Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Festival Internacional de Música de Câmara PPGM-UFPB 2024
conteúdo

Notícias

Festival Internacional de Música de Câmara PPGM-UFPB 2024

publicado: 12/07/2024 09h24, última modificação: 12/07/2024 09h24

7º Festival Internacional de Música de Câmara PPGM-UFPB acontece em agosto na UFPB e promove uma interlocução entre a Música e as Humanidades

 

Acontece entre 9-17 de agosto, no campus I da UFPB, a sétima edição do Festival Internacional de Música de Câmara PPGM-UFPB. Um evento dos mais aguardados do calendário cultural de nossa cidade, que mobiliza docentes, servidores e alunos da instituição e que é aberto à toda a comunidade. Este projeto teve iniciou em 2017 e já está plenamente inserido no calendário da UFPB. Em agosto, estará completando a marca de 50 concertos apresentados e 70 masterclasses para nossos alunos, em sete edições do evento. Este ano o Festival traz musicistas dos EUA, Canadá, Itália, França, Rússia e do Brasil para uma semana de concertos abertos à comunidade e masterclasses. Receberemos a violista Kate Hamilton (EUA), o maestro e violinista Paul Chou (EUA), o violinista Ambroise Auburn (França/EUA), o violinista Guillaume Tardif (Canadá), a pianista Maria Kiki-Protodyakonova (Rússia/Canadá) e o pianista Alessandro Costantino Bianchi (Itália), além de professores da UFPB, UFCG, UFPE, UFRN, UFPA, OSUFPB, OSMJP e OSRN. Além destes músicos convidados, este ano o Festival contará com a participação de duas orquestras de nossa cidade, perfazendo um total de mais de 120 músicos nos palcos da UFPB e do Centro Cultural São Francisco, em nove concertos. O perfil de cada convidado pode ser conhecido no site do evento, na aba Artistas Convidados: https://fimc2024.homesteadcloud.com/artistas-convidados. Salientando que todas as atividades têm entrada franca, com concertos realizados na Sala de Concertos Radegundis Feitosa da UFPB, que tem capacidade para 300 pessoas, sempre às 20:00h; e no Centro Cultural São Francisco.

 WhatsApp Image 2024-07-11 at 11.30.45 AM.jpeg

 

Este ano o evento propõe uma interlocução com a área das Humanidades, em suas diversas vertentes, aqui representada por oito mulheres destacadas em suas respectivas subáreas, que apresentam minipalestras ao início de cada concerto. A cada noite, serão apresentadas algumas das obras mais representativas do repertório camerístico, muita música brasileira, obras de compositoras mulheres, uma homenagem especial ao compositor Edino Krieger (1928-2022), além de obras de compositores italianos, em referência aos 150 anos da imigração italiana no Brasil, aqui representada pelo Prof. Hermes Cuzzuol Alvarenga, que celebra 40 anos dedicados à UFPB. Ao mesmo tempo, o Festival celebra os 20 anos de fundação do Programa de Pós-Graduação em Música da UFPB. Um marco para a ampliação e desenvolvimento do ensino e pesquisa em música em nossa região, e que hoje exerce uma forte liderança na construção de políticas voltadas para a pesquisa em música do país, incluindo a presidência da principal associação nacional da área, a ANPPOM (Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música).

O Festival tem a direção artística da Profa. Kate Hamilton, docente da University of Nevada, Las Vegas e violista substituta da Orquestra Filarmônica de Berlim; e do Maestro Paul Chou, regente da Pennsylvania Sinfonia Orchestra. A coordenação está a cargo do professor e violoncelista Felipe Avellar de Aquino, da UFPB.

