Egressa de Artes Visuais do CCTA conquista prêmio em uma das mais importantes feiras de Arte da América Latina
A egressa do curso de graduação (Bacharelado e Licenciatura) e de pós-graduação em Artes Visuais, do CCTA/UFPB, Cris Peres, conquistou o prêmio FOCO, destinado a artistas visuais brasileiros com até 15 anos de atuação.
A premiação aconteceu durante a 14ª edição da Feira de Arte do Rio de Janeiro (ArtRio), em setembro deste ano. A ArtRio foi fundada em 2011 e é reconhecida como um dos mais importantes eventos do calendário das Artes da América Latina.
Na ocasião, a artista apresentou dois trabalhos:
‘Experimento Levante n. 01’ (2024) - parte da série de esculturas produzidas a partir de 2022 em torno da desarticulação simbólica e da cadeira, utilizada como material, e não como objeto.
‘Memória do conforto’ (2023) - apresenta-se enquanto desdobramento conceitual dos ‘Levantes’, usando elementos antagônicos como o concreto e a espuma, desencadeando uma série de oposições táteis: o macio e o duro, o leve e o pesado, o flexível e o imóvel, também nas cores e temperaturas, o quente e o frio.
O prêmio proporciona aos selecionados a oportunidade de realizar uma residência artística, com bolsas para dedicação exclusiva aos estudos, para aprimorar o processo de trabalho e criação, medida que proporciona maior visibilidade às produções desses artistas. Cris Peres fará a Residência Cabra, na Ilha do Ferro, município de Alagoas, conhecido como terra dos artesãos.
“O prêmio me emociona por motivos amplos. O principal é ter a oportunidade de borrar os limites do eixo com minha produção realizada na Parahyba. O território na minha opinião, atua na identidade do artista como uma raiz faminta, que mesmo não sendo a copa da árvore o sustenta. Minhas experiências com o mundo e com o que há de político atravessa minha vivência como mulher, artista, negra e nordestina, sem esses abrigos não reconheceria a verdadeira importância desse prêmio na minha trajetória. E, os aprendizados que venho absorvendo serão partilhados às minhas práticas multidisciplinares enquanto trabalhadora da Arte, para além do currículo, acredito na prática do artista e sua produção com a própria vida, e esses são meus projetos atuais”, comenta a artista visual.
Além do prêmio FOCO, Cris Peres também foi contemplada em outras premiações, como o 1º Prêmio Vozes Agudas para Mulheres Artistas, promovido pelo Ateliê 397 (SP) com residência artística na Usina de Arte (PE), em 2021; Prêmio estímulo no 18° Salão de Ubatuba 2022; foi participante da residência Pemba - Sesc Nacional (2022) e do projeto Dos Brasis: Arte e pensamento negro (Sesc Nacional, 2023-2024).
Cris Peres, que finalizou a graduação em 2020 e o mestrado em 2022, teve como orientador o professor do Departamento de Artes Visuais (DAV) e da Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV), ambos do CCTA, Robson Xavier.
Redação: Esther Sousa (bolsista da Extensão do CCTA)
Edição: Débora Freire (jornalista no CCTA)