Você está aqui: Página Inicial > Conteúdo > Menu > Programa > Estrutura Curricular
conteúdo

Estrutura Curricular

por klewton publicado 01/11/2016 11h00, última modificação 24/10/2024 11h54

As disciplinas ofertadas pelo programa e suas respectivas ementas estão relacionadas abaixo:

TEORIAS DO JORNALISMO

 Disciplina Obrigatória - CR 03 / CH 45

Descrição: A partir de um panorama crítico-analítico, estudam-se diferentes aportes teóricos que fundamentam o Jornalismo como atividade de produção de codificação da realidade, e que servem como referências para orientar suas práticas. Percorre os estudos calcados nas teorias do agendamento, concepções de noticiabilidade, "News Making", assim como a hipótese "Espiral do Silêncio". Serão enfatizados, principalmente, conceitos que refletem sobre o jornalismo como atividade de mediação social, as transformações que esta dimensão vem sofrendo face às mutações pelas quais passa a noticiabilidade, bem como a própria identidade do jornalista. Estudar-se-á, através de trabalhos práticos, repercussões dessas hipóteses teóricas, na produção jornalística local e regional a ser analisada.

TÉCNICAS, LINGUAGENS E AMBIÊNCIAS JORNALÍSTICAS

 Disciplina Obrigatória  - CR 03 / CH 45

Descrição: Enfatiza-se a contribuição que técnica e linguagem emprestam às práticas jornalísticas, estruturando sua divisão social do trabalho, sobre a qual se apoiam as rotinas produtivas jornalísticas. Está previsto o desenvolvimento de reflexões, a partir de estudo de casos, através dos quais estes dois conceitos se compõem em elementos constitutivos da produção jornalística, chamando atenção para as intervenções que, por exemplo, regras jornalísticas desempenham para transformar as potencialidades da técnica e da linguagem para organização dos ambientes, processos, práticas, produtos jornalísticos. Exercícios práticos serão realizados como dinamização pedagógica para a compreensão desta problemática.

ÉTICA DO JORNALISMO

 Disciplina Obrigatória  - CR 03 / CH 45

Descrição: O "ato jornalístico" é tradicionalmente explicado segundo duas perspectivas: a primeira, que prioriza os insumos técnicos sobre os quais se estruturam e se elaboram processos, produtos e práticas. De outro que situa a linguagem apenas como um meio instrumental para a atividade jornalística. A proposta desta disciplina visa desenvolver uma reflexão que compreenda referido ato além da referência técnica, colocando em primeiro plano, para tanto, a dimensão ética. Ou seja, situar o trabalho jornalístico como um fazer que se apoia, sobretudo, numa dimensão reflexiva, através da qual a atividade técnica está subordinada. A disciplina enfatiza que o "fazer técnico" não se desenvolve de modo autônomo, estando mediado pela dimensão ética, cujos fundamentos são essenciais para um exercício auto compreensivo que destaca os limites e as potencialidades das práticas jornalísticas.

SEMINÁRIOS DE TRABALHO FINAL

 Disciplina Obrigatória  - CR 03 / CH 45

Descrição: A disciplina aborda os processos de pesquisa aplicados ao jornalismo, com um panorama das principais metodologias, a exemplo dos estudos de caso, análise de conteúdo, método biográfico, análise de discurso. Incentiva o conhecimento de pesquisas para a criação de produtos e práticas voltadas ao desenvolvimento técnico científico aplicado ao jornalismo local e regional. Estimula ainda, a atualização de conhecimentos e práticas calcadas nos instrumentos de coleta próprios ao trabalho do jornalista, como entrevistas, enquetes, incentivando também, trabalhos voltados para os processos de editoração e de produção nos variados meios do campo profissional. Oportuniza o processo de orientação para o planejamento e a elaboração do trabalho final de curso. Aqui, a bibliografia apresentada tem somente um caráter sugestivo, na medida em que cada trabalho demandará bibliografia específica.

A CONSTRUÇÃO DA NOTÍCIA JORNALÍSTICA

Disciplina Eletiva  - CR 04 / CH 60

Descrição: Os critérios de noticiabilidade e a construção da notícia. Gêneros noticiosos e as narrativas jornalísticas. Notícia e reportagem nos contextos regionais/locais. Jornalismo de proximidade e as possibilidades de leitura e transformação da realidade regional brasileira. O global/nacional/regional/local e os fatos jornalísticos: interfaces necessárias. Identidades culturais e vocações econômicas regionais/locais como valores para a construção da informação jornalística.

JORNALISMO DIGITAL

Disciplina Eletiva  - CR 04 / CH 60

Descrição: Investiga o processo da produção jornalística mediado pela convergência midiática. Práticas jornalísticas online e constituição de novos espaços de apuração, redação e circulação de conteúdos jornalísticos. Novos atores dos processos jornalísticos: jornalismo cidadão, jornalismo colaborativo, jornalismo em redes sociais, entre outros. Mobilidade e jornalismo: Práticas jornalísticas com celulares. Fomenta a análise de produtos jornalísticos digitais, assim como a experimentação e a confecção de práticas e produtos que promovam sinergia entre jornalismo e tecnologias digitais.

INTERFACES JORNALÍSTICAS: FONTES, JORNALISTAS, LEITORES

Disciplina Eletiva  - CR 04 / CH 60

Descrição: Estuda as interações entre fontes, jornalistas e leitores, receptores, numa perspectiva de múltiplas relacionalidades. Tomar-se-á como referência os efeitos das novas tecnologias que transformam papéis e lugares dessas três instâncias, reunindo-os em formas de contatos não lineares e afetando antigos "status" nos quais cada um deles se enquadrava. Com base em estudos de casos, descrever-se-á por exemplo, mudanças havidas na mediação jornalística bem como naqueles atribuídos à fontes e aos receptores, que num contexto atual interagem num ambiente comunicacional segundo fronteiras muito tênues.

