Notícias
Mobilidade Acadêmica: oportunidade de crescimento pessoal e profissional
Programa de Mobilidade Acadêmica da UFPB oferece oportunidade para expandir os conhecimentos e as experiências acadêmicas e pessoais, a partir de um período de estudos em Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) no Brasil e no exterior. Para o ano de 2025, as inscrições poderão ser feitas entre 01 de setembro a 10 de outubro próximos.
Criado em 2003, o Programa já beneficiou muitos alunos em busca de enriquecimento cultural, dando a eles a oportunidade de cursar disciplinas em outras Instituições de Ensino e de aproveitar aquelas em que for aprovado, quando retornam à UFPB para dar prosseguimento ao curso. Isso porque o vínculo com a instituição receptora é temporário, sendo obrigatório retornar, ao fim do período de mobilidade.
Em geral, os processos seletivos para concessão de bolsas são regidos por editais específicos de cada instituição ou por órgãos de fomento. Em todos os casos, é exigido dos candidatos interessados o preenchimento dos requisitos estabelecidos no edital, além da submissão da documentação necessária, tais como Plano de Estudos e Carta de Intenção.
Gustavo Maranhão, aluno do 5º período do curso de Relações Públicas da UFPB, foi um dos aprovados no Programa Paraíba sem Fronteiras, que é financiado pelo Governo do Estado da Paraíba, através da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba. Ele ganhou uma bolsa de estudos e, ainda em setembro de 2024, viajará ao Reino Unido para estudar Business & Management por quatro meses.
Em entrevista, Gustavo nos contou que, desde criança, sonhava em estudar fora do país. “Na 3ª série do ensino fundamental, ganhei uma bolsa de estudos no CCAA e tive meu primeiro contato com um curso de idiomas. Achei incrível a possibilidade de me comunicar com pessoas de diferentes lugares do mundo, e naquele momento eu sabia que gostaria de levar essa ideia adiante”, disse o estudante.
Para quem deseja participar de um intercâmbio como esse, ele aconselha: "Participar de diversas atividades extracurriculares. O processo seletivo do programa determina uma pontuação específica para cada atividade. Então, projetos de extensão, iniciação científica, monitoria, empresa júnior, estágios, premiações, tudo isso conta bastante. Quanto mais atividades e mais tempo de participação em cada uma, mais pontos o inscrito ganha."
Para Gustavo e tantos outros estudantes, a Mobilidade Acadêmica representa um meio de explorar novos horizontes e construir uma trajetória acadêmica e profissional de sucesso. Fique atento ao prazo de inscrição e confira todos os detalhes, incluindo os cursos disponíveis e a documentação exigida para se inscrever, no site da Pró-Reitoria de Graduação (PRG), na aba de Mobilidade Acadêmica.
A Coordenação do curso de Relações Públicas da UFPB aproveita para desejar um excelente período de mobilidade acadêmica para Gustavo Maranhão e manifesta votos de que venham muitos outros contemplados na próxima edição.