Professor do CCTA será homenageado com Título de Cidadão Paraibano nesta sexta (14)
O professor e pesquisador do CCTA/UFPB, André Piva, será homenageado pela Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) com o Título de Cidadão Paraibano.
A entrega da honraria acontecerá nesta sexta-feira (14), às 9h, no Plenário José Mariz da ALPB, localizada na Praça dos Três Poderes, no Centro de João Pessoa.
A homenagem poderá ser acompanhada presencialmente como também pela TV Assembleia (canal 8.2) ou pela canal da ALPB no YouTube.
Após de 36 anos residindo em João Pessoa, o professor André Piva comenta que antes mesmo de chegar na cidade, pois já conhecia a Paraíba em viagens a trabalho, ele já era apaixonado pelas culturas da Paraíba, pela beleza das praias, do verde e pela autenticidade identitária do povo. "Eu sabia que aqui seria o meu lugar", afirmou André.
Ainda segundo o pesquisador, depois de algum tempo de dedicação às pesquisas docentes, no entrelaçamento entre comunicação e turismo, ele começou a perceber como a incomensurável riqueza das artes e culturas locais não é devidamente valorizada, um recurso econômico ainda não entendido e devidamente trabalhado em alguns setores, principalmente nas políticas públicas do turismo e da cultura. E foi esse entendimento que o levou a planejar e executar, entre outros projetos, o 'Paraíba Criativa'.
Ele explica que o Paraíba Criativa é "a maior enciclopédia digital do Brasil dedicada a uma cultura regional, justamente a cultura paraibana, produto de mais de dez anos de muitos esforços, um trabalho de formiguinha que com o passar dos anos foi crescendo e não para".
Para o professor é indispensável agradecer a todos pelo trabalho realizado nesse anos no Paraíba Criativa e aos que reconhecem a importância do projeto e dos pesquisadores: "ao ser agraciado com o título de Cidadão Paraibano, uma generoso presente da deputada Cida Ramos, a quem tanto agradeço, e dos demais deputados de nossa Assembleia, a quem também sou muito grato. Também devo muito aos professores colaboradores do Paraíba Criativa, e às dezenas de alunos que no decorrer dos anos fizeram e fazem parte de nosso Programa. Só posso estar muito feliz e satisfeito, e como sou irrequieto já estou mirando os 20 anos do Paraíba Criativa, isto se meu prazo de validade me permitir, pois a idade já está pesando um pouco, vamos ver até onde consigo chegar.”
Sobre o Paraíba Criativa
Programa de Extensão do curso de graduação em Turismo, do CCTA), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), classificado pelos editais do PROEXT 2013, 2014, 2015 e 2016, do MEC – Ministério da Educação / SESu – Secretaria de Ensino Superior, organismo do Governo Federal que, portanto, financia nossas ações, cujo escopo é fomentar as produções culturais do estado da Paraíba, visando sua inserção na cadeia produtiva da economia da cultura do Estado, conforme as diretrizes da economia criativa.
O Paraíba Criativa é composto por quatro Projetos, desenvolvidos de forma independente em termos de execução operacional, porém interligados entre si para que alcancemos os objetivos do Programa.
1 – Um Portal Eletrônico com registro da produção cultural paraibana identificada pelo grande inventário das expressões artísticas e culturais paraibanas, já reconhecido como um dos mais completos e abrangentes do país, disponível à consulta pública de forma gratuita. O site também publica, de forma dinâmica, um conteúdo atualizado diariamente pautando notícias sobre a cultura e o turismo da Paraíba, agenda cultural do Estado e nossas ações executivas, além de ser um canal de comunicação interativo com os agentes culturais paraibanos, denominação genérica que atribuímos a todas as pessoas envolvidas em arte e cultura, dos mais diversos segmentos: artistas, produtores culturais, coordenadores ou diretores de grupos, artesãos, membros de associações, ONGs organismos públicos e privados e demais entidades de fomento à cultura paraibana, jornalistas, pesquisadores, entre outros, inclusive o público em geral interessado no segmento.
2 – Inventário Cultural da Paraíba, com identificação, mapeamento, diagnóstico, catalogação, classificação e interpretação e registro neste website das peças materiais e expressões imateriais do Estado (ver no link “Inventário” os segmentos e seus respectivos subtemas, assim como nossa metodologia de inventariação. Tal atividade possui especial significado para nosso Paraíba Criativa, ao nos proporcionar identificar os bens culturais do Estado com potencial para fazer parte nos circuitos da economia criativa, podendo contar com o apoio de nossa Agência de Produção Cultural, outro Projeto de nosso Programa, conforme a descrição do próximo tópico. Ver no link específico do inventário suas metodologias de elaboração e formas de consulta. Temos também o link “Colaboração”, destinado a receber informações de agentes culturais sobre seu trabalho, ou de alguém, ou expressão cultural, de seu conhecimento, um sistema, portanto, para dinamizar nosso Inventário, de forma interativa.
3 – Paraíba Criativa – Agência de Produção Cultural, projeto a ser implantado no próximo mês de setembro, data em que terá link próprio neste Portal, no formato de incubadora universitária, porém com perfil executivo de Bureau Criativo, com a função de assessorar gratuitamente os agentes culturais paraibanos, conforme o direcionamento basilar de nosso Programa: fortalecer as cadeias produtivas artístico-culturais da Paraíba de acordo com as diretrizes da economia criativa.
4 – Planejamento, organização e execução de eventos culturais, nos segmentos da economia criativa, estando previsto para este ano de 2015, na segunda quinzena do mês de novembro, a realização do I Salão Paraibano de Artes Criativas, numa linguagem inovadora.
Sobre o professor e pesquisador André Piva
Prof. Associado III da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Doutorado em Cultura e Sociedade, linha de pesquisa em Cultura e Identidade, Faculdade de Comunicação, Universidade Federal da Bahia (UFBA). Mestrado em jornalismo, pela ECA / USP. Cursos Pós-graduação lato sensu: Metodologias do Ensino Superior (Unimar), Metodologias da Comunicação (UFPB) e Curso de Preparação à Magistratura (ESMA - TJPB). Graduado em Jornalismo, Relações Públicas e Direito. Experiência docente em diversas disciplinas de jornalismo, publicidade e propaganda, marketing, relações públicas e turismo. Autor, diretor e produtor de espetáculos teatrais. Experiência profissional em jornalismo sindical, político e turístico; relações públicas, publicidade, fotografia, artes gráficas, editoração, marketing, vendas, planejamento, organização e realização de eventos. Experiência em elaboração de projetos acadêmico-científicos, inclusive para implantação de cursos de graduação e pós-graduação. Experiência em consultoria, elaboração e gestão de projetos em turismo e cultura. Experiência em planejamento, organização e execução de eventos científicos e artístico-culturais. Experiência de vários anos em coordenação de cursos de graduação e pós-graduação lato sensu. Experiência em elaboração de projetos e em coordenação de Programas de Extensão do Proext / MEC e Probex / UFPB. Pesquisador nas áreas de turismo, da cultura e da economia criativa da cultura. Coordenador do Programa de Extensão "Paraíba Criativa: a cultura paraibana no mundo da economia criativa", o maior do país na área de cultura, também com o maior website sobre as artes e culturas de uma unidade federativa do Brasil. Título de Cidadão Pessoense, concedido pela Câmara Municipal de Vereadores do município de João Pessoa. (Fonte Plataforma Lattes - CNPq)
Redação: Débora Freire