Atividades acontecem nos próximos dias 07 e 08
A Orquestra de Violões da Paraíba (OVPB) realiza, nos próximos dias 07 e 08, um recital-palestra e uma oficina com o violonista e compositor Eduardo Agni.
O recital-palestra e a oficina abordará tapping (técnica consiste em se utilizar os dedos de ambas as mãos para acionar as cordas diretamente na superfície do braço do instrumento) e outras técnicas alternativas para violão e guitarra.
Os dois eventos são organizados pela professora e maestrina Carla Santos (coordenadora da OVPB) em parceria com o professor Carlos dos Santos, ambos professor do Departamento de Música do CCTA/UFPB.
Para a oficina serão oferecidas 15 vagas, e é necessário que os interessados disponham de instrumentos (violão ou guitarra) com cordas de ação baixa. Já o recital será aberto ao público.
As inscrições serão presenciais no dia do recital.
As atividades são voltadas a estudantes de graduação e de pós-graduação em Música do CCTA, bem como aos estudantes de Música de outras instituições de ensino de João Pessoa e região, além da comunidade em geral interessada na área.
O objetivo é promover o intercâmbio artístico e cultural entre músicos de diferentes regiões do Brasil, contribuir para a difusão das mais variadas formas de expressão cultural e artística e difundir a música brasileira.
Abaixo, segue a programação:
- Recital-palestra com Eduardo Agni: Tapping e outras técnicas alternativas para violão e guitarra
Data: Quinta-feira, 07 de agosto de 2025
Local: Sala de Concertos Radegundis Feitosa, bloco E do CCTA/UFPB
Horário: 18h
Capacidade da Sala: 300 pessoas
- Oficina de tapping e outras técnicas alternativas para violão e guitarra com Eduardo Agni
Data: Quinta-feira, 08 de agosto de 2025
Local: Sala 104 - Bloco A - CCTA/UFPB
Horário: 10h às 12h
Número de vagas disponíveis: 15
Sobre Eduardo Agni
Nascido no interior de São Paulo e radicado na Noruega, Eduardo Agni se tornou conhecido no cenário da música instrumental brasileira e internacional por ter desenvolvido técnica e estilo próprios para tocar violão.
Eduardo é autor de diversos CDs aclamados pela crítica especializada e realizou concertos, gravações e masterclasses em dezenas de países da Europa, da África e do Oriente Médio.
No Brasil, Eduardo Agni atuou em parceria com renomados expoentes da música brasileira como, entre outros, Mônica Salmaso, Flávio Venturini, Renato Brás, Marlui Miranda, Duofel, André Geraissati, Renato Brás. É também autor de trilhas sonoras premiadas para teatro, dança, cinema e TV.
Confira o vídeo de Eduardo Agni interpretando sua composição “Red”: Eduardo Agni – Red no link: https://youtu.be/GcibnZ-GALU?si=hcAK5Eu1yxmCozbX&utm_source=ZTQxO.
Redação: Débora Freire (jornalista no CCTA) c/ informações da OVPB
Arte: Afra de Medeiros
Foto: arquivo pessoal Eduardo Agni
Data da publicação: 29/07/25