Você está aqui: Página Inicial > Conteúdo > Notícias > Parceiro do PPJ, projeto Arbocontrol, realiza live nesta quinta (17) às 19 horas

Transmitido através do youtube, evento vai contar com convidados e apresentação de produtos midiáticos desenvolvidos na região Nordeste
publicado: 17/02/2022 15h41, última modificação: 14/03/2023 11h50

Nesta quinta-feira (17), o projeto Arobocontrol, parceiro do Programa de Pós-graduação em Jornalismo da Universidade Federal da Paraíba (PPJ-UFPB), realiza às 19 horas a quinta sessão do Webinar Arbocontrol em Ação. Com a temática “Comunicação no combate às Arbovirores”, o evento conta com uma mostra dos produtos desenvolvidos pelos integrantes do projeto da região Nordeste, o lançamento de uma radionovela e a participação de convidados. O evento será transmitido através do canal www.youtube.com/c/LaboratórioEcos/.

Entre os convidados estão a editora-chefe da rádio CBN Paraíba, Carla Visani, que irá falar sobre a parceria firmada entre a rádio e o Arbocontrol para divulgação dos podcasts Saúdes em Comunidades e Jornadas: produtos desenvolvidos através de projetos de extensão da própria UFPB junto ao Arbocontrol Nordeste.

Também fazem parte da programação integrantes do Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais Sem Terra (MST) de Pernambuco, Rose Freitas e Tyto Batista. Juntamente com a equipe do Arbocontrol Pernambuco, ambos deram vida à radionovela “Picada de ódio: a picada que ninguém gostaria de sentir na pele” a qual terá seu lançamento durante a live.

No âmbito nacional, o evento conta com duas participações. Uma delas é da coordenadora nacional do componente 3 do projeto Arbocontrol –  que trata dos processos de Educação, Informação e Comunicação para o controle do vetor Aedes Aegypti – a professora Valéria Mendonça. Já representando o Ministério da Saúde, irá participar o biólogo e consultor técnico do órgão, José Braz Padilha.

Durante a mostra de produtos desenvolvidos pelos integrantes do projeto da região Nordeste, serão apresentados quadrinhos, cordéis, vídeos curtos, programas de webrádio, drops e boletins informativos, podcasts, radionovela e outros formatos midiáticos. Entre os integrantes do Arbocontrol que desenvolveram os produtos, estão professores e estudantes bolsistas de cursos de graduação e pós-graduação de 10 universidades públicas do Nordeste, além dos voluntários e demais parceiros.

Arbocontrol: prevenção e combate às arboviroses

De abrangência nacional, o Arbocontrol tem como objetivo facilitar o acesso a informações que contribuam para a melhoria da saúde de toda a socidade. O principal objetivo consiste no combate ao Aedes aegypti, inseto responsável por transmitir a dengue, zika e a chikungunya. Concebido  inicialmente pela Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade de Brasília, atualmente o projeto desenvolve ações em todos os estados do país através de parcerias estabelecidas com universidades brasileiras e estrangeiras.

Na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), o projeto conta com a colaboração do Programa de pós-graduação em Jornalismo (PPJ-UFPB),  dos projetos de extensão Web Rádio Porto do Capim, Espaço Experimental, e Promoção da Saúde em Comunidade com Ênfase nas Estratégias da Família, coordenados respectivamente pelas professoras Norma Meireles, Patrícia Monteiro e Maria Aparecida Bezerra.