LABORATÓRIO DE REDAÇÃO JORNALÍSTICA: IMPRESSO, VISUAL, SONORO, DIGITAL

Disciplina Eletiva  - CR 04 / CH 90

Descrição: A disciplina se estrutura em módulos a serem ministrados por diversos professores. No módulo 1, trabalha-se o percurso clássico que fundamenta a linguagem jornalística em seus produtos (notícia, reportagem, infografias, gêneros jornalísticos). Experimentações na linguagem jornalística: o jornalismo literário, o "New Journalism". O livro-reportagem como produto jornalístico. No módulo 2, propiciará experimentos nos processos gráficos e de editoração, com incidência nos diversos produtos jornalísticos e o debate sobre o design da informação na contemporaneidade. No módulo 3, trabalha-se os processos de apropriação da linguagem jornalística em dimensões audiovisuais: o Rádio jornalismo e o Telejornalismo são debatidos nas lógicas teoria e prática. No módulo 4, experimenta-se o debate em torno do jornalismo online, enfatizando o papel da interação e da convergência midiática, na constituição de novas modalidades para o fazer jornalístico.

PRÁTICA JORNALÍSTICA NAS ORGANIZAÇÕES

Disciplina Eletiva  - CR 04 / CH 60

Descrição: A prática do jornalista nas organizações; o papel do profissional como agente da comunicação; práticas de planejamento e implantação de assessorias; os diferentes públicos da organização e suas demandas específicas. A pesquisa de opinião e o planejamento editorial dos veículos jornalísticos. Impressos de circulação interna e externa (revistas, relatórios, house organs, boletins, folders, jornais murais, cartilhas, manuais). Jornalismo eletrônico aplicado às organizações (websites, hotsites, intranets, blogs e mídias sociais digitais).

LABORATÓRIO DE ANÁLISE DE LINGUAGENS DOS MEIOS

Disciplina Eletiva  - CR 04 / CH 90

Descrição: Investiga as linguagens jornalísticas nos distintos meios, entendidos como geradores de ambiências e sentidos, na perspectiva dos métodos de análise: semiótica, estética, de conteúdo e de discurso. Realiza estudos das relações entre os processos de produção, circulação e consumo, na construção das narrativas jornalísticas. Analisa recursos e sonoridades, audiovisualidades e intertextualidades na produção jornalística.

ARQUITETURAS DOS PRODUTOS JORNALÍSTICOS

Disciplina Eletiva  - CR 04 / CH 90

Descrição: Estudar-se-ão os produtos jornalísticos a partir de suas concepções arquiteturais, suas formas, estruturas, além de aspectos técnico-estéticos. Defende-se a hipótese segundo a qual a eficácia da mensagem que os textos jornalísticos podem suscitar no leitor, depende diretamente, do planejamento que é feito, em termos de formas e de linguagens, sobre os produtos em construção. Para tanto a disciplina pretende, mediante reflexão mais aprofundada, se apoiar em produtos jornalísticos como jornal, site, blogs, telejornais, videoclip, documentários, fanzine, revista e inovações tecnomidiáticas que permeiam através de seus processos, a emergência de novos produtos e de novas práticas jornalísticas.

JORNALISMO TEMÁTICO

Disciplina Eletiva  - CR 04 / CH 60

Descrição: Estudam-se práticas desenvolvidas, de forma conjuntural e que evolui na organização editorial-jornalística, através de temas (político, religioso, esportivo, cientifico, cultural etc) recortados e inseridos nas rotinas jornalísticas. Examina, através de "estudos de caso", os formatos editoriais que transformam os temas acima indicados, em modalidades de práticas jornalísticas. A disciplina dará ênfase ao estudo de modelos editoriais e produção jornalística no contexto paraibano e regional.

JORNALISMO TEMÁTICO II – JORNALISMO POLÍTICO

Disciplina Eletiva  - CR 04 / CH 60

Descrição: Singularidades  e  especificidades  do  jornalismo  político.  Cobertura  no  âmbito governamental,  com  ênfase  no  Poder  Executivo, abrangendo  também  o  Parlamento  e  o Poder  Judiciário.  Narrativas  e  enquadramento  dos  temas  de  cunho  político  nos  jornais. Leitura crítica de colunas políticas.

JORNALISMO TEMÁTICO III – JORNALISMO BIOGRÁFICO

Disciplina Eletiva  - CR 04 / CH 60

Descrição: O sujeito na pós-modernidade. O tempo e a memória. História do gênero biográfico. Jornalismo literário. Tensões entre o real e o ficcional. As diversas categorias biográficas. A autobiografia. As interfaces da biografia: história, jornalismo e literatura. Técnicas, métodos de apuração e recursos narrativos. Narradores e narrativas no jornalismo biográfico.

PRÁTICAS INVESTIGATIVAS EM JORNALISMO

Disciplina Eletiva  - CR 04 / CH 60

Descrição: Investigação jornalística: conceitos e métodos. O campo investigativo: Sujeitos, espaços, instituições. Aportes antropológicos para Pesquisa de Campo. Ética na investigação. Teoria de Prática da Entrevista em profundidade. Pesquisa jornalística: Arquivos, Memória e Bases de dados. A reportagem investigativa e suas formas narrativas.

Mais detalhes sobre a estrutura curricular do Mestrado Profissional podem ser encontrados no regulamento do PPJ na aba "Legislação".