compromissos com questões políticas e sociais da época, os entrelaçamentos das relações de poder e os diversos usos que se fizeram das imagens (artísticas e fotográficas) na construção de um discurso nominado de redemocratização do país. O desenvolvimento do projeto aportará, ao PPGH, a ampliação dos acervos do Laboratório de História Oral e Imagem, com a doação do arquivo constituído durante a pesquisa de doutorado, bem como a difusão dos conhecimentos produzidos neste projeto por meio das atividades de extensão, cuja culminância se materializará em uma exposição. Ao assim fazer, estamos propondo um intercâmbio de mão dupla. Ao mesmo tempo em que se constitui na oportunidade de levar ao PPGH o debate produzido sobre o assunto, e compartilhar, assim, o material de pesquisa colhido e selecionado que se desdobrará em outras perspectivas de analise; é também a possibilidade de enriquecer a pesquisa através do debate com os demais colegas pesquisadores e professores brasileiros. A investigação pretende somar-se ao conjunto de produções teóricas acerca do tema e ampliar os estudos e reflexões sobre as maneiras, como, quais fios e ressonâncias e por quais caminhos se deram os entrelaçamentos da arte e da política na cidade do Recife.. 
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 
Alunos envolvidos: Doutorado: (2) . 

Integrantes: Joana D Arc de Sousa Lima - Integrante / Rezende, Antonio Paulo - Coordenador.