O servidor músico da Orquestra Sinfônica da UFPB (OSUFPB), Eduardo Lima, venceu o III Concurso Jovens Solistas da Academia Claude Brendel, realizado na Universidade de Brasília, no começo deste mês.
O concurso, idealizado pelo maestro francês Claude Brendel, contou com a participação de clarinetistas das cinco regiões do Brasil, que passaram por 3 etapas de provas.
O júri foi composto, além do maestro Claude Brendel, por quatro especialistas de diferentes universidades e orquestras do país.
A premiação de Eduardo incluiu, entre outras coisas, uma bolsa de 1 ano de estudos no Conservatório de Rouen na França, além da participação em dois concertos como solista diante de uma orquestra sinfônica na cidade de Brasília nos próximos dias 18 e 19, ocasião em que ocorrerá a cerimônia oficial de premiação.
Sobre Eduardo Lima
Clarinetista principal da OSUFPB, iniciou os estudos musicais na Escola Estadual de Música Anthenor Navarro (EEMAN). Fez de cursos de Extensão em Música da UFPB, instituição na qual também concluiu o Bacharelado e Mestrado em Música. Além disso, participou de cursos de aperfeiçoado na Alemanha e na Itália.
Detentor de vários outros prêmios nacionais e internacionais, já se apresentou como solista perante, entre outras, a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, a Orquestra Prelúdio (SP), a Orquestra Sinfônica Municipal de João Pessoa, a Orquestra Sinfônica da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), a Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba.
Atualmente atua como professor de clarinete na Universidade Federal de Pernambuco e é estudantes do Doutorado em Música da UFPB, onde realiza pesquisas sobre processos de ensino-aprendizagem no clarinete.
Redação: Débora Freire (jornalista no CCTA) c/ informações de Eduardo Lima
Foto: arquivo pessoal Eduardo Lima
Data da publicação: 16/07/25