O evento será aberto pela Orquestra Sinfônica da UFPB, sob a regência do Maestro Paul Chou, no dia 09 de agosto, com os solistas Ambroise Auburn (França) e Kate Hamilton (EUA) na Sala de Concertos Radegundis Feitosa da UFPB, onde acontecem os concertos até o dia 17, sempre às 20:00h. A cada noite um programa de música de câmara com formações distintas, incluindo solos, duos a quintetos. Este ano, o evento terá ainda um concerto extra, no dia 23 de agosto, com a Orquestra Sinfônica Municipal de João Pessoa, no dia 23 de agosto, às 19:00h., no Centro Cultural São Francisco, com solistas do Festival sob a regência do Maestro Nilson Galvão.

 

WhatsApp Image 2024-07-11 at 11.29.51 AM.jpeg

 

Interlocução Música e Humanidades:

 Ao longo do Festival, traremos ao palco da Sala de Concertos Radegundis Feitosa oito mulheres representantes da linguística, sociologia, filosofia, cinema, letras, artes visuais e etnomusicologia, que irão responder à questão "por que a música nos emociona?", a partir da perspectiva de suas respectivas áreas de conhecimento, no âmbito das humanidades. ​Convidadas mais que especiais: Eurides de Souza Santos (Etnomusicologia - UFPB), Simone Magalhães Brito (Sociologia - UFPB), Maria Valéria Rezende (Literatura), Ana Thereza Dürmaier (Filosofia - UFPB), Regina Baracuhy (Linguística - UFPB), Madalena Zaccara (Artes Visuais - UFPE), Flávia Mayer (Cinema - UFPB), Sicília Calado (Artes Visuais - UFPB), Maria do Desterro Leiros da Costa (Poeta e Neurocientista – UFPB). As palestrantes abrem cada concerto do evento, na Sala Radegundis Feitosa, e seus respectivos perfis podem ser conhecidos no link: https://fimc2024.homesteadcloud.com/palestrantes .

 

 Internacionalização:

 O projeto do Festival Internacional tem se constituído como um dos principais pilares da política de internacionalização da área de música da UFPB, notadamente de seu Programa de Pós-Graduação, redundando em parcerias artístico-acadêmicas, acordos de cooperação com instituições da Europa, EUA e Canadá, intercâmbio docente e discente, fomento e financiamento de fundos internacionais, parcerias com embaixadas, abertura para atuação como Professor/Pesquisador Visitante Internacional, realização de projetos de circulação artística, realização de pesquisas conjuntas, além de acesso à bolsas de estudos e possibilidades de capacitação internacional para nossos discentes da graduação e pós-graduação.

 

 Música brasileira:

 A proposta do evento é de apresentar as grandes obras do repertório camerístico para as mais diversas formações. Seja no resgatar de obra de compositores injustamente esquecidos pela história da música, na promoção de novas obras e de novos compositores, como também apresentando as obras mais importantes desta literatura. No entanto, todos os anos o Festival tem o cuidado de promover a música de compositores brasileiros, inclusive nordestinos e paraibanos. Ao longo das sete edições têm sido programadas obras de José Siqueira, José Alberto Kaplan, Pedro Santos, Liduino Pitombeira, Valério Fiel da Costa, Carlos dos Santos, Chico Santana, Sivuca, Glorinha Gadelha, Maestro Vilor, Danilo Guanais, Dimas Sedícias, Clóvis Pereira, Maestro Duda e tantos outros. Figuras nacionais de peso como Camargo Guarnieri, Villa-Lobos, Francisco Mignone, Edino Krieger, Ernst Mahle, Claudio Santoro, Lorenzo Fernandes, Osvaldo Lacerda, Ronaldo Miranda, João Guilherme Ripper e André Mehmari. Sem deixar de lado as mulheres compositoras como Ilza Nogueira (UFPB), Paula Bujes (PPGM-UFPB), Catarina Domenici e da cearense Maria de Lourdes Gondim. Lembrando que na edição de 2023, foi feita uma grande homenagem ao berimbau, apresentando o instrumento ao lado dos instrumentos de cordas.

