Inscrições começam no próximo dia 20
A Pró-reitoria de Pesquisa (Propesq), da UFPB, divulgou edital para seleção de projetos no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica do CNPq e da UFPB (PIBIC/CNPq/UFPB).
O Programa inclui as seguintes modalidades:
-PIBIC/CNPq/UFPB: modalidade geral visando à Iniciação Científica nas diversas áreas do conhecimento;
-PIBIC/AF/CNPq: modalidade destinada a estudantes que são atendidos pelas políticas de ações afirmativas, visando à Iniciação Científica nas diversas áreas do conhecimento;
-PIBITI/CNPq/UFPB: tem por objetivo despertar nos estudantes de graduação a busca pelos conhecimentos e práticas próprias ao desenvolvimento tecnológico e processos de inovação;
-Programa Institucional de Voluntários de Iniciação Científica da UFPB (PIVIC/UFPB) e o Programa Institucional de Voluntários de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIVITI/UFPB): destinam-se à concessão de cotas, sem percepção de bolsa para o estudante de graduação da UFPB, nas diversas áreas tecnológicas e do conhecimento.
Inscrição de projetos
O cadastro (inscrição) de projetos deverá ser realizado via Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA), da UFPB, a partir do dia 20 deste mês até o próximo dia 15 de julho.
Cada proponente poderá submeter até 02 projetos, e cada projeto deverá ter pelo menos 01 plano de trabalho vinculado. Vale ressaltar que o mesmo plano de trabalho não pode estar vinculado a mais de um projeto.
Quem pode submeter projetos
Poderá submeter projetos nesse programa:
- Professores com titulação de Doutor(a), que estejam em exercício de suas funções na UFPB, com cadastro ativo no SIGAA e no SIGRH;
- Professores com titulação de Doutor (a), integrante do Programa de Professor Voluntário; - Professor (a) Visitante com Título de Doutor (a), se a vigência for compatível com o período de duração do projeto e com cadastro ativo no SIGAA e SIGRH;
- Estar desenvolvendo Pós-doutorado na UFPB, dentro do PNPD, financiado por agência de fomento, desde que a vigência do seu projeto seja compatível com o período de vigência de bolsa para o (a) discente e que esteja cadastrado no SIGPRPG;
- Técnico(a) Administrativo (a) do quadro da UFPB, com titulação de Doutor (a) e ter cadastro no SIGPRPG.
Os proponentes têm que possuir currículo atualizado na plataforma Lattes do CNPq e não podem estar afastados para qualificação durante o período de vigência do projeto.
Etapas
A participação do (da) pesquisador (a) interessado (a) compreenderá duas etapas:
- Inscrição de Projetos de Pesquisa e de Planos de trabalho
- Cadastro de dados para cálculo do Índice de Produtividade Intelectual.
Os projetos de pesquisa, internos e externos, deverão ser previamente cadastrados no SIGAA e SIPAC (através de processo) pelos proponentes.
Os projetos internos e os respectivos planos de trabalho deverão ser submetidos diretamente no sistema, através do SIPAC e devem ser enviados ao respectivo departamento. Já os projetos externos serão cadastrados no SIGAA e validados pela Propesq quanto à comprovação do fomento externo, sendo o cadastro dos planos de trabalho liberado.
Após o cadastro no SIGAA, a Propesq enviará os projetos (internos) e os planos de trabalho (internos e externos) aos chefes das respectivas unidades acadêmicas. Em seguida os chefes encaminharão os processos via SIPAC para apreciação pelos colegiados departamentais. Os colegiados emitirão parecer de aprovação ou reprovação.
O chefe de cada departamento será responsável por consolidar os pareceres no SIGAA.
Após esse trâmite, vem a fase de demonstração de interesse pelos estudantes. A data será definida por cada orientador(a).
Já a indicação de discentes bolsistas e voluntários(as) deverá ser feita no período de 01 a 08 de agosto deste ano.
A previsão de divulgação do resultado final, na página da Propesq, é dia 18 de agosto.
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica objetiva o desenvolvimento do pensamento científico e iniciação à pesquisa de estudantes de graduação.
A vigência do Programa é de setembro de 2025 a agosto de 2026.
É importante que os proponentes leiam o edital e vejam todos os tutoriais disponíveis para cada etapa da seleção.
Redação: Débora Freire (jornalista no CCTA)
Arte: Afra de Medeiros
Data da publicação: 16/05/2025