PAULA DE SOUZA PAES
Paula de Souza Paes | Credenciada pelo Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da UFPB para orientar mestrado. Pós-Doutora pela UEPG/MG, Doutora em Ciências da Informação e da Comunicação pela Université Grenoble-Alpes - França (2014), Mestra em Ciências da Informação e da Comunicação pela Université Grenoble-Alpes - França (2009), Graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela PUC/MG (2005).
Projetos de Pesquisa: Laboratório de pesquisa sobre história, profissionalização, práticas e identidades do jornalismo.
Projetos de Extensão: Governança na Internet na Paraíba e democracia: impactos da datificação e das plataformas digitais nas esferas da política, da informação e da comunicação; Laboratório de pesquisa sobre história, profissionalização, práticas e identidades do jornalismo.
Interesses de orientação: Plataformas digitais e jornalismo; História, profissionalização e identidades no jornalismo; Memória e jornalismo na Paraíba; Linguagem jornalística: novos formatos e narrativas; Desinformação, ética e práticas jornalísticas de verificação Jornalismo, Acontecimento e Política.
E-mail: paulasouzapaes@gmail.com
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6904213635273735
Publicações Destacadas da Docente
Entre comunicação pública e promoção política: interações de Emmanuel Macron e youtubers na gestão da pandemia de covid-19
Jornalistas e construção midiática dos problemas públicos
Do impresso ao audiovisual: rotinas produtivas, formatos e modelos de negócio no Diário de Pernambuco e Jornal do Commercio
A produção digital e audiovisual no Jornal do Commercio. Entrevista com Arnaldo Carvalho - editor executivo de imagem no Jornal do Commercio
Novas rotinas de produção de formatos audiovisuais no Diário de Pernambuco. Entrevista com Jaíne Cintra - editora de Arte e Multimídia do Diário de Pernambuco
As experimentações audiovisuais no Diário de Pernambuco. Entrevista com Marcionilda Teixeira - repórter do Diário de Pernambuco
Jornalismo e diversidade étnico-cultural no contexto francês: uma análise das políticas de regulação do Conselho Superior de Audiovisual
La constitution de la spécialité journalistique sur l’immigration en France : logiques politiques et professionnelles dans la production d’information
La naissance de la « spécialité » thématique de l’immigration dans les médias français
Fait divers e "imigrantes": o papel da dimensão territorial e comercial da imprensa francesa
Les enjeux communicationnels de la question immigrée en France
Adquira seu exemplar
Mediatisation de la question immigrée en France: communication et pratiques journalistiques au prisme d'un espace public sociétal
Livre acesso