Espaço experimental RP
Este espaço é direcionado ao compartilhamento de experiências metodológicas desenvolvidas pelos docentes de Relações Públicas da UFPB.
Disciplina: Seminários Profissionais em RP
Docente responsável: Maria Lívia Pacheco de Oliveira
Monitor: Felipe Araújo Alves
Atividade destaque na disciplina: Elaboração de um Memorial Acadêmico
Objetivos da atividade: Proporcionar aos discentes uma reflexão sobre a trajetória escolar de cada um, com o objetivo de provocar percepções sobre o crescimento contínuo e gradual advindo da educação formal e de suas experiências de vida. Neste processo, habilidades, talentos e conhecimentos são identificados, ressignificados e assumidos como parte da formação do estudante. Este exercício permite trabalhar a autoestima do aprendiz, fazendo-o enxergar competências e dificuldades que possui e que podem ser melhor trabalhadas, tendo em vista o futuro exercício profissional.
Importância da atividade para a disciplina: Para a disciplina de Seminários Profissionais de RP, a atividade de elaboração do memorial acadêmico alcança sua importância na tentativa de desfazer o estigma comumente observado sobre a pouca experiência dos graduandos para terem acesso ao mercado ou pós-graduação, visto que busca incentivar uma autoanálise aprofundada das experiências que formam a história de vida de cada um, e de como o somatório dessas vivências agregadas à educação formal são capazes de preparar os discentes para os desafios profissionais vindouros. O monitor da disciplina desempenhou importante papel no auxílio às dúvidas que surgem durante a escrita do memorial, bem como nos debates em sala de aula.
Impactos no conhecimento acadêmico: Os discentes, ao elaborarem seus memoriais, relatam descobertas e novos pontos de vista sobre si próprios, demonstrando mais confiança em sua formação e em suas competências, o que impacta diretamente na postura profissional na busca por inserção no mercado de trabalho e na continuidade dos estudos.
Principais desafios durante o desenvolvimento da atividade: Os desafios para a elaboração do memorial consistem sobre os cuidados que os alunos devem ter ao acessar suas memórias de vida, respeitando seus limites em relação a situações traumáticas, por exemplo. Assim, é necessário um preparo com exemplos diversos de como o material pode ser escrito de modo que seja uma atividade prazerosa e com efeitos positivos para o discente. Além do mais, o sigilo dessas informações é protegido, não havendo formas de compartilhamento dos memoriais.
Os alunos se sentem entusiasmados com a atividade, costumando entregar memoriais longos, com fotos e relatos detalhados de momentos importantes em suas vidas, como podemos identificar nestes depoimentos:
Depoimento do aluno Aldenir Tavares da Silva Jr:
"Mergulhar dentro das próprias experiências de vida é um dos sentimentos mais específicos no construir um Memorial Acadêmico, e QUE MERGULHO a disciplina de Seminários em Relações Públicas por intermédio da Profª Maria Lívia me fizeram dar. Após diversas reflexões críticas do ser e fazer um profissional em RP, fomos convidados a essa revisão de toda nossa trajetória formativa pessoal e acadêmica, e ao navegar por toda a nossa construção é possível depreender: uma avaliação pessoal(1) entendendo melhor as habilidades, competências e experiências vividas; proporcionando autoconhecimento(2), com entendimento melhor sobre os nossos próprios objetivos e motivações profissionais; um registro histórico(3) com o resgate da memória de toda trajetória acadêmica e formativa da gente; e por fim a capacidade de reflexão e análise crítica(4) sobre a própria trajetória. Além de todo o aprendizado, preciso destacar que foi emocionante construir o memorial, pois a cada etapa da vida escrita um novo Aldenir se desenhava, e tem se desenhado até hoje. Obrigado por esse mergulho Profª Lívia, que outros tantos colegas discentes possam experienciar tal projeto acadêmico que é tão impactante fazer."
Depoimento da aluna Júlia Rodrigues de Souza:
"Escrever o memorial foi, sem dúvidas, uma das atividades mais enriquecedoras que já realizei durante a graduação. Ao lembrar toda a minha vivência acadêmica, pude identificar a raiz de algumas contrapartidas que enfrentei ao longo do caminho. Confesso que não foi fácil revisitar memórias nem sempre agradáveis, mas que fazem parte da minha história, o que tornou essa tarefa desafiadora em certos momentos. No entanto, também senti uma onda de nostalgia ao recordar a minha adolescência e o orgulho que sinto por ter aprendido e me tornado quem sou hoje. O memorial me proporcionou um olhar mais atento sobre mim mesma e sobre as minhas características desde a infância que fazem parte da profissional que venho me tornado, como ser uma pessoa comunicativa e ter um forte engajamento com questões ambientais."
