Evento acontece no próximo dia 08
O professor do Departamento de Música (DEMUS), do CCT/UFPB, Erik Pronk, realiza, no próximo dia 08, a aula-show ‘A Canção Autoral no Século XXI a partir da Ciranda Ancestral’.
A apresentação, que acontece às 19h, na Sala de Concertos Radegundis Feitosa, localizada no bloco E do CCTA, campus I da UFPB, integra as diversas atividades desenvolvidas no curso de Licenciatura em Música Brasileira Popular.
O evento busca promover o diálogo entre a comunidade acadêmica e artistas locais, integrando as ações do componente curricular Música Brasileira Popular I, que enfoca a produção musical contemporânea com ênfase em compositores de atuação local e regional, além de incentivar a criação autoral por parte dos estudantes.
A atividade é gratuita e aberta ao público, sendo especialmente voltada a estudantes e a professores das áreas de Música. Porém, para participar é necessário realizar inscrição, que estará disponível a partir de 1º de agosto, pelo SIGAA.
A apresentação ficará a cargo do duo Dois Animais, formado pela poetisa, compositora e cantora paraibana Tathy Martins e pelo violeiro e guitarrista Erik Pronk.
A programação reúne performance musical e reflexão crítica sobre os sentidos da canção autoral no século XXI. Ao final do evento, haverá um bate-papo com o público sobre temas como processos criativos, identidade cultural, gestão de carreira e mercado de trabalho.
Tathy Martins, egressa do curso de Rádio e TV do CCTA/UFPB, possui diversos singles e um EP com seis faixas autorais, lançado nas plataformas digitais com apoio do Edital Parrá (Lei Aldir Blanc) de 2021. Teve três canções selecionadas para o Festival de Música da Paraíba: Florescer (2019), Doce de Coco (2024) e Cirandeira do Mar (2025). Foi finalista do 8º Prêmio Profissionais da Música (PPM) em três categorias e recebeu Moção de Louvor da Câmara Legislativa do Distrito Federal, em 2025.
Erik Pronk atua nas disciplinas de violão e práticas coletivas do DEMUS. Participou de grupos como a Camerata Filipeia e o Grupo Iamaká, além de colaborar com projetos de Extensão como o Encontro Violonístico, a Orquestra de Violões da Paraíba (OVPB), e ações voltadas à Viola Nordestina e ao Maracatu Nação Pé de Elefante. É arranjador e diretor musical do EP Cais e coautor do single “Na Beira do Mar”, com arranjos marcados pela presença da viola nordestina, violão, cavaquinho e percussões.
Redação: Débora Freire (jornalista no CCTA)
Foto: Arquivo pessoal professor Erik Pronk
Data da publicação: 28/07/25