Conteúdo produzido pelo laboratório de combate à desinformação do CCTA durante eleições municipais alcança mais de 80 mil visualizações nas redes sociais
Dado é referente ao segundo turno do pleito deste ano em João Pessoa
O Alumia, laboratório de monitoramento e combate à desinformação do CCTA/UFPB, alcançou números expressivos de visualização dos conteúdos produzidos sobre as eleições municipais deste ano, em João Pessoa, durante o segundo turno.
Segundo dados da equipe de coordenação do Alumia, as postagens no perfil do Instagram (@alumia.laboratorio) referente ao pleito obteve mais de 80 mil visualizações, além do engajamento que leva em consideração curtidas, comentários e compartilhamentos. Só uma das postagem sobre verificação de informação dada por um dos candidatos sobre o Programa Previne Brasil, que trata da atenção primária à saúde no país, foi visualizado mais de 70 mil vezes.
A equipe do Alumia comemorou os resultados alcançados com o trabalho nas eleições, principalmente, pelo pouco tempo de funcionamento do laboratório, inaugurado no último dia 11 de outubro.
Sobre o laboratório Alumia
O laboratório, instalado na sala 245, no 2º andar do bloco B do CCTA, tem parceria com a Agência de Inovação Tecnológica de João Pessoa (Inovatec-JP).
O espaço conta com o trabalho de pesquisadores, jornalistas, professores, estudantes, no combate a fake news e deepfakes. Lembrando que diferente das fake news, as deepfakes utilizam inteligência artificial para criar conteúdo falso a partir de materiais verdadeiros, em especial vídeos e áudios.
A iniciativa busca proporcionar ao município de João Pessoa uma experiência educativa e inovadora, que conecte a população com as plataformas de identificação e checagem de conteúdos falsos e desinformativos e permita a identificação desse tipo de conteúdo.
Além da realização de monitoramento e checagem de informações falsas, o Alumia objetiva realizar programas de capacitação para jornalistas, pesquisadores, estudantes de Comunicação e Tecnologia, educadores e multiplicadores, além de alunos (as) do Ensino Médio.
O laboratório atua em quatro frentes: checagem de informações falsas; educação midiática; inovação tecnológica e pesquisa na área da desinformação.
O projeto é financiado conforme EDITAL Nº 010/2024 - INOVATEC-JP/SECITEC e conta com as seguintes parcerias: API (Associação Paraibana de Imprensa), AMIDI (Associação de Mídia Digital), CCTA (Centro de Comunicação Turismo e Artes), CCHLA (Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes), CI (Centro de Informática), DECOM (Departamento de Comunicação), DEJOR (Departamento de Jornalismo), DEMID (Departamento de Mídias Digitais), OPJOR (Observatório Paraibano de Jornalismo), Observatório da Linguagem e Inclusão, PPGC (Programa de Pós-graduação em Comunicação), PPJ (Programa de Pós-graduação em Jornalismo), SEBRAE-PB (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), SECOM-JP (Secretaria de Comunicação Social de João Pessoa) e SECITEC-JP (Secretaria de Ciência e Tecnologia de João Pessoa).
Redação: Débora Freire (jornalista no CCTA)