Disciplina: Estratégias de Mediação e Negociação
Docente responsável: Fellipe Sá Brasileiro
Monitora: Vanessa Gomes
Atividade destaque na disciplina: Oficina de produção de artigos para o Congresso Intercom 2022
Objetivos da atividade: Desenvolver competências de escrita científica; estimular a participação discente em eventos científicos; e, ampliar a aprendizagem acerca dos conteúdos ministrados durante as disciplinas.
Importância da atividade para a disciplina: A oficina de produção de artigos faz parte das metodologias ativas de ensino-aprendizagem. Desenvolvida no último módulo da disciplina, a atividade contribuiu para a promoção da autonomia dos discentes acerca da produção do conhecimento, além de servir como método de avaliação.
Impactos no conhecimento acadêmico: Aprofundamento dos conteúdos teóricos; Relação reflexiva entre os conteúdos teóricos e os problemas da vida prática; Desenvolvimento de competências relacionadas à escrita científica.
Principais desafios durante o desenvolvimento da atividade: O suporte da monitora Vanessa Gomes na disciplina Estratégias de Mediação e Negociação contribuiu para o acompanhamento das dúvidas dos discentes e a supervisão da escrita durante o processo de produção em grupo. Isso aplacou as divergências emergentes e balizou o processo de acordo com os entendimentos construídos nas orientações conduzidas pelo docente.
Os discentes demonstraram satisfação com os resultados obtidos, além de ótimo desempenho constatado a partir dos trabalhos produzidos.
Disciplina: Pesquisa de Opinião Pública (POP)
Docente responsável: André Luiz Dias de França
Atividade destaque na disciplina: Estratégia para a apresentação da disciplina Pesquisa de Opinião Pública
Objetivos da atividade: Apresentar a essência da disciplina que iriam cursar
Importância da atividade para a disciplina: Uma vez que a pesquisa está inerente no processo de desenvolvimento do conteúdo programático do semestre, compreendemos que realizar uma atividade prática no primeiro encontro com os discentes seria uma forma bastante frutífera de apresentar o que estaria por ser desenvolvido durante os encontros em sala. Para construção dessa dinâmica fomos inspirados pela metodologia aplicada na obtenção e interpretação dos dados apresentados no estudo de um buraco negro em abril de 2019, e que cuja imagem ficou famosa em todo o mundo (mais informações em EVENT HORIZON TELESCOPE, 2019).
Impactos no conhecimento acadêmico: Compreendemos que fazer com que o estudante assimile o que é a pesquisa e as etapas que envolvem seu processo o empodera de modo a se sentir seguro em tomar decisões adequadas quando estiver diante de um problema que precisa ser por ele analisado. A atividade fez com que esses discentes tenham a ciência de que toda pesquisa envolve a abordagem de um fenômeno que precisa ser estudado através de uma metodologia viável que nos permita obter dados a seu respeito. Passaram a compreender que esses dados podem ser limitados e que eles nem sempre conseguirão expressar uma realidade completa, nesse caso, apenas permitindo-os ter a visão parcial do que ocorre. Mas que, por mais incompleta que seja uma dada representação da realidade, que o pesquisador precisa garantir que aquilo que foi coletado é suficiente para a consecução de seus objetivos traçados. Só assim, o cientista conseguirá compreender e comunicar o que está acontecendo com um dado fenômeno.
Principais desafios durante o desenvolvimento da atividade: Encontrarem a melhor metodologia e otimização do tempo disponível, através de orientação e reflexão diante do problema proposto.
Sempre que envolve o lúdico, a atividade se torna mais palatável. Não foi diferente com esta, embora trabalhosa, os discentes gostaram de trabalhar em grupo, ora em revezamento, ora se complementando.
Essa atividade foi apresentada no XIV CONGRESSO ABRAPCORP – SESSÕES II COLÓQUIO ACADÊMICO. Desde que foi aplicada primeira vez, sempre repetimos nos semestres seguintes.
Ver artigo: https://abrapcorp2.org.br/site/manager/arq/(cod2_22996)POP_II_Coloquio_AcadAmico_2020_Corrigido.pdf
Disciplina: Mídias Digitais em Relações Públicas
Docente responsável: André Luiz Dias de França e Lídia Raquel Herculano Maia
Atividade destaque na disciplina: Análise de Redes Sociais e a Técnica da Bola de Neve: uma atividade prática em tempos de isolamento social para o engajamento discente
Objetivos da atividade: A aplicação de conhecimentos sobre a análise de redes sociais
Importância da atividade para a disciplina: Principal: Engajar os discentes em um momento crítico que pelo qual passamos nos primeiros meses da pandemia.