 

O compositor Edino Krieger (1928-2022) será homenageado na 7ª edição do Festival Internacional de Música de Câmara PPGM-UFPB. Um dos maiores compositores de nosso país, Edino Krieger era natural de Santa Catarina, tinha ascendência alemã, portuguesa e italiana (seu bisavô era italiano), além de origem indígena pelo lado materno. Apaixonado pela Paraíba, nos últimos 30 anos costumava veranear nas praias de Cabedelo, em busca de inspiração para suas composições, convivendo com músicos, escritores e artistas de nossa terra. Ao longo do Festival serão apresentadas sete obras de Edino Krieger, representativas de seu repertório orquestral, solo e camerístico.

 

Às Mulheres:

 Além das mulheres palestrantes da área das humanidades, a sétima edição trará um concerto mais que especial no dia 14 de agosto. Neste dia, em particular, o concerto será intitulado “Ah, estas mulheres!”, já que será aberto pela Profa. Eurides Santos (Etnomusicóloga-UFPB) e apresentará, na primeira parte do programa, obras cujos títulos fazem referência às mulheres. Desde a primeira obra do compositor Valério Fiel da Costa, intitulada “Flor e Nuvem”, com texto de Cecília Meireles, que será interpretado e declamado simultaneamente pela violinista Renata Simões (OSUFPB). Mas também pelo ciclo de obras da compositora paulista Catarina Domenici (UFRGS), intitulado “Ciranda das Mestras”, na qual cada obra tem um título dedicado a uma mulher especial na vida da compositora, seja como professora ou mentora, a exemplo de Marta, Sarah, Meredith, Lili, Beatriz e, por fim, à “Mãe Natureza” (composição que homenageia a Floresta Amazônica), uma obra de envergadura, com cerca de 30 minutos e que será apresentada pela primeira vez na Paraíba, pela pianista russo-canadense Maria Kiki-Protodyakonova, que preparou este ciclo de obras especialmente para o Festival. Esta primeira parte do programa é ainda enriquecido pela obra “Carmem: Valsa-Choro” do compositor Aldo Krieger (pai do compositor homenageado deste ano). Destacando que a pianista Kiki-Protodyakonova fez uma prévia desta obra em concerto na cidade de Bruxelas, no mês de junho passado, onde se apresentou ao lado do Prof. Felipe Avellar de Aquino, em concerto promovido pela Embaixada do Brasil na Bélgica.

 

Masterclasses:

 Além dos concertos, serão realizadas doze masterclasses para os alunos inscritos, nas áreas de violino, viola, piano, música de câmara e regência orquestral, com os convidados internacionais. Os interessados podem se inscrever através do SigEventos, com direito a certificado de participação. As informações sobre as inscrições estarão no site do Festival nos próximos dias. Lembrando que todas as atividades são gratuitas e abertas para alunos de música da UFPB, escolas de música e projetos sociais da região. Os discentes serão selecionados para participar das masterclasses na condição de alunos atuantes ou como ouvintes. Estas atividades acontecem na Sala de Concertos Radegundis Feitosa, no Auditório Gerardo Parente do Departamento de Música e no Auditório da Reitoria da UFPB, sempre no período diurno, de acordo com os horários que serão disponibilizados no website do evento (https://fimc2024.homesteadcloud.com/masterclasses)

 

Apoios e realização:

O 7º Festival Internacional de Música de Câmara PPGM-UFPB tem o apoio da Reitoria da UFPB, PRPG, PROEX, Secretaria de Estado de Cultura (SECULT-PB), Fundo Estadual de Cultura Augusto dos Anjos, Gabinete da Deputada Estadual Cida Ramos, Istituto Italiano di Cultura di San Paolo (Embaixada da Itália no Brasil), Direção do CCTA, Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Música, Fundação Parque Tecnológico de Campina Grande, Agência UFPB de Cooperação Internacional, Fundação de Cultura da Cidade de João Pessoa (FUNJOPE), ADUFPB, Laboratório de Música Aplicada da UFPB (LAMUSI), além dos Departamentos de Música e Educação Musical da UFPB.

