Estudante de Música do CCTA conquista prêmio nacional na categoria Jovem Solista
A estudante do curso de Bacharelado em Música, do Departamento de Música (DEMUS) do CCTA/UFPB, Júlia Fernandes, conquistou o Prêmio Helena Maia para Jovem Solista.
O prêmio foi concedido dentro do 1° Concurso Nacional Ligia Amadio para Mulheres Solistas.
A premiação aconteceu na última quinta-feira (5), no Theatro da Paz, em Belém (PA).
O evento foi organizado pelo projeto de Extensão Mulheres na Música de Concerto (MMC), da Universidade Federal do Pará (UFPA), coordenado pelas professoras Cibelle Donza e Carolina Faria. A ação tem o objetivo de fomentar a profissionalização e o desenvolvimento da carreira na música clássica para mulheres.
O Prêmio Helena Maia para Jovem Solista, destinado a jovens solistas de até 23 anos, concedeu à Júlia um troféu, certificado e um incentivo em dinheiro.
O concurso recebeu ao todo 82 inscrições, mas apenas 19 candidatas foram selecionadas para as provas presenciais, que aconteceram nos dias 03 e 04 deste mês.
“Poder conviver com outras mulheres artistas tão incríveis e de diferentes lugares do nosso país foi inspirador! Também foi um momento de crescimento artístico e pessoal e voltar pra João Pessoa com a premiação foi uma alegria e realização!”, relata a estudante.
Antes de ser estudante no Bacharelado, Júlia Fernandes iniciou em um curso de Extensão de violino aos 9 anos de idade, na UFPB, com a professora Sandra Aquino. Foi também a professora Sandra quem auxiliou nessa preparação para as premiações. Além da premiação como jovem solista no 1° Concurso Nacional Ligia Amadio para mulheres solistas, já foi premiada com o 2° lugar no concurso Troféu Mansueto Barbosa e nos concursos internacionais International Classic Web Competition e Concours International Eurochestries 2021 - jovens talentos da música clássica.
Redação: Esther Sousa (bolsista da Extensão do CCTA)
Edição: Débora Freire (jornalista no CCTA)