Impactos no conhecimento acadêmico: Aumento da familiarização do conceito Bola de Neve no âmbito da a análise de redes sociais, que surgiu em meados do século XX, “de um conjunto estudos com foco empírico e sistemático e também com um foco matemático e gráfico” (FRAGOSO, RECUERO & AMARAL, 2011, p.118).
Principais desafios durante o desenvolvimento da atividade: Para Frank e Snijders (1994), a amostragem por Bola de Neve é utilizada para que tenhamos dados não apenas do respondente diretamente contatado, mas que este também possa indicar potenciais outros participantes que possuam o perfil desejado pelo pesquisador. Com a Bola de Neve, uma pessoa fica livre para indicar quantas outras ela desejar, no entanto, aqui foi solicitado a cada membro indicar apenas um outro colega. Essa postura adotada foi arbitrária para que a rede se propagasse one-to-one, ao invés de one-to-many, dando assim a oportunidade de todos vivenciarem as posições de target e source na rede no tocante ao fluxo de informação. Essa foi o maior desafio, contar da atividade apenas para uma pessoa.
Disciplina: Comunicação e Identidade Cultural e Seminários Étnicos Raciais
Docentes responsáveis: Josilene Ribeiro e André Luiz Dias de França
Atividade destaque na disciplina: Aula de campo à Comunidade Caiana dos Crioulos no Brejo paraibano.
Objetivos da atividade: Entendida como recurso didático facilitador da aprendizagem, ao passo que auxilia a construção do conhecimento, articulando teoria e prática, o objetivo da aula de campo realizada dia 15/04/2023 foi permitir o contado direto dos discentes com a realidade social, ouvindo histórias de vida e relatos de experiência, bem como visitando monumentos (igrejas, museus) e participando de apresentações culturais organizadas por membros da Comunidade Quilombola Caiana dos Crioulos, elevando com isso a compreensão do contexto sócio-histórico regional da opressão e preconceito as pessoas pretas, assim como os movimentos de resistência e os desafios da referida comunidade na busca do direito ao seu território e ao respeito a sua identidade étnico-cultural.
Importância da atividade para a disciplina: A realização da aula de campo faz parte da estratégica pedagógica da disciplina Comunicação de Identidade Cultural, sendo, inclusive, tema de uma avaliação, com o propósito de entender a relação identidade-cultura-mídias como parte do processo de produção de sentido; e fomentar o senso de responsabilidade e ética nos usos dos elementos culturais e identitários nos produtos de comunicação.
Impactos no conhecimento acadêmico: Acredita-se que a participação na aula de campo, além de acionar os conceitos teóricos e técnicos, amplia e enriquece o repertório de experiências dos discentes, gerando mais tolerância e respeito à diferença étnico-cultural entre os povos.
Principais desafios durante o desenvolvimento da atividade: A articulação com os gestores para disponibilizar transporte, sem dúvida, é sempre um desafio. Sobretudo, fazê-los compreender que os alunos noturnos geralmente trabalham e só podem participar de atividades como estas, normalmente, no final de semana, constitui uma das primeiras coisas que nós, docentes, precisamos justificar. Outro aspecto desafiante durante a realização da atividade é mobilizar o grande número de discentes e conduzir o grupo em campo, respeitando as regras, horários e cooperando.
Os discentes mantiveram-se atentos, tomaram notas e interagiram de forma respeitosa com a comunidade receptora e com o espaço, produzindo fotos e respeitando as regras. Destacam-se os relatos a seguir:
"Estar na Caiana dos Crioulos foi uma oportunidade ímpar de se estar em contato com uma das histórias que tentaram negar que o povo negro contasse. Não se tem como mensurar o potencial que o espaço possui com a sua história, cultura e gastronomia, que pode ser usado para gerar renda para aqueles que vivem ali e levar por diante o legado do povo preto" (Ana, Gabriela, Talita e Roan).
“A experiência de visitar a Caiana dos Crioulos possibilitou que entendêssemos um pouco melhor o dia a dia dos seus moradores. [...] Ao ver a alegria durante as apresentações, não se pode deixar de imaginar o quanto [...] o preconceito e o desconhecimento das pessoas sobre a história são barreiras extremamente difíceis para todos e que tornam o futuro da comunidade ainda mais desafiador” (Beatriz, Giovana e Renally).
