História DO CCTA

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O CCTA iniciou as atividades, em 2012, com cinco departamentos, todos oriundos do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA), que continua em funcionamento, abrigando cursos como Psicologia, História e Sociologia. 

O Centro foi criado para se tornar referência na região, composto por docentes com formação acadêmica completa, em sua maioria doutores, oriundos das mais diversas instituições nacionais e internacionais, e corpo administrativo eficiente, formado por profissionais bem qualificados, objetivando o progresso da ciência, da técnica e das artes, como instrumento para o desenvolvimento social e econômico. O CCTA nasceu com a perspectiva que prima por oferecer uma educação pública, gratuita e de qualidade, tendo o compromisso ético, moral e social de buscar alternativas e desenvolver projetos, voltados para transformações sociais, que promovam a melhoria das condições de vida do cidadão, favorecendo a possibilidade de uma inserção social plena, autônoma e independente. 

Hoje, O CCTA possui 14 cursos de Graduação, entre Bacharelado e Licenciatura, e 04 Programas de Pós-graduação. Na Graduação podem ser encontrados cursos nas seguintes áreas: Artes Visuais; Cinema; Dança; Jornalismo; Hotelaria; Música; Música Popular; Radialismo; Regência de Bandas e Fanfarras; Relações Públicas; Teatro e Turismo. No campo da Pós-graduação, o Centro possui programas em Artes, em Artes Visuais, em Jornalismo e em Música.

Contando com cerca de 90 técnicos administrativos e técnicos músicos, quase 200 professores efetivos, substitutos e visitantes, e mais de 1.900 alunos ativos, o CCTA é um dos Centros da UFPB com maior número de projetos de extensão, que envolve o acesso de pessoas da comunidade externa às instalações, serviços e ações da instituição. Além disso, possui laboratórios com equipamentos de última geração, como o Estúdio de TV, e a Unidade de Hospitalidade, que apesar de ainda em construção, já conta com alguns dos principais maquinários, estes adquiridos a partir da captação de recursos externos.  

Além das construções, O CCTA também vem implantando e organizando setores estratégicos para uma maior dinâmica e transparência dos processos. É o caso da instalação da Biblioteca Setorial, que conta com um vasto acervo, a reestruturação da Editora do Centro e a criação da Secretaria Integrada de Atendimento à Graduação (Siag), que concentra toda a demanda estudantil. Outro exemplo é a implementação da Sala das Assessorias, ambiente que acolhe todas as demandas de pessoal, transporte, viagens, infraestrutura, almoxarifado, compras, Comunicação e Extensão.

No mapa da missão artística do CCTA aparecem equipamentos específicos e relevantes de valorização estética como a Sala de Concertos Radegundis Feitosa; a Galeria de Arte Lavandeira; e o Cinema Aruanda. Ainda sobre a veia artística que perpassa o Centro, é preciso falar sobre a Orquestra Sinfônica da Universidade Federal da Paraíba (OSUFPB) que estreou em abril de 2013. Ao surgir, a OSUFPB inaugurou uma nova era na cena sinfônica da Paraíba, pois além de cumprir finalidades acadêmicas, estimula a pesquisa executando obras inéditas e as de cunho experimental, que não atendem aos interesses mercadológicos. Para além disso, a Orquestra conseguiu dar escoamento aos projetos da área de Música da universidade, tanto no campo da composição como no campo da performance. Importante salientar as constantes apresentações que são realizadas gratuitamente, geralmente às sextas-feiras, para o público em geral, prática que só foi interrompida, temporariamente, devido à pandemia de Covid-19. A orquestra conta com músicos contratados, além da participação de professores e alunos dos Departamentos de Música e Educação Musical. 

Outra área que vem se destacando é a da extensão. O Centro já desenvolveu mais de 1.000 ações do tipo entre cursos, projetos, eventos, programas, produtos e prestação de serviços. Em relação a projetos, especificamente, aproximadamente 350 foram colocados em prática e em torno de 400 bolsas foram ofertadas para alunos da UFPB.  

Importante ressaltar que o CCTA enxerga a extensão universitária como prática e compromisso indispensável à plena realização da UFPB como instrumento emancipatório. Ao estabelecer uma relação transformadora com a sociedade, as ações de extensão do CCTA têm impactando objetivamente a vida de centenas de pessoas todos os anos, seja no ensino de um instrumento musical, seja no apoio ao empreendedorismo, por exemplo. 

Os investimentos no CCTA também têm rendido boas avaliações da graduação pelo Ministério da Educação (MEC). Em 2019, por exemplo, os cursos de Licenciatura em Dança e de Jornalismo receberam nota 5, pontuação máxima do MEC. No caso do curso de Licenciatura em Dança, essa avaliação foi a primeira desde a criação do curso em 2013. Também em 2019, os cursos de Bacharelado e de Licenciatura em Teatro obtiveram ótima avaliação, alcançando nota 4.