Notícias
Lançamento do podcast 'Lugar de Fala' (T2024)
Nesta segunda-feira, 05 de agosto, aniversário de 439 anos da cidade de João Pessoa, às 20h, estreia mais uma edição do podcast Lugar de Fala.
Produzidos nos estúdios do Laboratório de Rádio do Departamento de Comunicação da UFPB pelos estudantes do segundo período do curso de Relações Públicas matriculados na disciplina Comunicação e Cultura Contemporâneas, os 7 episódios abordam temas atuais e inquietantes e nesta temporada foram realizados em parceria com o Projeto de Extensão Web Rádio Porto do Capim, onde serão exibidos em primeira mão.
Veja a sinopse e o tema de cada um deles:
- Uso da Inteligência Artificial e propriedade intelectual – com 15 minutos de duração, apresentação de Lindolfo Thiago e Leyla Negreiros, entrevistando a advogada Maria Clara Oliveira, este episódio discute casos e aspectos da legislação brasileira e internacional sobre o tema.
- Fakenews e deepfakes e suas consequências – em 11 minutos, os apresentadores Ana Clara Krauspenhar e Mahatma Ribeir dialogam e discutem os conceitos de fake news e deep fakes de uma forma didática e simples, mostrando como o viés de confirmação interfere no fenômeno da desinformação.
- Mídias digitais e adoecimento mental – em 28 minutos, esse robusto episódio é apresentando Damilly Martins e Jennyfer Makanda, entrevistando o psicólogo Mário Silveira, trazendo uma reflexão sobre como usar as redes sociais de forma saudável.
- Linchamento e Cancelamento Virtual – em 27 minutos, a apresentadora, Sarah Bianca, e o apresentador, Arthur Gonçalves, conversam com a profissional Emanuelle Grangeiro e o prof. Fellipe Sá Brasileiro, que juntos refletem sobre o uso violento das mídias sociais para atacar outras pessoas.
- Diversidade e representatividade de grupos minoritários nas mídias - com 19 minutos, este episódio é aprestando por Geovanna Hellen e José Henrique, que batem o um papo com a publicitária Raiane Silva, trazendo relatos de situações de homofobia, xenofobia e assédio sexual e falando sobre os avanços na representatividade das pessoas negras na sociedade.
- Liberdade de expressão e pós-verdade na mídia – em 24 minutos, as apresentadoras, Raissa Felinto e Maria Alana, mantém uma conversa descontraída com os convidados - Caio Nóbrega e Anderson Melo, sobre a temática, mostrando limites e desafios práticos para liberdade de expressão e os aspectos éticos envolvidos.
- Acessibilidade comunicacional e inclusão digital – com 16 minutos, este episódio, apresentado por Jéssica Vieira e Ingrid Fernandes, traz uma conversa muito esclarecedora com as também estudantes Juliana Rodrigues e Mikaele Araújo, sobre as atividades do Comitê de Inclusão e Acessibilidade da UFPB, destacando o papel e a importância do aluno-apoiador para garantir acessibilidade e viabilizar os estudos de pessoas com deficiência nesta Universidade.
Responsáveis desde a pré-produção até a pós-produção, para chegar a tais resultados, as alunas e os alunos de RP pesquisaram, levantaram dados, produziram seus respectivos roteiros, foram para o estúdio, além de desenvolver a parte criativa da arte de capa e a edição do episódio pelo qual cada grupo ficou responsável. Contando sempre com a orientação e sob curadoria das professoras Josilene Ribeiro e Norma Meireles, com colaboração de Amanda Salviano, estudante de radialismo.
A Coordenação de Relações Públicas parabeniza os envolvidos no projeto e convida a todas e todos para ouvir e prestigiar o resultado final a partir desta segunda-feira, em : http://www.radioportodocapim.ufpb.br/
E ressalta ainda que, posteriormente, toda temporada será disponibilizada no “Spotify”: https://open.spotify.com/show/2bsM4ngabWauVMxw1f1hq5