"A visita à Caiana dos Crioulos traz uma reflexão aos visitantes sobre a importância da preservação e maior visibilidade da cultura africana dentro de outros espaços. Apesar dessa história ter sido apagada ou mesmo subjugada por muitos anos, vivenciar experiências memoráveis juntos aos quilombolas, numa integração de várias culturas celebrando a cultura africana, oportuniza abrir horizontes sobre como temos muito a aprender e valorizar a história desse povo que representa mais da metade da nossa população e que apesar das correntes terem caído, ainda há cárceres que necessitam ser abertos em nossa sociedade brasileira." (Kelinne, Victor Hugo e Yan Anderson)
Saiba mais sobre essa experiência: http://www.ccta.ufpb.br/rp/contents/noticias/turmas-do-curso-de-relacoes-publicas-participam-de-aulas-de-campo-em-alagoa-grande-e-areia-pb
Disciplina: Gestão com Pessoas
Docentes responsáveis: Caroline Delevati Colpo e Maria Lívia Pacheco de Oliveira
Atividade destaque na disciplina: Elaboração de podcast
Objetivos da atividade: Possibilitar que os alunos pudessem aplicar os conteúdos trabalhados em aula em produtos comunicacionais de forma prática, sendo convergentes com pautas relevantes do seu cotidiano. A atividade possibilitou uma nova experiência para a disciplina que foi realizada de forma remota em função da Pandemia de Covid-19.
Importância da atividade para a disciplina: Trabalhar conteúdos da disciplina de forma prática e transdisciplinar com as realidade dos alunos, na medida em que puderam propor novas pautas para a discussão.
Impactos no conhecimento acadêmico: Desenvolvimento crítico de temas do cotidiano relacionados à disciplina, assim como o desenvolvimento técnico de um produto de comunicação (PODCAST) com plataformas disponíveis de forma gratuita.
Principais desafios durante o desenvolvimento da atividade: Por se a primeira vez em que muitos alunos desenvolveram um PODCAST, surgiram dúvidas, principalmente, quanto ao uso das tecnologias disponíveis e, também, quanto a forma de desenvolver um produto de comunicação. Essas dificuldades foram superadas com um roteiro explicativo das etapas para a realização do PODCAST, assim como a indicação de plataformas gratuitas.
Os alunos gostaram bastante da atividade pois desenvolverem outras habilidades e competências para além do proposto na ementa da disciplina. A seguir, um relato discente:
"A cadeira de Gestão de Pessoas tornou-se uma das minhas favoritas, uma vez que, durante o período, tive a oportunidade de aprender sobre a gestão das relações de trabalho por meio da cultura dentro dos espaços organizacionais. Além disso, por se tratar de uma cadeira optativa, me surpreendi com a quantidade de assuntos essenciais para a formação de um bom profissional de Relações Públicas contidas na ementa. A cadeira me proporcionou uma maior compreensão sobre as organizações, cultura organizacional, comunicação interna, relacionamentos interpessoais e comunicação não violenta em espaços organizacionais. Durante o período pude desenvolver atividades mais dinâmicas sobre as relações sociais e os circuitos de afeto como forma de possibilitar as relações de trabalhos mais proativas. Destaco aqui a atividade proposta como segunda avaliação, onde pude desenvolver um podcast juntamente com outros colegas sobre a comunicação não violenta no ambiente de trabalho, colocando em prática os assuntos ministrados em aula de forma mais eficiente e, ouso dizer, divertida. O desenvolvimento da atividade gerou debates acerca de temas internos das organizações dos quais muitas vezes não são tratados de forma não violenta, acarretando em conflitos, desentendimentos, desconforto e rupturas na comunicação dos colaboradores e gestores, desta forma, o grupo optou por abordar o tema do racismo. O podcast “Racismo no ambiente de trabalho: como praticar o antirracismo através da CNV” foi resultado de rodas de conversa, debates, diferentes realidades e vivências, que culminaram na diversidade de perspectivas durante os rápidos dez minutos de programa. Além disso, foi através da coleta de dados com outros discentes negros que passaram por situações de preconceito dentro do ambiente de trabalho, que pudemos analisar e elaborar de forma estratégica, propostas comunicativas através da utilização da CNV, como conversas, palestras, práticas e condutas antirracistas". (AUDREY PROPP D’ÁVILA)
Para ouvir um dos produtos desenvolvidos, acesse: https://open.spotify.com/episode/28TdxKH9DGsG2RWWvcueAQ?si=6nXveXW5TR-4h7n4A68a9g&nd=1