 

Músicos Convidados:

 Kate Hamilton – Viola (University of Nevada, Las Vegas – EUA e violista substituta da Orquestra Filarmônica de Berlim) Co-Diretora Artística do Festival

Paul Chou – Violino (Violinista, Regente da Pennsilvanya Sinfonia Orchestra - EUA) Co-Diretor Artístico do Festival

Guillaume Tardif – Violino (University of Alberta, Canadá)

Ambroise Auburn – Violino, França (University of Nevada, Las Vegas – EUA)

Maria Kiki-Protodyakonova – Piano, Rússia (University of Alberta, Canadá)

Alessandro Costantino Bianchi – Piano (Pangea Music Academy, Itália)

José Henrique Martins – Piano (UFPB)

Sandra Cabral de Aquino – Violino (UFPB)

Hermes Cuzzuol Alvarenga – Violino (UFPB)

Rodrigo de Almeida Eloy Lôbo (OSUFPB)

Ulisses Silva – Viola (UFPB)

Paulo França – Viola (UFRN)

Felipe Avellar de Aquino – Violoncelo (UFPB)

Kalim Campos – Violoncelo (Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte)

Cristian Brandão – Violoncelo (UFPA)

Renata Simões – Violino (UFPB)

Marcelo Vasconcelos – Violino (UFPB)

Felícia Coelho – Flauta (UFPE)

Aynara Silva Montenegro – Clarinete (UFPB)

Carlos dos Santos – Percussão (UFPB)

Luis Ricardo Queiroz – Violão (UFPB)

Luciano Carneiro – Contrabaixo (IFPB)

Luciana Noda – Piano (UFPB)

Regiane Yamaguchi – Piano (UFPB)

Daniel Seixas – Piano (UFPB)

Lukas Bojikian – Piano (UFPB)

Hammurábi Ferreira – Piano (UFPB)

Dilson Florêncio – Saxofone (UFPB)

Conceição Benck – Flauta (UFPB)

Ravi Shankar Viana – Oboé (UFPB)

Arimateia Veríssimo – Clarinete (UFPB)

Misael Silva (Fagote)

Cisneiro Andrade – Trompa (UFPB)

Maestro Nilson Galvão (OSMJP)

Quinteto Brassil

Orquestra Sinfônica da Universidade Federal da Paraíba - OSUFPB

Orquestra Sinfônica Municipal de João Pessoa – OSMJP

 

 Palestrantes Convidadas:

 Simone Magalhães de Brito: Sociologia (UFPB) – sexta-feira, 09 de agosto

Maria Valéria Rezende: Literatura – sábado, 10 de agosto

Regina Baracuhy: Linguística (UFPB) – segunda-feira, 12 de agosto

Ana Thereza Dürmaier: Filosofia (UFPB) – terça-feira, 13 de agosto

Eurides de Souza Santos: Etnomusicologia (UFPB) – quarta-feira, 14 de agosto

Sicília Calado: Artes Visuais (UFPB) – quinta-feira, 15 de agosto

Flávia Mayer: Cinema (UFPB) – sexta-feira, 16 de agosto

Madalena Zaccara: Artes Visuais (UFPE) – sábado, 17 de agosto

Maria do Desterro Leiros da Costa: Poetisa e Neurocientista (UFPB)

 

WhatsApp Image 2024-07-11 at 11.29.38 AM.jpeg

 

 

Confira o site do evento:

 

https://fimc2024.homesteadcloud.com

 

Nossas redes sociais:

No Facebook: https://www.facebook.com/FestivalInternacionalUFPB

Instagram: @festival.internacional.ufpb

#FestivalInternacionalUFPB

 

Outras informações podem ser obtidas na Secretaria do PPGM-UFPB, pelo telefone (83) 3216-7001 ou pelo E-mail ppgm@ccta.ufpb.br.