Notícias
OSUFPB e Pequena Orquestrra Popular (POP) fazem, juntas, concerto em homenagem à cena musical independente da Paraíba
Baixe o programa do concerto clicando AQUI
A Orquestra Sinfônica da UFPB - OSUFPB e a Pequena Orquestra Popular – POP, também da UFPB, se juntam para fazer um concerto que exalta a cena autoral da Paraíba, tocando canções de compositores da cena independente do estado. O evento é às 20h00, na Sala de Concertos Radegundis Feitosa. A entrada é gratuita e por ordem de chegada.
São duas orquestras que nasceram dentro de uma instituição de ensino superior e por isso se dão ao propósito de formação de plateia, mas também cumprem fins pedagógicos, envolvendo alunos do curso de música da UFPB e dialogando com a cena cultural local. Sendo assim, a OSUFPB, que se constitui num dos grupos consagrados da cena sinfônica brasileira e é formada por profissionais de excelência, se junta à Orquestra POP, que é composta por alunos da graduação em música da instituição, culminando com um concerto conceitual que oportuniza aprendizados, além de colocar todos em contato com o poder criativo dos compositores paraibanos. O resultado é um rito de afirmação da cultura paraibana exaltado por mais de cinquenta músicos, cantores e artistas locais. Este concerto é coordenado pelos professores do DEMUS (Departamento de Música da UFPB) Carlos dos Santos e Chico Santana, que são, respectivamente, coordenadores da OSUFPB e da Orquestra POP.
Atenção! Chegue cedo e garanta sua vaga
A coordenação do Lamusi - Laboratório de Música Aplicada, que administra a Sala Radegundis Feitosa, recomenda que o público chegue com pelo menos meia hora de antecedência, pois assim garantirá um bom assento e ainda assistirá a um comentário sobre as obras apresentadas, quinze minutos antes do concerto.
Esclarece ainda que, uma vez alcançada a lotação da sala, que é de trezentas pessoas, não será permitida a entrada de mais ninguém por questão de conforto e segurança. Depois da sala cheia, com todos devidamente acomodados, a porta será fechada.
Uma Cena Parahyba
O concerto traz canções dos compositores Totonho, Erick, Adeildo Vieira, Milton Dornellas, Banda Fôrra, Socorro Lira, Pedro Osmar, Paulo Ró, Mayra Ferreira, Wister e Escurinho. Quem assina os arranjos para esta formação orquestral são os músicos, compositores e arranjadores Carlos dos Santos e os irmãos Rudá e Uaná Barreto, que já têm trabalhado ao lado da OSUFPB, tocando ou fazendo arranjos para ela.
Duas canções serão tocadas de forma instrumental, mas as demais terão a participação de seus autores ou de intérpretes consagrados da nossa cena cultural independente. Acompanhados por esta grande orquestra, os artistas paraibanos que emprestarão sua voz são Escurinho, Adeildo Vieira, Nathalia Bellar, Guga Limeira e Gláucia Lima. Para completar esta exuberante proposta, as cantoras Ju Fábia e Jessica Cardoso, que fazem parte da Orquestra POP, estarão mostrando sua grandeza como intérpretes. O cantor e compositor Erick, que também compõe a POP, participa cantando sua própria canção.
Pequena Orquestra Popular – POP
A Pequena Orquestra Popular - POP - foi criada em 2022 como um espaço para performance musical popular dentro da Universidade Federal da Paraíba. Vem se afirmando como um ambiente de trocas, onde músicos populares e eruditos interagem de maneira construtiva e dialógica, transcendendo supostas fronteiras estéticas. O conjunto surgiu como iniciativa dos músicos Chico Santana, Caio Bertazzoli e Igor Brasil, docentes da UFPB, e configura como uma ação vinculada ao Laboratório de Percussão e Rítmica (LAPER).
A orquestra conta com a colaboração de outros docentes e artistas do cenário musical paraibano, como Eduardo Fiorussi e Uaná Barreto. Busca ainda articular pesquisa, ensino e extensão, propondo um trabalho conjugado entre docentes, discentes e comunidade não acadêmica. Propõe-se ainda a promover a investigação sobre repertórios, arranjos, compositores, práticas de ensaio, improvisação e performance, além de práticas criativas com instrumento e corpo.
É formada por naipe de sopros (trompetes, saxofones, clarinete, trombone e tuba), de cordas (violinos, violas e violoncelos), sessão rítmica (bateria, percussão, contrabaixo elétrico, piano/ sanfona, guitarra e violão) e voz. Os arranjos das músicas são produzidos por colaboradores da POP e pelos próprios musicistas do grupo.
A OSUFPB
A Orquestra Sinfônica da UFPB foi fundada em 2013 e é um equipamento cultural da UFPB pertencente ao Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) e ligado aos Departamentos de Música e Educação Musical da Instituição. A orquestra tem finalidades pedagógicas que envolvem professores e alunos da UFPB, além de contribuir para a formação de plateia para o público pessoense.
Atualmente, ela conta com vinte e um músicos fixos, sendo dezenove cordas, um clarinete e uma trompa. Além disso, a orquestra, que é um grupo de arte e cultura vinculado às ações estratégicas da PROEX, conta eventualmente com a participação de professores e alunos do curso de Música da UFPB e também de colaboradores voluntários da cena sinfônica paraibana.
Com concertos majoritariamente realizados na Sala Radegundis Feitosa, que fica localizada no Campus I da UFPB, a OSUFPB se propõe a apresentar obras de grandes compositores da história da música universal e regional, contemplando também artistas da cena local e realizando concertos didáticos para crianças e adolescentes.